Crítica - Dans la Maison (2012)

Realizado por François Ozon
Com Ernst Umhauer, Fabrice Luchini, Kristin Scott Thomas

Considero Juan Mayorga, o dramaturgo, matemático e professor de filosofia espanhol, um dos maiores autores de teatro contemporâneos, é, por isso, com muito agrado que o vejo, e bem, ser transposto para o cinema. François Ozon e Juan Mayorga transformaram a peça "O Rapaz da Última Fila" deste último num consistente argumento que resultou num filme coeso, original e com um ritmo apaixonante.

Germain (Fabrice Luchini) é um professor de meia-idade que sente que os seus sonhos artísticos, como escritor e como professor de literatura, ficaram pelo caminho e que se encontra preso numa profissão acanhada e sem desafios intelectuais. No entanto, na última fila de uma das suas turmas senta-se um rapaz que vai mudar o curso de toda a sua vida, é Claude Garcia (Ernst Umhauer). Claude tem dezasseis anos e um especial dom de observação e de expressão escrita. Trabalho a trabalho ele vai entregar ao seu professor relatos daquilo que observa dentro da casa da família classe média do seu colega Rapha Artole (Bastien Ughetto). Esses testemunhos, pela qualidade literária que apresentam, vão apaixonar o professor que acaba por manipular e ser manipulado pelo seu singular aluno até um ponto sem retorno.


A transposição de uma peça teatral para o cinema não é fácil dadas as diferentes linguagens utilizadas, o ritmo exigido e os tempos implicados. Este é um raro caso em que essa transposição foi feita de forma brilhante. Ozon conseguiu, com elenco muito apropriado às personagens que interpretam, prender o espectador àquelas figuras e aos seus banais, compreensíveis mas, ainda assim, estranhos comportamentos. A figura de Claude Garcia é tão singularmente construída por Ernst Umhauer que, acabado o filme, desejamos que ele permaneça entre nós para nos contar mais uma das suas histórias. Mayorga  encara o teatro como “o lugar onde se torna visível aquela parte da vida que não se quer mostrar”, surpreendentemente esta vida aqui representada, onde o que é real e o que é imaginado se confundem, é uma parte bem visível da existência, apenas o ponto de vista de quem a observa e a vive é diferente.


Classificação - 5 Estrelas em 5

Enviar um comentário

1 Comentários

  1. "Dentro de Casa" está muito bem conseguido, tendo um argumento aprimorado e uma história intrigante. O filme mostra ao espetador uma história onde é difícil separar realidade e ficção, o que é bastante intrigante.
    4*

    ResponderEliminar

//]]>