8 ½ Festa do Cinema Italiano – 8ª Edição


De 25 de Março a 2 de Abril decorrerá no cinema São Jorge em Lisboa e na Cinemateca Portuguesa  a 8ª Edição da 8 ½ Festa do Cinema Italiano, o maior festival nacional sobre cinema italiano. O festival seguirá, depois da mostra na capital portuguesa, para outras zonas do pais e do estrangeiro (Porto, de 9 a 12 de Abril, Évora de 15 a 18 de Abril, Caldas da Rainha de 25 a 27 de Abril, Loulé de 1 a 3 de Maio e Coimbra de 5 a 7 de Maio e, posteriormente, Angola e Moçambique).
O festival, apropriadamente intitulado Festa, é uma importante mostra de cinema italiano e uma oportunidade única de visionar o que de melhor se produz nesse país, num ambiente de grande confraternização como só os latinos sabem criar.
Esta edição contará com as secções Panorama, Competitiva, Altre Visioni, Amacord, Sessões Especiais, Focus Lucania e uma rubrica especial dedicada aos mais pequenos Piccolini. Como não podia deixar de ser, haverá ainda um cinejantar, momento alto do festival que conta sempre com adesão por parte do público,  este ano com a projecção de Roma de Frederico Fellini.
O júri, composto nesta edição por Ana Sousa Dias, Lidia Ramogida e Francesco di Pace, avaliará obras de  Duccio Chiarini (Short Skin), Francesco Munzi (Anime Nere), Sebastiano Riso (Più buio di mezzanotte), Asia Argento (Imcompresa), Edoardo Winspeare (In grazia di dio), Agostino Ferrente e Giovanni Piperno (La cose belle). Haverá também, como nas edições anteriores, um prémio atribuído pelo público.
Fora de competição, entre muitas outras importantes obras, destaco a série Gomorra, os filmes Nuovo Cinema Paradiso de Guiseppe Tornatore, C’era una volta in America e Il buono, il brutto e il cativo numa retrospectiva de Sergio Leone.
Para completar o atraente cartaz o festival contará ainda com a presença de convidados especiais como Alice Rohrwacher, realizadora; Alba Rohrwacher, actriz; Coppa Volpi,  actriz; David di Donatello, atriz; Saverio Costanzo, realizador; Francesco di Pace, jornalista, crítico cinematográfico, diretor da Semana Internacional da Crítica de Veneza, Festival de Veneza; Fabiana de Bellis, investigadora e professora de História do Cinema na Universidade de Roma e Duccio Chiarini, realizador, que acompanharão as diferentes sessões.

0 comentários:

Enviar um comentário

 

Descontos Em Bilhetes de Cinema

Crítica da Semana


Membro Oficial

Membro Oficial