Programações e Atividades Culturais de Cinema Em Dezembro

CINECLUBES

Em Dezembro, o Cineclube da Maia exibirá o filme nacional "Deste Lado da Ressureição", de Joaquim Sapinho, bem como o drama "Vai e Vive", de Radu Mihaileanu, nas noites de 6 e 20 de Dezembro, respetivamente. Estas sessões terão lugar às 21:30 no Cinema Venepor e os bilhetes custam 3,50 Euros (Normal) ou 1,40 Euros (Associado), sendo que para além da sessão de cinema o Cineclube da Maia oferece ainda um café concerto que serve para promover o convívio entre os espectadores. O Cineclube de Viseu, que este ano comemora Sessenta Anos de existência, exibirá em Dezembro dois recentes filmes nacionais: "As Mil e Uma Noites: Volume 3 - O Encantado", de Miguel Gomes e "Montanha", de João Salaviza, no dias 1 e 8 de Dezembro, respetivamente. As projecções terão lugar, pelas 21:30, no Instituto Português do Desporto e da Juventude e têm o preço de 4 Euros (Normal) e 1,5/2,5 Euros (Associados).  
O Cineclube de Vila do Conde promoverá em Dezembro as exibições dos filmes "À Propos Nice" e "Douro Faina Fluvial" no dia 6 de Dezembro, sendo que esta exibição será um cineconcerto com a participação da CinEnsaemle. No dia 13 será exibido o drama "O Senhor Manglehorn". As sessões realizam-se às 16h00 e 21h45 no Teatro Municipal de Vila do Conde e custam 4,5 Euros para os espectadores não associados. O Cineclube de Joane promoverá em Dezembro a exibição dos filmes indianos "O Invencível" e "O Cobarde", de Satyajit Ray, nos dias 9 e 10, respetivamente, sendo que a sessão de dia 9 é de entrada livre. O filme de terror "A Visita" (CRÍTICA), de M. Night Shyamalan, será exibido no dia 3, já os documentários "A Imagem Que Falta" e "O Olhar do Silêncio" serão exibidos no dia 15 e 17, respetivamente. As sessões decorrem por volta das 21:30 na Casa das Artes de Vila Nova de Famalicão.



FESTIVAL CAMINHOS DO CINEMA PORTUGUÊS

A 21ª Edição do Festival Caminhos do Cinema Português vai decorrer de 27 de Novembro a 5 de Dezembro em Coimbra, mais precisamente de 27 a 29 de Novembro no Conservatório de Música de Coimbra e de 30 a de Novembro a 5 de Dezembro no Teatro Académico de Gil Vicente. A programação já foi anunciada e já se sabe que contará com a presença maioritária de filmes portugueses, entre longas-metragens e curtas-metragens de ficção e documentais. Na Competição de Longas-Metragens estarão a concurso os seguintes filmes: "As Mil e Uma Noites", de Miguel Gomes; "Montanha", de João Salaviza; "Capitão Falcão", de João Leitão; "Yvone Kane", de Margarida Cardoso; "Mau Mau Maria", de José Alberto Pinheiro e "Cinzento e Negro", de Luís Filipe Rocha.  É de recordar que em 2014, o documentário "Para-me de Repente o Pensamento" (CRÍTICA), de Jorge Pelicano, venceu o Grande Prémio do Festival. Saiba mais em http://caminhos.info/pt/

