Crítica - Titanic (1997)

Realizado por James Cameron
Com Leonardo DiCaprio, Kate Winslet, Billy Zane, Kathy Bates, Bernard Hill e Bill Paxton

Costumo dizer que existem dois tipos de pessoas no mundo: os que adoram o filme “Titanic” e os que o detestam. Não há ponto médio e certamente não há quem fique indiferente. Claro que os gostos e preferências pessoais de cada um não se podem discutir ou criticar e acima de tudo, a opinião de cada um deve ser sempre respeitada. Porém, devo dizer que sempre senti que “Titanic” foi tremendamente mal interpretado pela maior parte das pessoas (na altura do seu lançamento e ainda hoje).
Sim, eu faço parte do grupo de pessoas que adoram o filme. “Titanic” foi o primeiro grande filme que vi no cinema e foi ele que me despertou para a magnificência da sétima arte. Para mim, “Titanic” continua a ser uma das grandes obras-primas do cinema moderno; um verdadeiro colosso cinematográfico que não deixa ninguém indiferente. Não é por acaso que o filme recebeu 11 Oscares da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas (mesmo tendo em conta as limitações desta cerimónia)… No ano de 1997 não houve nenhum filme que se comparasse a “Titanic”, sendo que o filme arrecadou 76 prémios e mais 48 nomeações a nível mundial. A história já todos devem conhecer: Jack (DiCaprio) e Rose (Winslet) conhecem-se a bordo do maior e mais luxuoso navio da altura. Oriundos de classes sociais completamente diferentes, os dois jovens acabam por se apaixonar e viver um amor proibido, até que na madrugada de 15 de Abril de 1912 o navio “inafundável” colide com um iceberg e inicia uma ominosa e inevitável descida até aos confins mais profundos do oceano. Assim começa uma desesperada batalha pela sobrevivência a bordo do grande colosso dos mares.
A nível técnico o filme é perfeito. Os efeitos especiais não têm uma única falha; a banda sonora de James Horner faz-nos saltar, chorar e vivenciar cada fotograma de uma forma única; o guarda-roupa, a fotografia, a direcção artística, tudo é tratado ao mais ínfimo pormenor, contribuindo para o realismo e qualidade da película. A realização de James Cameron é exímia e o seu argumento é comovente e envolvente. As diferenças de classe social estão extremamente bem retratadas, sendo mesmo um dos pontos fortes do filme (atenção ao pormenor dos cães da 1ª classe entrarem no navio à vontade, enquanto os passageiros da 3ª classe tinham de ficar em filas enormes para ver se não traziam piolhos com eles…). Atenção também às interpretações dos actores, que juntamente com a excelente banda sonora dão uma tonalidade dramática inesquecível ao filme. Digam o que disserem, “Titanic” foi e sempre será uma obra cinematográfica grandiosa, genial, comovente, enfim, do melhor que Hollywood tem para nos oferecer.
Penso que o grande problema do filme acabou por ser um dos seus maiores trunfos: Leonardo DiCaprio. Não me entendam mal. Apesar da sua actuação estar a anos-luz do que já o vimos fazer em “The Aviator” e “The Departed”, DiCaprio cumpre o seu papel de tal forma que poucas são as pessoas que não choraram no final do filme. O grande problema é que com este filme DiCaprio tornou-se um sex-symbol. Mais do que um actor, as pessoas (especialmente as miúdas) olhavam para DiCaprio como um menino bonito. Isto levou muita gente a ver o filme, mas também acabou por fazer com que muita gente começasse a dizer que o filme era mau ou que era um filme para miúdas, cheio de lamechices… De facto, na altura a coisa chegou a um ponto em que já não se estava a avaliar o filme mas sim Leonardo DiCaprio! Quem gostasse do filme gostava obrigatoriamente de DiCaprio e devia ser gay ou coisa do género! Ainda hoje conheço pessoas que nunca viram o filme e fartam-se de dizer mal do mesmo porque “é com o Leonardo DiCaprio” ou “porque é um filme para raparigas”. “Titanic” não é um filme só para raparigas, não é um filme de lamechice pegada, não é um filme para adolescentes. “Titanic” é um dos maiores filmes de todos os tempos! Inesquecível. Genial. Colossal. Verdadeiramente “titânico”.

