Complexo do Cinema City de Leiria Posto à Venda. @Cinema no Saldanha Residence em Lisboa Fechará No Final do Ano.

O complexo comercial onde está instalado o Cinema City de Leiria foi posto à venda na internet por um valor negociável de mais de 12 milhões de euros, ou seja, cerca de metade do custo de construção deste complexo que, para além de oito salas de cinema muitas delas temáticas, tem também mais de trinta espaços comerciais, restaurantes e escritórios, muitos dos quais permanecem fechados até ao dia de hoje. O espaço, detido atualmente por um conhecido banco nacional, está portanto à venda num conhecido site de venda de imóveis, desconhecendo-se para já o futuro do Cinema City de Leiria caso este complexo seja adquirido por um novo dono, mas para já as sessões neste espaço, que tem vindo a assistir a uma quebra nas assistências, não estão ameaçadas. É de recordar que o Cinema City de Leiria é considerado por muitos especialistas como uma das salas de cinema mais modernas e bonitas da Europa, mas a presença de outras salas de cinema mais perto de áreas mais populosas tem afetado as vendas dos bilhetes nestas salas. 
Ao contrário do Cinema City de Leiria, o AtCinema (@Cinema) instalado no Saldanha Residence em Lisboa já tem o seu destino traçado. Esta sala de cinema, que foi inaugurada no final de 2013 com os mais recentes equipamentos tecnológicos no mundo audiovisual, irá fechar no final do ano. Este espaço começou por ter um moderado sucesso, devido em parte à sua atrativa oferta comercial a preços mais reduzidos que os praticados pelos restantes cinemas da capital direcionados para a exibição de filmes mais comerciais. Mas a forte competição cinematográfica que se observa em Lisboa acabou eventualmente por fazer mossa na média de espectadores deste espaço, que apresenta presentemente uma assistência média muito inferior quando comparada com as assistências médias registadas pelos grandes cinemas dos centros comerciais da capital portuguesa. Este espaço, cuja fórmula comercial tem sido aplicada com sucesso em vários países com tradição na sétima arte, como a França ou os Estados Unidos da América, fechará portanto em Dezembro com a exibição de "Star Wars: O Despertar da Força", a última entrega da saga "Star Wars". Será com este filme que os espectadores do AtCinema vão poder despedir-se deste espaço. O Saldanha Residence voltará assim a ficar sem salas de cinema, resta saber se mais alguma entidade irá apostar na exploração comercial deste espaço.

2 comentários:

  1. O Cinema City de Leiria é um exemplo do mau planeamento existente na cidade. É, de facto, um espaço com potencial para ser agradável, mas que peca pela falta de interesse em investir no espaço.

    Quando foi construído, supostamente, para além dos cinemas, deveria ser uma zona comercial. Pouco depois da sua construção aparece o Shopping de Leiria que deitou abaixo o potencial do Cinema City.

    Não me lembro de alguma vez ter visto lá qualquer loja, nem sequer tenho a certeza do espaço ter possuído zona de restauração. Pouco depois da abertura do espaço, para contenção de custos, passaram as bilheteiras para o andar de baixo (salas de cinemas) e, desde então, o edifício tem estado em decadência. Neste momento, chove lá dentro e o espaço tem uma aprazibilidade reduzida.

    Não obstante, tendo em conta todo o circunstancialismo que o rodeia, é de notar que, ainda assim, consegue manter uma quantidade de espectadores razoavelmente assídua.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não conheço pessoalmente o espaço, mas de facto muitas pessoas já o elogiaram e tenho ideia que é muito diferente. Para já não está em perigo, pode ser que os novos donos consigam trazer mais animação ao complexo que, pelo que compreendi, está praticamente vazio.

      Eliminar

 

Descontos Em Bilhetes de Cinema

Crítica da Semana


Membro Oficial

Membro Oficial