Programações e Atividades Culturais de Cinema Em Outubro


CINECLUBES

O Cineclube da Maia completa este mês Seis Anos de existência com as exibições do filme português "Mal", de Alberto Seixa Santos, e do thriller "Eastern Promisses", de David Cronenberg (CRÍTICA), nas noites de 10 e 24 de Outubro, respetivamente. Estas sessões terão lugar às 21:30 no Cinema Venepor e os bilhetes custam 3,50 Euros (Normal) ou 1,40 Euros (Associado), sendo que para além da sessão de cinema o Cineclube da Maia oferece ainda um café concerto que serve para promover o convívio entre os espectadores. O Cineclube de Viseu, que este ano comemora Sessenta Anos, exibirá em Outubro os filmes "O Grande Museu", de Johannes Holzhausen (6 de Outubro), "National Gallery", de Frederick Wiseman (13 de Outubro), "Os Verdes Anos" (20 de Outubro), de Paulo Rocha e "Taxi", de Jafar Panahi (27 de Outubro). As projecções terão lugar, pelas 21:30, no Instituto Português do Desporto e da Juventude e têm o preço de 4 Euros (Normal) e 1,5/2,5 Euros (Associados).  
O Cineclube de Vila do Conde promoverá em Outubro as exibições dos filmes "Clouds of Sils Maria", de Olivier Assayas (11 de Outubro), "O Homem Demasiado Amado", de André Téchiné (18 de Outubro) e "Longe dos Homens", de David Oelhoffen (25 de Outubro). As sessões realizam-se às 16h00 e 21h45 no Teatro Municipal de Vila do Conde e custam 4,5 Euros para os espectadores não associados. O Cineclube de Joane promoverá em Outubro a exibição de dois filmes indianos: "Lamento da Vereda" (14 de Outubro) e "Charulata" (29 de Outubro), mas pelo meio exibirá o thriller americano "Inherent Vice", de Paul Thomas Anderson, e o drama sueco "Força Maior", de Ruben Ostlund, nos dias 22 e 15 de Outubro, respetivamente. As sessões decorrem por volta das 21:30 na Casa das Artes de Vila Nova de Famalicão.

CINEMA ITALIANO

A cidade de Beja recebe, entre 6 e 11 de Outubro, uma extensão da Festa do Cinema Italiano que contemplará, entre outras, as exibições dos filmes "O Rapaz Invisível", "Viva a Liberdade!", "Almas Negras", "Gangsters Falhados" ou "La Sedia della Felicità", podendo toda a programação cinematográfica desta extensão ser consultada no site oficial do evento. Para além do cinema, esta Festa em Beja promoverá ainda várias masterclasses e demais atividades, como um Cine-Jantar que terá lugar no dia 9 de Outubro ou um encontro com o famoso Topo Gigio.
O cinema italiano regressa também a Lisboa, ao Teatro do Bairro, para a nona temporada do ciclo Domenica al Cinema, com seis encontros dedicados ao cinema italiano clássico e contemporâneo entre 4 de Outubro e 20 de Dezembro de 2015. Este ciclo abriu, no passado dia 4 de Outubro, com "Gangsters Falhados", de Mario Monicelli, mas estes encontros vão prosseguir em Outubro, Novembro e Dezembro com a projeção de "Venuto al mondo", de Sergio Castellitto (11 de Outubro, 19h), "La Rabbia", de Pier Paolo Pasolini (8 de Novembro, 19h), "Io sono Li", de Andrea Segre (22 de Novembro, 19h), "Short Skin", de Duccio Chiarini (6 de Dezembro, 19h) e "Che strano Chiamarsi", dE Federico de Ettore Scola (20 de Dezembro, 19h). Todos os filmes têm legendas em português e a entrada é gratuita com reserva obrigatória. O levantamento dos bilhetes deve ser efetuado até quinze minutos antes do início da sessão.

OUTRAS ATIVIDADES

Para além das atividades já noticiadas neste site, CineFiesta (TEXTO), Festa do Cinema Francês (TEXTO) e DocLisboa 2015 (TEXTO), Outubro trará ainda vários eventos de cinema ao país, como o ciclo dedicado ao Futuro por parte da Casa Das Artes do Porto/ Cineclube do Porto que com este ciclo pretende recordar vários filmes que falam sobre o futuro, entre eles os dois filmes da saga "Back to the Future" com vista à celebração do Back to the Future Day. Este ciclo inclui também a exibição de filmes como Her" (Crítica) ou "Uma Mulher na Lua", mas toda a programação pode ser consultada no site oficial do evento.
Entre os dias 7 e 10 de Outubro de 2015, a cidade do Porto vai também receber a primeira edição do Queer Porto, uma extensão do Queer Lisboa que trará à Cidade Invicta alguns dos filmes de teor homossexual que passaram pelo festival lisboeta, como os dramas "The Night" ou "Sangue Azul". As sessões terão lugar no Teatro Municipal Rivoli e no bar Maus Hábitos.

0 comentários:

Enviar um comentário

 

Descontos Em Bilhetes de Cinema

Crítica da Semana


Membro Oficial

Membro Oficial