Previsão de Nomeados Aos Óscares 2015 - 2ª Parte

 
A época de prémios está na sua reta final e, após muitas especulações e previsões, os vencedores dos Óscares 2015 serão conhecidos já no próximo dia 22 de Fevereiro. Tal como já é habito, o Portal Cinema apresenta uma lista de previsões sobre os potenciais vencedores dos Óscares. Nesta 2ª Parte serão abordadas as previsões relativamente às categorias principais de Melhor Filme, Representação, Argumento e Técnicas. Confira os Nomeados em http://www.portal-cinema.com/2015/01/oscares-2015-nomeados.html

Melhor Filme
Vencedor Provável - Boyhood
Escolha Pessoal - Grand Budapest Hotel

O duelo do ano: "Boyhood" contra "Birdman". Os dois são ultra favoritos à conquista do Óscar de Melhor Filme e nada está ainda decidido, mas "Boyhood" leva uma ligeira vantagem, até porque venceu o Globo de Ouro de Melhor Filme (Drama) e ainda conquistou maior parte dos prémios de Melhor Filme das associações de críticos norte-americanos. Por outro lado, "Birdman" tem a seu favor as vitórias conquistadas nos principais prémios dos sindicatos de Atores, Realizadores e Produtores. A nível pessoal, acho que "Grand Budapest Hotel" merecia o Óscar, mas as suas hipóteses de conquista são francamente baixas.

Melhor Realizador 
Vencedor Provável - Alejando G. Inárritu por "Birdman"
Escolha Pessoal - Wes Anderson por "The Grand Budapest Hotel"

Inãrritu venceu o prémio de Melhor Realizador do Sindicato de Realizadores Norte-Americanos e, se a tradição se mantiver intacta, vencerá também o Óscar de Melhor Realizador, mas atenção que Richard Linklater conquistou o Globo de Ouro, o BAFTA e o Prémio dos Críticos. É mais um duelo intenso entre "Boyhood" e "Birdman", com Wes Anderson a surgir como o meu candidato favorito, mas sem qualquer chance real de subir ao palco para receber o galardão máximo da sétima arte.

Melhor Ator
Vencedor Provável - Eddie Redmayne em "The Theory of Everything"
Escolha Pessoal - Micheal Keaton em "Birdman"

No ínicio das previsões, Keaton era o principal favorito à conquista do Óscar de Melhor Ator e as vitórias nos Globos de Ouro (Comédia) e nos Prémios dos Críticos pareciam ajudar a dar força esta previsão, mas a vitória de Redmayne nos prémios do Sindicato de Atores e nos Globos de Ouro (Drama) atiraram pela janela todas as certezas e, agora, Redmayne parece ser mesmo o favorito à vitória final, porque desde 2003 que o vencedor do SAG de Melhor Ator ganha o Óscar de Melhor Ator. A ver vamos se Keaton consegue inverter, novamente, as expetativas.

Melhor Atriz
Vencedor Provável - Julianne Moore em "Still Alice"
Escolha Pessoal - Julianne Moore em "Still Alice"

Não há nada a dizer, Julianne Moore já ganhou todos os prémios importantes e vai conquistar também o Óscar que, verdade seja dita, já anda a merecer há anos. Uma vitória anunciada e extremamente merecida. 

Melhor Ator Secundário
Vencedor Provável - J.K. Simmons em "Whiplash"
Escolha Pessoal - J.K. Simmons em "Whiplash"

Tal como Julianne Moore, J.K.Simmons já tem o Óscar nas mãos. A sua vitória poderia até ser alvo de dúvidas há uns meses atrás, mas hoje em dia já ninguém se atreve a fazer previsões contra a conquista merecida de Simmons nesta categoria. 

Melhor Atriz Secundária
Vencedor Provável - Patricia Arquette em "Boyhood"
Escolha Pessoal - Patricia Arquette em "Boyhood"

Também na categoria de Melhor Atriuz Secundária não restam grandes dúvidas sobre a vencedora. Patricia Arquette vai conquistar este prémio, como aliás já conquistou todos os principais galardões da época de prémios.  

Melhor Argumento Adaptado
Vencedor Provável - Whiplash
Escolha Pessoal - Whiplash

Embora o guião de "Whiplash" seja considerado um Argumento Original pela maior parte dos especialistas e até pelos seus próprios criadores, a Academia, por causa de uma das suas regras mais polémicas, considera-o um Argumento Adaptado. Tudo se deve a uma questão técnica, mas o que é certo é que esta pequena polémica deverá ser bastante favorável a "Whiplash", porque assim esta obra não enfrentará a feroz concorrência de "Birdman", "Nightcrawler", "Grand Budapest Hotel" e "Boyhood", que concorrem na categoria de Argumento Original, e, assim, deverá ter o caminho livre e facilitado em direção à vitória final. "The Imitation Game" e "The Theory of Everything" são a sua única real concorrência, mas o Óscar deverá mesmo ir parar ao indie "Whiplash".

Melhor Argumento Original
Vencedor Provável - Grand Budapest Hotel
Escolha Pessoal - Grand Budapest Hotel

Entre os nomeados, "Foxcatcher" e "Boyhood" são os únicos que, na minha ótica, não merecem conquistar este Óscar. "Grand Budapest Hotel" é o meu favorito pessoal e parece ser também o favorito da maior parte dos especialistas, mas há uma grande divisão entre "Birdman" e a comédia de Wes Anderson que dificulta muito uma previsão. Um dos dois vai ganhar o Óscar, resta agora é saber qual.

