Comunicado - Programação do Festival Caminhos do Cinema Português

O Caminhos Film Festival anuncia a programação completa de todas as sessões do festival que decorre em Coimbra de 27 de Novembro a 5 de Dezembro. São mais de cinquenta sessões que se irão dividir este ano entre o Auditório do Conservatório da Música de Coimbra (ACMC), o Teatro Académico Gil Vicente, Museu da Ciência da Universidade de Coimbra e, pela primeira vez, as salas de cinema NOS do Fórum Coimbra. Um total de cento e noventa e oito obras cinematográficas a serem exibidas ao público, divididas entre as várias secções do festival.
A cerimónia de abertura decorre no Conservatório de Música de Coimbra a partir das 21:30 de dia 27, sessão na qual será também exibida a curta “Lei da Gravidade”, de Tiago Rosa-Rosso e o documentário “O Dr. Adrián e os 5 Senhores”, de Francisco Moura Relvas. A cerimónia de encerramento do festival está marcada para dia 4 de Dezembro, no Teatro Académico Gil Vicente, quando serão revelados os vencedores dos prémios atribuídos pelo Júri da edição deste ano do Caminhos Film Festival.

SELECÇÃO CAMINHOS
A Selecção Caminhos é uma secção competitiva do festival dedicada às estreias ocorridas durante o último ano. Aqui são encontradas as mais recentes obras de autores consagrados e jovens cineastas que se lançam pela primeira vez no campo das longas-metragens. Também documentários, curtas e animações estão presentes na Selecção Caminhos, que pretende ser um retrato das várias vertentes que assume o cinema português na sua diversidade. De 27 a 29 de Novembro será o Conservatório da Música de Coimbra a casa da Selecção Caminhos, a partir de 30 de Novembro e até ao final do evento, 4 de Dezembro, as sessões decorrem no Teatro Académico de Gil Vicente.
Depois de ter vencido o Grande Prémio do Festival na edição de 2010 com “Aquele Querido Mês de Agosto”, Miguel Gomes está de volta com os três volumes da aclamada trilogia “Mil e Uma Noites”. Também João Salaviza, já galardoado no festival Caminhos do Cinema Português na categoria curta-metragem com “Cerro Negro” está agora presente com a longa “Montanha” que também tem recebido destaque no circuito internacional. Também presentes na Selecção Caminhos deste ano encontram-se os cineastas Manuel Mozos e João Canijo.

SELECÇÃO ENSAIOS
Já a Selecção Ensaios Visuais, com as obras submetidas por alunos de escolas de cinema, decorre por completo no auditório do Conservatório de Música de Coimbra, a partir de 29 de Novembro. Aqui a novidade consiste na  presença pela primeira vez de filmes submetidos por escolas de cinema internacionais. O festival recebeu cerca de setecentos filmes de mais de oitenta países e efectuou um trabalho de selecção dos mais representativos de forma a criar uma troca e um diálogo intercultural entre o que se faz em Portugal e no estrangeiro. Trata-se também de criar uma nova contextualização para as obras que vão saindo das escolas de cinema nacionais, permitindo a comparação com o que se produz no ensino da criação de Cinema fora de Portugal.

SELECÇÃO DIÁSPORAS
Porque cada vez mais existe cinema português que não é produzido no território português, este ano o Caminhos Film Festival abre também uma janela para as co-produções internacionais com presença de portugueses. Filmes como “Gaiola Dourada” ou “O Salto” analisam através de perspectivas diferentes o fenómeno da emigração portuguesa e estarão presentes na selecção deste ano do Festival Caminhos do Cinema Português. Também novidade este ano é o facto das sessões desta secção decorrerem predominantemente nos Cinemas NOS Fórum Coimbra.

CAMINHOS JUNIORES
A secção Caminhos Juniores é completamente dedicada aos mais novos. De 30 de Novembro a 4 de Dezembro no Teatro Académico de Gil Vivcnte, sempre às dez da manhã. A captação de um público jovem para o cinema português é fundamental, e os Caminhos Juniores são a secção que assume essa responsabilidade no festival. Esta secção apresenta-se como um serviço educativo, fomentando a criação de hábitos de consumo desde a infância no que diz respeito ao cinema português.

CAMINHOS MUNDIAIS
A Secção Caminhos Mundiais da XXI edição dos Caminhos Film Festival é apresentada em colaboração com a Embaixada da Áustria em Portugal. As projecções decorrem no Museu da Ciência da Universidade de Coimbra, a 28 e 29 de Novembro e de 1 a 4 de Dezembro. Com os Caminhos Mundiais o festival pretende dar a conhecer uma selecção da cinematografia austríaca recente que proporcione ao público português bem como à comunidade internacional da cidade de Coimbra, a possibilidade efectuar a ponte entre as duas cinematografias.
Mais uma vez os criadores nacionais responderam positivamente ao desafio de mostrar o melhor que se produz no cinema português, e o enorme influxo de submissões obrigou a um esforço adicional por parte do organização do festival para mostrar as várias vertentes da sétima arte lusa. Um esforço que é prosseguido de bom grado, uma vez que permite mostrar aos espectadores o maior número possível de direcções que a cinematografia colectiva portuguesa consegue tomar.

0 comentários:

Enviar um comentário

 

Descontos Em Bilhetes de Cinema

Crítica da Semana


Membro Oficial

Membro Oficial