Crítica – The Special Need (2013)

Realizado por Carlo Zoratti
Com Carlo Zoratti, Alex Nazzi, Enea Gabino

Apresentado a competição na 7ª edição da 8 ½ Festa do Cinema Italiano, em Lisboa, "The special need", de Carlo Zoratti ganhou, ex aequo com "La mafia uccide solo d’estate", o primeiro prémio do festival. O júri composto por Lorenzo Codelli, Jean Paul Bucchieri e Camané, considerou-o «um filme corajoso sobre amizade, que ultrapassa sem medo e sem preconceito uma questão, muitas vezes, posta de parte. Trata-se de um filme generoso, que nunca cai em possíveis moralismos, evidenciando, tal como a personagem principal, uma profunda sinceridade, criando, assim, uma ligação afectiva entre o filme e o espectador».



De facto, esta obra, ainda que careça de um maior investimento artístico da parte da realização, é extraordinariamente pertinaz na forma como traz a debate o tema da sexualidade das pessoas com handicaps mentais. No caso, a personagem principal, Enea (Enea Gambino) é um jovem autista que, vendo-se ainda virgem à beira dos trinta anos, deseja encontrar uma namorada. Mas essa tarefa revela-se muito mais difícil do que possa parecer já que, para além de o amor não se escolher à força, a simples satisfação das suas necessidades sexuais parece ser um tema repugnante mesmo para as profissionais. Elia empreende então, com dois bons amigos empenhados em o ajudar, uma viagem de carro pela Europa em busca de uma solução satisfatória. Essa solução acaba por surgir na Alemanha mas, de novo, o espectador é confrontado com toda a complexidade da questão para a qual não existe sequer uma preparação adequada da sociedade para a entender.
"The Special Need" é a denúncia de um tabu contemporâneo dentro da sociedade ocidental, tão fascinada consigo mesma pelo modo como entende – muitas vezes hipocritamente - os valores humanos e a tolerância perante as diferenças. A mostra de cinema italiano, que neste momento se encontra em Coimbra, passará ainda pelo Porto (24-27 de Abril), pelo Funchal (8-11 Maio), terminando em Loulé (16-18 de Maio).

Classificação - 4 Estrelas em 5

Enviar um comentário

0 Comentários

//]]>