Os Piores Filmes de 2014

A listagem que se segue apresenta os cinquenta piores filmes de 2014, no entanto, dentro desta classificação apenas estão as produções cinematográficas que tiveram uma distribuição nos cinemas norte-americanos ou nacionais, não estando incluídos as curtas-metragens ou as longas-metragens que saíram diretamente para DVD em todos os principais mercados internacionais. Esta lista foi elaborada tendo em vista dois critérios fundamentais de avaliação, sendo o primeiro a minha opinião pessoal sobre os filmes em questão e o segundo a opinião generalizada da crítica especializada, nomeadamente as opiniões críticas da imprensa norte-americana mais conceituada.
Em 2014 estrearam muitos filmes fracos nos Estados Unidos e em Portugal, mas o Pior Filme do Ano tem que ser o tenebroso "The Legend of Hercules", uma tentativa completamente fracassada de dar um twist diferente à lenda do semi deus Hércules. É tudo mau neste filme, mas outros não se afastam muito deste nível, como o fraquíssimo thriller "Resonable Doubt" ou o patético drama futebolístico "United Passions" que, para além de ser um filme muito mau, conseguiu ainda a distinta proeza de ser um dos maiores barretes de sempre da história da FIFA, ficando quase ao nível da eleição do Qatar para organizar o Campeonato do Mundo de Futebol em 2022. O thriller "The Bag Man" também se declara como um dos filmes mais fracos do ano, tal como a comédia "The Angriest Man in Brooklyn" que, infelizmente, representa um dos últimos papéis do humorista Robin Williams no cinema. A nível do cinema nacional, a pseudo comédia de humor macabro "Eclipse em Portugal" também deu mostras das principais fragilidades do cinema popular português, mas pelo menos não foi um dos cinco piores filmes que passaram pelas salas de cinema portuguesas, cabendo essa distinção aos já mencionados "The Legend of Hercules", "United Passions", "The Bag Man", "The Angriest Man in Brooklyn" e à paródia "A Haunted House ". Tal como já se espera todos os anos, o Top 10 de piores filmes do ano não poderia ficar completo sem a presença de um filme protagonizado por Adam Sandler e, em 2014, esse lugar coube a "Blended" que, como também já se esperava, equipara-se ao fraco nível das comédias protagonizadas e produzidas por este ator. O drama cinebiográfico "Grace of Monaco" e o incompetente romance de fantasia "Winter's Tale" completam o Top 10 de Piores Filmes de 2014.
Entre os destaques negativos há que realçar a presença de "Transcendence", um projeto sci-fi que até era apontado como uma das grandes promessas de 2014 mas que acabou por desiludir, tal como o drama de fantasia "Maleficent" ou o filme de ação "Lucy", no entanto, estes dois últimos acabaram por compensar a sua fraca qualidade com os seus impressionantes resultados nas bilheteiras, tal como "Transformers: Age of Extinction". A nível de flops completos dentro dos blockbusters, então há que evidenciar obras como "Jack Ryan: Shadow Recruit", "I, Frankenstein", "Teenage Mutant Ninja Turtles", "Need for Speed" ou "Robocop". Vários filmes de terror também marcam presença nesta lista, mas a maior desilusão popular dentro deste género recaiu sobre "Paranormal Activity: The Marked Ones", a spin-off latina da saga "Paranormal Activity", que simplesmente não convenceu. Por fim, os remakes de "Annie", "Robocop" e "Endless Love" também não tiveram sucesso e, claramente, não farão sombra à popularidade dos filmes originais. PS - Faltou-nos ver o romance nacional "Sei Lá", mas a julgar pelas críticas nacionais parece merecer com destaque um lugar nesta lista, ficando desde já o apontamento negativo e a sua presença tácita. 

1º - The Legend of Hercules
2º - Resonable Doubt
3º - United Passions
4º - The Bag Man
5º - The Angriest Man in Brooklyn
6º - A Haunted House 2
7º - Eclipse em Portugal
8º - Blended
9º - Grace of Monaco
10º - Winter’s Tale
11º - Left Behind
12º - Endless Love
13º - Vampire Academy
14º - Jack Ryan: Shadow Recruit
15º - The Other Woman
16º - Are You Here
17º - Ride Along
18º - And So It Goes
19º – The Nut Job
20º - I, Frankenstein 
21º - Jessabelle
22º - Transcendence
23º - November Man
24º - Let’s Be Cops
25º - The Sex Tape
26º - Teenage Mutant Ninja Turtles
27º - Son of God
28º - Paranormal Activity: The Marked Ones
29º - Rage
30º - As Above, So Below
31º - Gimme Shelter
32º - Dum and Dumber To
33º - Annie
34º - 3 Days to Kill
35º - Into The Storm
36º - Brick Mansions
37º - Heaven is For Real
38º - Sabotage
39º - Maleficent
40º - That Awkward Moment
41º - Transformers: Age of Extinction
42º - The Captive
43º - Need For Speed
44º - Night at the Museum: Secret of the Tomb
45º - Hercules
46º - The Expendables 3
47º - Fading Gigolo
48º - Horrible Bosses 2
49º - Lucy
50º - Robocop

Enviar um comentário

0 Comentários

//]]>