Classificação - 5 Estrelas Em 5

Enviar um comentário

16 Comentários

  1. Aí está a critica que faltava ao blog. Adoro o filme, ainda hoje o vejo, é sem duvida um dos melhores filmes que já vi em toda a minha vida. Merece 6 estrelas em 5 :)

    ResponderEliminar
  2. Caros companheiros de escritos :)
    pois é Rui, de facto Titanic é assim... ou se adora ou se detesta! Eu incluo-me na categora do detestar ou, pelo menos, do não gostar... desculpem. Mas aceito tds os teus argumentos, tens razão em muita coisa. è uma grande obra, um grande blocknuster. Mas não consigo mesmo dar-lhe uma nota perfeita... td pq acho q é um daqueles filmes que, havendo os meios técnicos, podia ter sido feito em qq época histórica... tem tds os condimentos do melodrama, a imponência de um grande épico, o romantismo e tragicidade de um E Tudo O Vento Levou... agora sim, música, visual, aspectos técnicos fantásticos. É um grande filme mas daí até à perfeição... ;)Desculpem pela opinião contrária, mas respeito os vossos argumentos.É um filme marcante da década, sem dúvida. Estará na categoria dos ícones de cinema

    ResponderEliminar
  3. Concordo com o Ricardo. É um filme muito bom em relação aos aspectos técnicos. Agora, argumento, interpretação, isso já é outra história. Não passa de um filme romântico que se serve de um acontecimento histórico para rodar uma história de amor, como nas novelas. Mas, Rui, a crítica está muito bem fundamentada e tens razão em quase tudo...

    ResponderEliminar
  4. Concordo absolutamente. Com todas as palavras.
    Um dos melhores filmes de todos os tempos!

    Cumps.
    Roberto Simões
    CINEROAD - A Estrada do Cinema

    ResponderEliminar
  5. Não considero um filme perfeito. Existem muitos filmes superiores que nunca abocanhou um prêmios sequer. Premio nao significa perfeição e qualidade cinematográfica e no oscar as coisas são bem diferentes. Lá se premia a e nao arte do cinema. Olhe se titanic ganhou a palma de ouro em Cannes, que eu ja considero uma premiação mais séria apesar de menos popular. Mas opinião é assim mesmo, fazer o que?

    ResponderEliminar
  6. Adoroo filme titanic ,nao tenho o que reclamar,pois e um filme muito bom e sem defeitos e o filme dos tempos

    Titanic

    ResponderEliminar
  7. Titanic, sem duvida o melhor filme de sempre, e sinceramente não o contemplo somente pelo que foi escrito nesta critica. Axo que o importante a reter deste filme são as inúmeras criticas sociais, pois muita coisa mudou naquela altura após este acontecimento, e muita coisa se pode reter nos dias de hoje para o desenvolvimento das sociedades. tanto no que é criticado sobre diferenças de classes sociais que perante uma tragedia o dinheiro nda pode fazer, como a substimação do Homem perante o poder da natureza ou no caso (para quem acreditar...em Deus) como foi dito "Nem Deus afunda este navio) A prepotência humana querendo desafiar sempre tudo, sendo o maior navio o mais luxuoso e que no fim acaba como tds sabemos. Algo que retiro do filme, e penso que pcas pessoas o fazem é o seguinte...quando Bruce Ismay fala com o Capitão e diz -lhe que bateria tds os records e encheria tdos os cabeçalhos de jornais se chegasse antes do previsto e que o Capitao Smith iria se reformar em glória...e este decide acender as ultimas caldeiras sabendo que poderia haver riscos para o navio e apesar de tds os avisos de iceberguel, aos quais não ligou já "cego" com o seu ego, pois bem eu tiro daqui uma grande mensagem, que se o homem não abdicar dos seus interesses pessoais em prol do bem e da segurança dos outros, o caminho é mesmo ir ao fundo tal como o navio foi. estas sao apenas algumas mas nem irei descrever mais. Aconselho a todos, tanto os que virao e gostaram, como os k viram e nao gostaram mas tambem os que nao viram a verem bem o Titanic pois é bem mais que uma historia de amor, bem mais que efeitos bem mais que banda sonora bem mais que tdos os componentes de um filme apesar de todos eles excelentes.

