FantasPorto 2015 - Os 12 Filmes Que Não Pode Perder

O FantasPorto 2015 vai-se realizar no Porto, no Teatro Municipal Rivoli, entre 24 de Fevereiro e 8 de Março de 2015. Em jeito de antevisão da 35º Edição de um dos principais festivais de cinema do nosso país, o Portal Cinema apresenta-lhe os doze filmes que estarão presentes no festival e que não poderá perder. Entre as nossas escolhas pessoais estão dois clássicos de Hollywood: o thriller "Citizen Kane", de Orson Welles, e o musical "Top Hat", de Mark Sandrich. O primeiro dispensa apresentações, já que se trata de um dos filmes mais populares, icónicos e consagrados da história de Hollywood, sendo considerado por muitos especialistas como um dos melhores filmes de sempre da história do cinema. O segundo não é tão espetacular mas é igualmente popular, já que se trata do filme que melhor expressa a colaboração entre os atores Fred Astaire e Ginger Rogers que, ao longo da sua carreira, participaram em conjunto em vários musicais que hoje são recordados como obras primas da era dourada de Hollywood. Estes dois filmes serão exibidos no âmbito do Fantas Classics, uma secção dedicada à exibição de clássicos do cinema. Também à margem das secções competitivas, há que destacar a exibição da antologia de curtas de terror "Mexico Barbaro", um projeto violento que será exibido na madrugada do último dia do FantasPorto 2015.
Já dentro das secções competitivas, o primeiro grande destaque tem que pertencer ao drama sul-coreano "Haemoo", que foi escolhido para ser o representante da Coreia do Sul ao Óscar de Melhor Filme Estrangeiro, mas também pela organização do FantasPorto para ser o filme de Abertura da 35ª Edição, uma honra que se justifica pelo seu elevado valor, já que "Haemoo" tem sido muito elogiado pela crítica asiática. Os sul-coreanos "One on One", de Ki-duk Kim, e "Mourning Grave", de In-chun Oh, também estão entre os grandes destaques da 35º Edição do FantasPorto. Ki-duk Kim, que venceu o Leão de Ouro do Festival de Veneza com "Pietá", regressa ao Porto para apresentar "One on One", um filme de ação, vingança e violência que promete fazer justiça ao espírito dos filmes asiáticos do género e ao passado de qualidade de Kim. Já "Mourning Grave" é um exemplo clássico de uma produção sobrenatural sul-coreana, assumindo-se por isso, desde já, como um dos principais filmes de destaque da Competição Cinema Fantástico, onde terá a concorrência feroz de outra produção asiática de terror sobrenatural que promete ser uma das surpresas do certame, falo claro está do thriller sobrenatural filipino "Dementia". Nesta edição, o Japão não tem uma representação tão forte na Seleção Oficial como em anos anteriores, mas ainda assim importa mencionar a presença de "Ao Oni", um filme de monstros que deverá representar a extravagância do cinema nipónico na Competição de Cinema Fantástico. 
A comédia de terror "Liza, The Fox Fairy", de Károly Ujj Mészáros, já é para mim um dos principais filmes do FantasPorto 2015, porque basta ver o seu trailer para perceber que esta pequena obra indie proveniente da Hungria tem um nível técnico apelativo e parece ter um curioso potencial para entreter, afinal de contas estamos perante um dos filmes que marcou presença no Atelier do Festival de Cannes. Também dentro da onda de extravagância com toques de humor e/ou romance, destaque para a comédia "Crazy Bitches" e para o filme sci-fi "Hungerford", que também aparentam ser duas das maiores surpresas de qualidade da Secção Competitiva do FantasPorto 2015. Já dentro dos puros filmes de terror violento teremos, pelo menos, três produções recheadas de ação, suspense e violência explicita que merecem ser aqui mencionadas: "The Well", "Let us Prey" e "The Hoarder". Em jeito de bónus porque não referir também o thriller de terror britânico "The Canal", de Ivan Kavanagh, que já passou pelos Estados Unidos com críticas positivas. Pode consultar a programação completa do FantasPorto 2015 - AQUI. Os livre trânsitos para a 35ª Edição já estão à venda. 

Citizen Kane (Fantas Classics)
Realizado por Orson Welles
Com Agnes Moorehead, Dorothy Comingore, Joseph Cotten
Género - Thriller
Sinopse - O carismático barão da imprensa e multimilionário Charles Foster Kane morre na sua imponente mansão de Xanadu, proferindo a enigmática palavra "Rosebud". O jornalista responsável por um documentário de actualidades sobre o facto é enviado numa busca de pormenores que permitam revelar a verdadeira identidade do falecido e o segredo da palavra que proferiu ao morrer.

