Espaço Memória - Tagebuch Einer Verlorenen (Diário de uma Perdida)

Realizado por Georg Wilhelm Pabst
Com Louise Brooks, André Roanne, Josef Rovensky

Este filme mudo realizado pelo mais promissor cineasta austríaco do seu tempo, antes de vir a trabalhar para Goebbels durante a segunda Grande Guerra, é um das duas obras eróticas que dirigiu nesse ano, contando com a presença da inesquecível actriz americana Louise Brooks. Produzido a partir do romance de Margarete Böhme, seguiu-se a um outro intitulado Die Büchse der Pandora, traduzido em português pela Caixa de Pandora ou a Buceta de Pandora, e igualmente polémico.
O Diário de uma Perdida conta-nos a talvez ingénua história, vista à distância, de uma jovem burguesa que um amigo da família engravida e que é então castigada e ostracizada por todos. O pai, detentor de uma moral muito duvidosa, substitui a mãe da rapariga por uma amante e juntos internam a jovem num reformatório onde é maltratada mas do qual acaba por conseguir fugir para entrar no mundo da prostituição. Também deste consegue escapar, miraculosamente, através de um casamento e assim atingir uma posição de destaque na sociedade.


A denúncia das dificuldades das mulheres na sociedade de então bem como a crítica aberta à hipocrisia burguesa e a ainda uma ousada incursão pelo erotismo são os traços dominantes de Diário de uma Perdida. Mas o filme não seria lembrado não fosse a participação da mais fabulosa actriz da época, a americana Louise Brooks, Lulu, que através da mímica de uma expressividade única, da sua enorme beleza e de um estilo muito característico e ditador da moda, com um corte de cabelo de franjinha que a imortalizou, consegue comunicar mais do que mil palavras. Henri Langlois, director da Cinemateque Française, ao escolhê-la como imagem da celebração de 60 anos de cinema, terá feito esta afirmação, "Não existe Garbo. Não existe Dietrich. Existe apenas Louise Brooks". E de facto, depois de anos de esquecimento após a introdução do cinema sonoro, Brooks é hoje alvo de um verdadeiro culto por todo o mundo.

Enviar um comentário

0 Comentários

//]]>