Crítica – Cães Errantes (2013)

Realizado por Ming-liang Tsai (Tsai Ming Liang)
Com Kang-sheng Lee, Kuei-Mei Yang, Yi-Ching Lu

Como encontrar um sentido para a vida, dentro de uma sociedade profundamente consumista, quando nada se possui ? É esta a questão que se coloca ao protagonista de Cães Errantes, um alcoólico, com dois filhos e abandonado pela mulher. Fora o lugar-comum de esse sentido vir a ser descoberto através dos afectos, a obra do internacionalmente galardoado Ming-liang Tsai explora, através de uma fotografia lindíssima e da quase ausência de diálogos, a vulnerabilidade do ser individual perante uma cultura de felicidade forçada que, quer queiramos quer não, o capitalismo, sobretudo através da publicidade mas não só, tenta tornar hegemónica.



Transformado em outdoor humano, ou seja, convertido em objecto de um sistema que o abandonou, o pai tenta conduzir o dia-a-dia dos seus filhos com uma normalidade absurda. Vivendo de amostras grátis de comida oferecidas em supermercados e fazendo a higiene pessoal e casas de banho públicas, estas personagens tocam no fundo da alienação pessoal que em determinado momento das nossas vidas todos vimos a sentir. A dignidade da sua luta pela sobrevivência longe de a diminuir, torna, em última análise, esta família profundamente humana, pois, desprovidos de todos os bens materiais, eles são o homem nu colocado perante si mesmo.
Se o ritmo arrastado do filme contrasta vivamente com a aceleração da sociedade que retrata a um ponto quase incómodo para o espectador, ele funciona também como o momento de pausa em que a lente é colocada sobre elementos quase invisíveis da sociedade consumista, seja em Taipei , Nova Iorque, Rio de Janeiro ou Lisboa.
Sensível a esta tão acutilante quanto poética análise da tragédia individual, o Júri do Festival de Veneza atribuiu a Cães Errantes o seu Prémio Especial em 2013. Para além desta galardão, o mérito da obra foi reconhecido em inúmeros outros festivais internacionais.

Classificação - 4 Estrelas em 5

Enviar um comentário

0 Comentários

//]]>