Top Hat (Fantas Classics)
Realizado por Mark Sandrich
Com Fred Astaire, Ginger Rogers
Género - Musical
Sinopse - Jerry Travers é um sedutor bailarino norte-americano que chega ao Reino Unido para protagonizar um espetaculo produzido por Horace Hardwick. É já em Londres que Travers apaixona-se por Dale Tremont, uma bela modelo que o confunde com o marido da sua melhor amiga.

Haemoo (Filme de Abertura/ Semana dos Realizadores/ Orient Express)
Realizado por Sung-bo Shim
Com Yun-seok Kim, Yu-Chun Park, Ye-ri Han
Género - Drama
Sinopse - Um capitão de um navio pesqueiro sul-coreano enfrenta graves problemas financeiros e, por isso, aceita uma tentadora proposta para transportar imigrantes ilegais no porão do seu barco.

One on One (Semana dos Realizadores/ Orient Express)
Realizado por Ki-duk Kim
Com Dong-seok Ma, Young-min Kim, Yi-Kyeong Lee 
Género - Ação
Sinopse - Um estudante de liceu é assassinado. Os sete suspeitos pela sua morte começam a ser caçados, um a um, por membros de uma organização terrorista. 

The Hoarder (Competição Cinema Fantástico)
Realizado por Matt Winn
Com Mischa Barton, Robert Knepper, Charlotte Sal
Género - Terror
Sinopse - Uma jovem descobre um segredo terrivél num armazém. Para sair desta situação com vida, Ella terá que se aliar a estranhos, cada um com os seus problemas. 

Dementia (Competição Cinema Fantástico/ Orient Express)
Realizado por Perci M. Intalan
Com Nora Aunor, Jasmine Curtis, Bing Loyzaga 
Género - Terror 
Sinopse - Uma mulher com problemas de memória começa a ver fantasmas do seu passado.

Hungerford (Competição Cinema Fantástico)
Realizado por Drew Casson
Com Georgia Bradley, Sam Carter, Drew Casson
Género - Sci-Fi
Sinopse - O trabalho de casa do jovem Cowen é filmar uma semana da sua vida. No início dá pouca importância à sua tarefa cinematográfica, mas esta torna-se numa força necessária quando uma série de atos bizarros começam a afectar o quotidiano da sua pequena cidade.

Crazy Bitches (Competição Cinema Fantástico)
Realizado por Jane Clark
Com Samantha Colburn, Cathy DeBuono, Andy Gala
Género - Comédia/ Terror
Sinopse - Um fim de semana só de raparigas transforma-se num grande pesadelo quando, uma a uma, as raparigas vão sendo assassinadas como consequência da sua vaidade.

The Well (Competição Cinema Fantástico)
Realizado por Thomas S. Hammock
Com Haley Lu Richardson, Booboo Stewart, Max Charles |
Género - Ação/ Terror
Sinopse - Uma jovem tenta proteger o último poço de água de uma região que enfrenta uma grande seca, tendo para isso que enfrentar um poderoso barão.

Ao Oni (Competição Cinema Fantástico)
Realizado por Faisuke Kobayashi
Com Anna Iriyama, Kenta Suga, Shô Jinnai 
Género - Terror
Sinopse - Um grupo de amigos aventura-se por uma casa abandonada que, alegadamente, é habitada por monstros. 

Mourning Grave (Competição Cinema Fantástico/ Orient Express)
Realizado por In-chun Oh
Com Hye-Lin Han, Haneul Kang, So-eun Kim 
Género - Terror
Sinopse - Uma adolescente, que consegue ver fantasmas, regressa à sua cidade natal para enfrentar os seus demónios pessoais.

Liza, The Fox Fairy (Competição Cinema Fantástico)
Realizado por Károly Ujj Mészáros
Com Mónika Balsai, Szabolcs Bede Fazekas, David Sakurai 
Género - Comédia/ Terror
Sinopse - Liza, uma timida enfermeira, vê-se envolvida no centro de uma história de fantasia, crime e criatividade.

Let us Prey (Competição Cinema Fantástico)
Realizado por Brian O'Malley
Com Liam Cunningham, Pollyanna McIntosh,
Género - Terror
Sinopse - Um estranho invade uma estação de polícia e desencadeia uma carnificina. 

Mexico Barbaro (Fora da Competição)
Realizado por Isaac Ezban, Laurette Flores Bornn, Jorge Michel Grau, Ulises Guzman, Edgar Nito, Lex Ortega, Gigi Saul Guerrero, Aaron Soto
Com Dulce Alexa, Sara Camacho, Lorena Gonzalez 
Género - Terror
Sinopse - Uma antologia de oito curtas de terror que retratam várias lendas urbanas mexicanas. 

Enviar um comentário

0 Comentários

//]]>