Programações e Atividades Culturais de Cinema Em Novembro

LEFF 2015

O Lisbon & Estoril Film Festival está de volta. Entre 6 e 15 de Novembro o LEFF levará espetáculos de cinema e inúmeras atividades especiais a vários espaços dos concelhos de Lisboa e Cascais, mais concretamente ao Cinema Medeia Monumental, Espaço Nimas, Casino do Estoril, Centro Cultural de Cascais, Teatro Nacional Dona Maria II, CCB, Cinemateca Portuguesa, Museu da Água e Casa das Histórias Paula Rego. A lista de convidados deste ano é encabeçada pelo cineasta alemão Wim Wenders, que será alvo de uma homenagem por via de uma exposição fotográfica que ilustrará a sua paixão por Portugal onde filmou "O Estado das Coisas" em 1982 e "Viagem a Lisboa" em 1994, mas também virá a Portugal para apresentar o seu mais recente filme, o drama "Everything Will Be Fine" que conta com James Franco e Charlotte Gainsbourg no seu elenco e que faz parte da Seleção Não Competitiva do LEFF 2015. A par de Wenders, também Nanni Moreti (Realizador), Jonathan Demme (Realizador), David Gordon Green (Realizador), Laurie Anderson (Produtora), Bruno Ganz (Ator), João Salaviza (Realizador), Andrzej Żuławski (Realizador), Benoît Jacquot (Realizador), Elia Suleiman (Realizador), Don DeLillo (Escritor) e Vincent Lindon (Ator) estão entre os principais nomes de convidados desta edição, onde se juntarão a outras figuras da indústria cinematográfica para apresentar as suas respectivas obras e participar em masterclasses que incentivam à presença de qualquer amante da sétima arte. 
A par de inúmeros convidados internacionais que agraciaram o festival com a sua presença. o LEFF2015 também será palco da antestreia de várias obras consagradas em regime Fora da Competição, como os esperados "Knight of Cups", de Terrence Malick e "Mia Madre", de Nanni Moretti", bem como os filmes "Right Now, Wrong Then", de Hong Sang-Soo, "45 Years", de Andrew Haigh, "Francofonia", de Andrzej Żuławski, "Manglehorn", de David Gordon Green e "Our Band Is Crisis", de David Gordon Green ou "Anomalisa", de Duke Johnson, Na Competição Oficial estará "Montanha", de João Salaviza, que será o único filme português em Competição numa competição onde estão outros filmes de relevo como "Room", de Lenny Abrahamson, “11 Minutes”, de Jerzy Skolimowski, “Lu Bien Ye Can”, de Gan Bi, “The Childhood of a Leader”, de Brady Corbet e "Trois Souvenirs De Ma Jeuness", de Arnaud Desplechin. Tudo isto e muito mais no LEFF 2015, que para além de estreias cinematográficas apostará também na reposição de vários filmes populares, como "Boyhood". Pode saber mais em http://www.leffest.com/en

CINECLUBES

O Cineclube da Maia exibirá o drama brasileiro  "Mutum" e o drama americano "The Tree of Life" (CRÍTICA) nas noites de 7 e 21 de Novembro, respetivamente. Estas sessões terão lugar às 21:30 no Cinema Venepor e os bilhetes custam 3,50 Euros (Normal) ou 1,40 Euros (Associado), sendo que para além da sessão de cinema o Cineclube da Maia oferece ainda um café concerto que serve para promover o convívio entre os espectadores. O Cineclube de Viseu, que este ano comemora Sessenta Anos, exibirá em Novembro os filmes documentais "Roma, Cidade Aberta" (10 de Novembro) e "Casas Para Todos" (17 de Novembro). As projecções terão lugar, pelas 21:30, no Instituto Português do Desporto e da Juventude e têm o preço de 4 Euros (Normal) e 1,5/2,5 Euros (Associados).  
O Cineclube de Vila do Conde promoverá em Novembro as exibições dos filmes "O Presidente" (8 de Novembro), "Gueros" (15 de Novembro) e "Um Pombo Pousou Num Ramo a Refletir na Existência" (22 de Outubro), mas o maior destaque vai claramente para a exibição do filme português "Montanha", de João Salaviza, no dia 22. As sessões realizam-se às 16h00 e 21h45 no Teatro Municipal de Vila do Conde e custam 4,5 Euros para os espectadores não associados. O Cineclube de Joane promoverá em Novembro a exibição da trilogia "As Mil e Uma Noites", de Miguel Gomes, estando a exibição de cada capítulo marcada para os dias 17, 19 e 20, respetivamente. Também serão exibidos em Novembro os dramas "Boyhood" (CRÍTICA - 5 de Novembro), "Gueros" (12 de Novembro) e "A Grande Cidade" (26 de Novembro). As sessões decorrem por volta das 21:30 na Casa das Artes de Vila Nova de Famalicão.