    ResponderEliminar
  8. Respeito os gostos mas ainda hoje penso que muita gente só foi ver uma vez na sua vida um filme ao cinema por causa disto.Não gosto do filme e acho demasiado lamecha pois existem filmes que abordam a historia de amor tragica com melhor qualidade.Mas gostos são gostos...

    ResponderEliminar
  9. alguém sabe da crítica do Rubens Ewald Filho ? é pra um trabalho !

    ResponderEliminar
  10. O FILME TITANIC É UM FILME QUE NOS EMOCIONA ,POIS CONTA A HISTÓRIA DE DUAS PESSOAS QUE SE AMAM.ACHO QUE EXISTEM MUITOS IDIOTAS ,PORQUE NÃO GOSTAM DO FILME.JÁ EU ADORO E PRETENDO ASSISTIR QUANTAS VEZES POSSIVEL FOR.....CLARO QUE AO MEU LADO VAI TER VARIOS GATINHOS GOSTOSOS COMO OS MEUS VIZINHOS...HOMENS LINDOS. UM ENFEITIÇOU MEU CORAÇÃO. ESSA É UMA HISTÓRIA MUITO LOKAAAAA.PARECIDA COM A DO TITANIC. BJS
    MUITO OBRIGADO POR LER ESSA HISTÓRIA DE AMOR.

    ResponderEliminar
  11. EU QUERO TI EU QUERO DÁ EU TI DÁ TI DA'TI DA QUE COME

    ResponderEliminar
  12. lais vieira espindola9 de abril de 2012 às 13:24

    é um fime muito legal adoro assistir

    ResponderEliminar
  13. E um folme perfeito sim. Tem tudo o que um filme perfeito precisa.... Milhoes de dolares transformados em otimos figurinos. Excelentes cenarios e efeitos otimos. Alem de atores de ponta e um otimo plano de fundo historico. E o q e indispensavel p um filme perfeito: esta entre as 3 maiores vilheterias da historia.

    ResponderEliminar
  14. Me lembro como se fosse hj da primeira vez que assisti esse filme... Foi a uns 14 anos, na epoca tinha uns 7anos de idade e até hj me lembro de tudo que senti quando vi esse filme... Foi mágico. Foi ele que me fez apaixonar por cinema. Me lembro de como comecei a chorar desde a parte que a Rose estava indo em um bote e deixando o Jack para trás e depois pula de volta no navio pra ficar com ele até o fim( essa é minha cena preferida), me lembro tb de pensar pq que os pobres eram tratados tão diferentes dos ricos, etc. Posso dizer que esse filme mudou a minha vida, desde então sou viciada em filmes kkk.

    ResponderEliminar
  15. LEONARDO DICAPRIO NAO É GAY TEM TODOS MAS É INVEJA DELE ,NAO É POR CAUSA DE ELE SER GIRO QUE TORNA O FILME LAMECHAS MAS PRONTOS CADA UM TEM A SUA OPINIAO E EU NAO CONCORDO COM ESSSA OPINIAO DE BOSTA MAS PRONTOS .RESUMINDO ELE É TODO BOM E VOCES SO TEM INVEJA

    ResponderEliminar
  16. não permite copiar o seu texto para o usar nas aulas como um bom exemplo. Pena!!!

    ResponderEliminar

//]]>