Os Filmes Favoritos Aos Óscares 2015 - Os Blockbusters

Já chegou aquela altura em que todos começam a fazer as previsões para os Óscares 2015, por isso o Portal Cinema não poderia ficar indiferente a esta onda de previsões e expetativas e, como já vem sendo habitual, fará aqui uma primeira antevisão dos possíveis nomeados aos Óscares 2015, que será seguida, lá mais para Janeiro, por uma previsão, mais completa, dos possíveis vencedores destes prémios, tendo em conta as nomeações já divulgadas pela Academia que, recorde-se, serão tornadas públicas a 15 de Janeiro. Esta terceira parte versa sobre os principais candidatos aos Óscares que podem ser considerados blockbusters. Esta terceira parte contém, portanto, todos os principais filmes de elevado orçamento que, devido à sua qualidade, têm um certo potencial para brilhar junto da Academia, mas é claro que importa reforçar que maior parte destas análises não passam de meras previsões que têm como base as opiniões da crítica especializada e da imprensa internacional, bem como a minha própria opinião e experiência pessoal. Estas listas não incluem, por questões práticas, filmes documentais ou filmes de animação, nem como é óbvio produções que não podem concorrer aos Óscares.

Interstellar
Realizado por Christopher Nolan 
Com Matthew McConaughey, Anne Hathaway, Jessica Chastain 
Género - Sci-Fi
Crítica - AQUI

A espera pela estreia de "Interstellar", o mais recente projeto do revolucionador cineasta Christopher Nolan, foi antecedida por muita expectativa. Se alguns ficaram desiludido, outros ficaram surpreendidos. Este mega projeto bipolar tem conseguido atrair opiniões positivas e negativas, mas o que parece certo é que a sua presença nos Óscares poderá ainda ser uma realidade, nem que seja nas categorias técnicas sonoras e visuais, como Melhores Efeitos Visuais. Já quanto ao Óscar de Melhor Filme, por mim, "Interstellar" ficará bem de fora e, verdade seja dita, não me parece que a Academia irá premia Nolan com uma nomeação por este seu esforço.

Dawn of the Planet of The Apes
Realizado por Matt Reeves 
Com Gary Oldman, Keri Russell, Andy Serkis, Kodi Smit-McPhee
Género - Sci-Fi/ Ação
Crítica - AQUI

Sem qualquer hipótese de chegar ao Óscar de Melhor Filme, "Dawn of the Planet of The Apes" terá alguma coisa a dizer junto das categorias de Melhores Efeitos Visuais, especialmente por causa do seu belo uso de CGI na construção das personagens símias. O desejo antigo da 20th Century Fox em conseguir uma nomeação nas categorias de representação para Andy Serkis parece, mais uma vez, um desejo inglório que não se vai concretizar. 

Guardians of the Galaxy
Realizado por James Gunn 
Com Chris Pratt, Dave Bautista, Zoe Saldana 
Género - Sci-Fi/ Ação
Crítica - AQUI

Nos Óscares das bilheteiras, "Guardians of the Galaxy" é um vencedor declarado, mas nos Óscares da Academia, este mega projeto da Marvel Pictures em parceria com a Walt Disney Pictures não terá muito a dizer, excepção feita por ventura nas categorias dedicadas aos efeitos sonoros e visuais. 

Fury 
Realizado por David Ayer 
Com Brad Pitt, Shia LaBeouf, Logan Lerman, Jon Bernthal 
Género - Guerra
Crítica - AQUI

No inicio de 2014, "Fury" foi apontado pela crítica especializada como um dos primeiros e possíveis candidatos aos Óscares de Melhor Filme. Esta previsão já caiu há muito, mas este esforço bélico de David Ayer mantém-se bem presente entre os candidatos aos Óscares em categorias mais secundárias, como Melhor Edição ou Melhor Fotografia. 

The Hobbit: The Battle of the Five Armies
 Realizado por Peter Jackson
Com Orlando Bloom, Martin Freeman, Ian McKellen
Género - Fantasia/ Ação
Crítica - AQUI

Os filmes da saga "Lord of The Rings" são sempre crónicos candidatos aos Óscares. É verdade que a trilogia "The Hobbit" tem sido ignorada pela Academia a nível de prémios, mas quem sabe se a terceira e última entrega desta trilogia poderá repetir parte do sucesso de "The Lord of The Rings: The Return of The King" (2003), a terceira parte da trilogia "The Lord of The Rings" que conquistou onze Óscares.

Into the Woods 
Realizado por Rob Marshall 
Com Meryl Streep, Emily Blunt, James Corden 
Género - Musical
Crítica - AQUI

Será "Into the Woods" o herdeiro de "Chicago" (2002) ou "Les Misérables" (2012), os últimos dois musicais a brilharem junto da Academia? É pouco provável, mas nunca se deve negar o potencial deste projeto nas categorias de Caracterização, Guarda Roupa ou Som. Tal como nunca se pode negar o poder de Meryl Streep que, quem sabe, poderá chegar à nomeação ao Óscar de Melhor Atriz Secundária.

American Sniper 
Realizado por Clint Eastwood 
Com Bradley Cooper, Sienna Miller, Jake McDorman 
Género - Thriller
Crítica - AQUI

Tal como "Fury", "American Sniper" foi desde cedo apontado como um potencial candidato ao Óscar de Melhor Filme, mas por estes dias não terá grandes hipóteses de chegar à nomeação. O que se pode dizer é que poderá, porventura, chegar a ameaçar algumas nomeações em categorias mais secundárias mas, devido a concorrência, "American Sniper" não deverá passar mesmo de ser um candidato a candidato.

A Most Violent Year
Realizado por J.C. Chandor 
Com Oscar Isaac, Jessica Chastain, David Oyelowo 
Género - Thriller

Está algo longe de ser um blockbuster, apesar do seu orçamento de vinte milhões de dólares, mas convém desde já dizer que apenas está neste grupo por questões logísticas. O que convém dizer é que de todos os seus companheiros de lista, "A Most Violent Year" é provavelmente o único que tem hipóteses reais de chegar à nomeação ao Óscar de Melhor Filme, sendo também bem possível a sua presença nas categorias de Melhor Realizador (J.C.Chandor), Argumento, Ator (Oscar Isaac) e Atriz Secundária (Jessica Chastain).

Enviar um comentário

0 Comentários

//]]>