MOSTRA DE CINEMA DA AMÉRICA LATINA

A Mostra de Cinema da América Latina regressa para a sua 6ª Edição que, este ano, vai-se realizar em Lisboa e em Loulé. Entre os dias 10 e 13 de Dezembro de 2015, o Cinema São Jorge em Lisboa, vai acolher esta mostra muito especial que terá como Filme de Abertura a consagrada longa-metragem colombiana "El Abrazo de la Serpiente", de Ciro Guerra. Este filme recebeu já este ano o Prémio Art Cinema na Quinzena dos Realizadores no Festival de Cannes e é o candidato da Colômbia ao Óscar de Melhor Filme Estrangeiro. Esta sessão de abertura terá a participação do actor Jan Bijvoet, que virá a Lisboa para apresentar um dos filmes sul-americanos mais belos e curiosos do ano. Ao todo serão oito filmes em cartaz nesta MCAL, sendo de destacar entre essas obras, para além do supracitado "El Abrazo de la Serpiente", os imponentes dramas brasileiros "A Que Horas Ela Volta?", de Anna Muylaert e "Campo Grande", de Sandra Kogut, bem como o elogiado thriller argentino "El Clan", de Pablo Trapero, que venceu o Leão de Prata para Melhor Realizador no Festival de Veneza. O filme cubano "Esther en Alguna Parte", o drama mexicano "Las Sufragistas", o drama dominicano "De Pez en Cuando", o drama chileno "A Mulher de Barro" e o drama argentino "Francisco de Buenos Aires" são os outros filmes que serão exibidos nesta mostra que, posteriormente, entre 28 e 31 de Janeiro, seguirá para Loulé.

PORTO/ POST/ DOC

A 2ª Edição do Porto/ Post/ Doc acontecerá entre os dias 1 e 8 de Dezembro na cidade do Porto. Após o sucesso da sua primeira edição, o Porto/Post/Doc está aí a edição de 2015. Será um ponto de encontro entre criadores, público e profissionais do cinema que celebrará e promoverá o documentário, colocando-o também dentro das novas formas híbridas do cinema contemporâneo. A secção principal do festival é a Competição Internacional, que este ano terá doze filmes a concurso e que aparece integrada dentro de uma programação vasta e eclética que abrange secções mais alternativas, como a “Transmission” o a "Doc in The Black", bem como o fórum de discussão “Onde Está o Real?”, onde serão promovidos debates sobre o tema deste ano: Documentar o Imaginário. Este festival terá lugar em dois dos maiores espaços culturais do Porto (Teatro Municipal Rivoli e Cinema Passos Manuel), uma cidade histórica mas cosmopolita, que vive atualmente um período vibrante de cultura e vida noturna. Nesta segunda edição, o Porto/Post/Doc celebrará a juventude e a cultura pop com uma secção especial intitulada “Teenage”, que irá ao encontro de novos espectadores e alargará ainda mais a abrangência da sua programação. A nível de homenagens destaque para as retrospetivas e homenagens das filmografias de três cineastas que transformaram o documentário em épocas diferentes: Lionel Rogosin, Thom Andersen e Chantal Akerman. Tal como sucedeu em 2014, também em 2015 o Porto/ Post/ Doc associa-se à CineFiesta para exibir vários documentários hispânicos de relevo, como por exemplo o documentário desportivo "Futebol". Pode consultar a programação completa do festival e das suas secções em http://www.portopostdoc.com/

COMIC CON PORTUGAL

A 2ª Edição da Comic Con Portugal realiza-se entre os dias 4 e 6 de Dezembro na Exponor, em Leça da Palmeira, no Porto. Após o sucesso da 1ª Edição, a Comic Con Portugal regressa para mais três dias onde o cinema, a televisão, os videojogos, a banda desenhada e a literatura estarão em destaque nesta espécie de feira/ evento que o ano passado reuniu milhares de pessoas na Exponor. A atriz Nathalie Emmanuel, de "Game of Thrones", marcará presença na Exponor para falar sobre "Game of Thrones" e da sua carreira, que inclui também uma participação no filme "Furious 7", tal como a atriz americana Tara Reid ou o ator australiano John Noble, o vilão da série "Sleepy Hollow". Haverá ainda espaço para a Pris Audiovisuais e para a Cinemundo apresentarem, respetivamente, dois dos seus lançamentos que contarão com as presenças dos seus cineastas: "O Principezinho", de Mark Osbourne e "Anacleto: Agente Secreto", de Javier Caldera. Nas séries, a Comic Con Portugal terá um painel dedicado às séries "12 Macacos", "Once Upon a Time" e "Teen Wolf", estando já assegurada a presença na Exponor de atores das duas últimas. Lloyd Kaufman, co-fundador da Troma Entertainment, também fará parte de um painel na Comic Con, onde também serão exibidos os projetos nacionais "Offline" e "Arcana".

0 comentários:

Enviar um comentário

 

Descontos Em Bilhetes de Cinema

Crítica da Semana


Membro Oficial

Membro Oficial