ENCONTROS NACIONAIS DE CINEMA FANTÁSTICO E HORROR

A Área de Contenção - Encontros Internacionais de Cinema Fantástico e de Horror do Cartaxo volta acontecer na cidade do Cartaxo. Nos dias 6, 7 e 8 de Novembro, em pleno espírito de Halloween, o Cartaxo prepara-se para ser invadido pelo melhor do horror e fantástico de todo mundo. Este festival reúne os filmes em competição em diversas secções: longa-metragem, curta-metragem, animação, documentário, videoclip, nacional, regional e filmes de estudantes. Para além de uma grande seleção de filmes em competição vindos dos quarto cantos do mundo, o público vai ter a oportunidade de ver, no Centro Cultural do Cartaxo, uma homenagem ao grande actor Christopher Lee, sob o signo de quem o festival se rege este ano. A pensar no público mais novo, a Área de Contenção apresenta uma secção muito especial de curtas-metragens de fantástico para os mais novos terem a oportunidade de participar neste festival. 
A Área de Contenção - Encontros Internacionais de Cinema Fantástico e de Horror do Cartaxo reúne longas e curtas-metragens, documentários e filmes de animação vindos de Portugal, Reino Unido, Espanha, Itália, Estados Unidos da América, Canadá, Servia, China, França, México, Japão, Rússia, Argentina, Índia, Holanda, Brasil, Polónia, Israel, Grécia, Singapura, Irão, Roménia, Indonésia, Finlândia e Dinamarca, seleccionados por entre mais de três mil filmes inscritos no festival. Os filmes em competição dividem-se nas seguintes secções: seleção Oficial (Longas e Curtas-Metragens), Out Of The Box (Prémio do Público) e Monstros Debaixo da Cama. Na homenagem a Christopher Lee, a Área de Contenção apresenta ainda alguns dos filmes que marcaram a carreira deste actor, sendo que numa das sessões um dos filmes será apresentado pelo realizador e critico de cinema Lauro António.


FESTIVAL CAMINHOS DO CINEMA PORTUGUÊS

A 21ª Edição do Festival Caminhos do Cinema Português vai decorrer de 27 de Novembro a 5 de Dezembro em Coimbra, mais precisamente de 27 a 29 de Novembro no Conservatório de Música de Coimbra e de 30 a de Novembro a 5 de Dezembro no Teatro Académico de Gil Vicente. A programação já foi anunciada e já se sabe que contará com a presença maioritária de filmes portugueses, entre longas-metragens e curtas-metragens de ficção e documentais. Na Competição de Longas-Metragens estarão a concurso os seguintes filmes: "As Mil e Uma Noites", de Miguel Gomes; "Montanha", de João Salaviza; "Capitão Falcão", de João Leitão; "Yvone Kane", de Margarida Cardoso; "Mau Mau Maria", de José Alberto Pinheiro e "Cinzento e Negro", de Luís Filipe Rocha.  É de recordar que em 2014, o documentário "Para-me de Repente o Pensamento" (CRÍTICA), de Jorge Pelicano, venceu o Grande Prémio do Festival. Saiba mais em http://caminhos.info/pt/

0 comentários:

Enviar um comentário

 

Descontos Em Bilhetes de Cinema

Crítica da Semana


Membro Oficial

Membro Oficial