Crítica - The Uninvited (2009)

Realizado por Charles Guard, Thomas Guard
Com Emily Browning, Arielle Kebbel, David Strathairn, Elizabeth Banks

As versões ocidentais dos filmes de terror do oriente raramente convencem ou agradam ao público e “The Uninvited” não é excepção. Este remake da produção sul-coreana “Janghwa, Hongryeon”, livremente traduzido para “The Tale of Two Sisters”, aposta num argumento ligeiramente mais fraco e frágil que expõem o publico a simples ilusões de medo e patéticas tentativas de materializar o sobrenatural. A história do filme acompanha as aventuras sobrenaturais das irmãs Alex e Anna, esta ultima é uma adolescente problemática que regressa a casa após um período de internamento numa clínica psiquiátrica no seguimento da trágica morte da sua mãe. Anna rapidamente descobre que a antiga enfermeira da sua mãe, Rachel, mudou-se permanentemente para a sua própria casa e ficou noiva do seu pai, Steven. Pouco tempo depois de tomar conhecimento desta notícia chocante, Anna começa a ser visitada pelo espírito da sua mãe que a avisa das intenções maléficas de Rachel. Juntas, Anna e Alex, têm de convencer o pai que a sua actual noiva não é quem aparenta ser e o que deveria ter sido um feliz encontro de família, torna-se num confronto mortal entre as enteadas e a sua madrasta.
Em traços gerais podemos facilmente concluir que o enredo do filme é previsível e aborrecido. As cenas de terror não convencem e não assustam o espectador, é certo que algumas apresentam imagens e sonoridades apreensivas mas em última análise a previsibilidade do enredo aniquila o suspense. O elenco é liderado por Emily Browning e Arielle Kebbel que assumem os papéis de maior destaque com alguma qualidade e carisma. Elizabeth Banks também surpreende porque não estamos acostumados a vê-la neste tipo de filmes. A comparação entre “The Uninvited” e “The Tale of Two Sisters” é extremamente desequilibrada porque a produção sul-coreana é claramente superior em todos os aspectos técnicos e narrativos. Graças aos inúmeros problemas e elementos de fraca qualidade, “The Uninvited” assume-se como uma alternativa ocidental pouco viável quando comparada com “The Tale of Two Sisters, o trabalho original do oriente que assusta e surpreende.

Classificação – 1,5 Estrela Em 5

Enviar um comentário

2 Comentários

  1. Olá JT

    Apesar de não ter visto o original coreano, discordo de você. Este remake tem suas qualidades e o filme não é nada previsível. Conversei com outras pessoas que viram o longa e elas não imaginavam que o final seria daquele jeito. Sei que o filme tem falhas, mas gostei do resultado final.

    Abraço e até mais.

    ResponderEliminar
  2. Bem malhado, JT

    Que nojo de filme

    Nalitzis Krpan

    ResponderEliminar

//]]>