Melhor Fotografia
Vencedor Provável - Birdman
Escolha Pessoal - Birdman

Embora "Mr.Turner" e "Unbroken" tenham os seus méritos, "Birdman" deverá ser o escolhido. É a opção mais popular e segura, mas é também uma opção de valor e, a julgar por tudo o que se vai lendo por aí, não parece haver grandes dúvidas sobre o destino final deste Óscar. 

Melhor Montagem
Vencedor Provável  - Boyhood
Escolha Pessoal - Boyhood

É uma categoria mais renhida do que se pode pensar à partida, mas "Boyhood" tem tudo para conquistar este prémio e embalar assim a sua vitória na categoria de Melhor Filme. O próprio conceito genial de "Boyhood" torna-o desde logo num claro favorito à vitória, mas poderá, ainda assim, haver alguma surpresa de última hora.

Melhor Design de Produção
Vencedor Provável - Grand Budapest Hotel
Escolha Pessoal - Grand Budapest Hotel

A concorrência tem muitos atributos, mas "Grand Budapest Hotel" sairá vencedor. Uma das suas maiores forças reside nos seus elementos técnicos e tal atributo de luxo deverá materializar-se na corrida aos Óscares. 

Melhor Guarda Roupa
Vencedor Provável - Grand Budapest Hotel
Escolha Pessoal - Grand Budapest Hotel

O duelo entre "Grand Budapest Hotel" e "Into The Woods" avizinha-se bastante intenso, mas o triunfo final deverá mesmo ir parar ao belo filme de Wes Anderson que, já deu para perceber, pode até ser um dos principais vencedores da noite graças às categorias técnicas.

Melhor Cabelo e Maquilhagem
Vencedor Provável - Grand Budapest Hotel
Escolha Pessoal - Grand Budapest Hotel

Esta categoria parece estar feita para "Grand Budapest Hotel", mas "Guardians of The Galaxy" também pode puxar dos seus galões comerciais para chegar à vitória final. A aposta mais segura recai, ainda assim, no belo projeto indie de Wes Anderson.

5 comentários:

  1. Credo, tanto amor pelo Budapest Hotel...eu também gostei do filme mas tenho outras preferências.

    Melhor Filme:

    Vencedor Provável - Birdman
    Escolha Pessoal - Principalmente Whiplash mas tenho Birdman como segunda escolha...

    Melhor Realizador:

    Vencedor Provável - Richard Linklater por Boyhood
    Escolha Pessoal - Bennett Miller por Foxcatcher

    Melhor Ator:

    Vencedor Provável - Eddie Redmayne por The Theory of Everything
    Escolha Pessoal - Michael Keaton por Birdman

    Melhor Atriz:

    Vencedor Provável - Julianne Moore por Still Alice
    Escolha Pessoal - Rosamund Pike por Gone Girl

    Melhor Ator Secundário:

    Vencedor Provável - J.K. Simmons por Whiplash
    Escolha Pessoal - J.K. Simmons por Whiplash

    Melhor Atriz Secundária:

    Vencedor Provável - Patricia Arquette por Boyhood
    Escolha Pessoal - Emma Stone por Birdman

    Melhor Argumento Original:

    Vencedor Provável - Birdman
    Escolha Pessoal - Nightcrawler

    Melhor Argumento Adaptado:

    Vencedor Provável - The Imitation Game
    Escolha Pessoal - The Imitation Game

    Melhor Fotografia:

    Vencedor Provável - Birdman
    Escolha Pessoal - Birdman

    Melhor Montagem:

    Vencedor Provável - Boyhood
    Escolha Pessoal - Whiplash

    Melhor Design de Produção:

    Vencedor Provável - The Grand Budapest Hotel
    Escolha Pessoal - The Grand Budapest Hotel

    Melhor Guarda Roupa:

    Vencedor Provável - The Grand Budapest Hotel
    Escolha Pessoal - Inherent Vice

    Melhor Cabelo e Maquilhagem:

    Vencedor Provável - The Grand Budapest Hotel
    Escolha Pessoal - Guardians of the Galaxy

    Melhores Efeitos Visuais:

    Vencedor Provável - Interstellar
    Escolha Pessoal - Interstellar

    Melhor Banda Sonora:

    Vencedor Provável - The Grand Budapest Hotel
    Escolha Pessoal - Interstellar

    Melhor Canção Original:

    Vencedor Provável - "Glory" de Selma
    Escolha Pessoal - "Glory" de Selma

    Melhor Edição de Som:

    Vencedor Provável - Birdman
    Escolha Pessoal - Birdman

    Melhor Mistura de Som:

    Vencedor Provável - Whiplash
    Escolha Pessoal - Whiplash

    Melhor Filme de Animação:

    Vencedor Provável - How To Train Your Dragon 2
    Escolha Pessoal - The Tale of Princess Kaguya

    ResponderEliminar
  2. Podes explicar me que questao tecnica é essa que faz do Whiplash candidato na categoria de argumento adaptado e nao original?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Claro. A Academia exige que os Argumentos Originais sejam 100& Originais, ou seja, nunca tenham sido previamente replicados, adaptados ou promovidos em outro formato. Antes de ser uma longa metragem, "Whiplash" começou por ser uma curta promocional que há uns anos foi exibida no Festival de Sundance para averiguar se haveria interesse de transformar a história numa longa metragem. O interesse existiu e, apesar da ideia original ter sido sempre a de criar uma longa, a Academia considera que a curta é o produto original e a longa uma derivação dessa curta, quando na realidade a curta foi apenas um meio promocional para fazer a longa.

      Eliminar
    2. Muito obrigado. Fiquei esclarecido.

      Eliminar
    3. Muito obrigado, fiquei esclarecido.

      Eliminar

 

Descontos Em Bilhetes de Cinema

Crítica da Semana


Membro Oficial

Membro Oficial