Top 10 - Os Dez Melhores Filmes de 2015

O ano de 2015 já terminou e chegou por isso a altura de escolher aqueles que foram, no meu entender, os Melhores Filmes de 2015. Eu relembro que esta lista versa apenas sobres os filmes que estrearam nas salas de cinema portuguesas entre Janeiro e Dezembro de 2015, não estando por isso incluídos os filmes de 2015 que vão estrear em 2016, ou os filmes de 2015 que nem sequer vão passar por cá.

1º - The Tale of Princess Kaguya 

Brilhante. Puro. Sublime. Imaculado. Perfeito. "The Tale of Princess Kaguya" reúne estas e outras ilustres características. A sua beleza vai muito além da sua trabalhada animação. É um filme delicado que raramente estreia por cá e que merece ser visto por todos os espectadores de todas as idades. Uma perfeição que coloriu o nosso ano.

2º - Que Horas Ela Volta?

Não conseguiu chegar aos Óscares e teve um percurso comercial bastante tímido por cá. No entanto, "Que Horas Ela Volta?" é uma daquelas preciosas surpresas cinematográficas que rouba a atenção de qualquer um pela sua destreza humana, moral e social que trata um complexo problema de desigualdade de uma forma tão simples e alegre.

3º - Birdman

Justo vencedor do Óscar de Melhor Filme, "Birdman" é uma surpreendente comédia que promove a diferença e a criatividade. A juntar a uma guião digno de aplausos, “Birdman” aproveita-se também da genial direção de Alejandro González Iñárritu que, mais uma vez, entrega-nos um grande filme, mas desta vez num registo bem diferente do habitual. 

4º - Inside Out

Já quando todos esperam a perfeição, a Pixar Animation consegue superar a pressão e tirar da cartola mais um fantástico filme de animação que corresponde a todas as expetativas que alguém poderia ter sobre mais uma produção da autoria das mentes geniais e altamente profissionais, criativas e produtivas deste estúdio.  "Inside Out" é sublime para todas as idades e pode assim mexer com todos os corações!


5º - Mad Max: Fury Road

A maior surpresa positiva do ano. Não tenho qualquer problema em dizer que esperava muito pouco desta mega produção de George Miller. Mas este experiente cineasta conseguiu criar um filme de ação maravilhoso que, sem margem para dúvida, provou que eu estava muito errado. Um belo produto que é muito mais que um simples filme de ação pipoca. É já uma obra de culto!

6º - Whiplash

A surpresa indie de 2014 só estreou em Portugal em 2015, mas chegou muito a tempo de provar  aos portugueses porque é que recebeu tanta atenção da imprensa americana. Um dos grandes vencedores dos Óscares, "Whiplash" é um poderoso thriller psicológico que faz justiça a todas as descrições do seu poster. É efetivamente estrondoso e eletrificante!

7º - 45 Years

É um daqueles filmes de qualidade certificada que nos conta uma história de amor e desilusão tecnicamente subjetiva mas sentimentalmente objetiva. É complicado descrever a sua qualidade, mas ainda é mais complicado descrever as sublimes performances de Tom Courtenay e Charlotte Rampling que, por si só, promovem a excelência desta obra.

8º - The Martian

Realizado por Ridley Scott, "The Martian" é mais uma poderosa exteriorização do já consagrado génio deste experiente cineasta. Scott conseguiu, a partir de uma excelente base literária, expandir uma surpreendente base de entretenimento e explorar uma forte trama dramática e científica que, apesar das suas características, escapa ao pedantismo e nunca se aproxima do unidimensionalismo. Isto tornou "The Martian" num blockbuster memorável que marcou 2015!

9º - The Theory of Everything

Uma das mais belas histórias de esperança, amor e coragem que Hollywood viu nos últimos tempos, quanto mais não seja porque é uma história de amor com falhas humanas e muito realista. Não é perfeito, longe disso, mas perante tudo o que nos oferece, "The Tehory of Everything" aproxima-se de uma experiência quase única que transcende a sua importante base biográfica, também ela imponente e surpreendente. 

10º - Sicario

Uma vez mais, Denis Villeneuve provou ao mundo que é de facto um dos realizadores mais competentes e capazes da atualidade em Hollywood. "Sicario" é um filme cruel, frio, atual e brutal. que aprofunda panoramas narrativos e técnicos verdadeiramente aliciantes e diferentes que o tornam num inteligente produto que prende qualquer um às suas dictomias morais e criminais.

Enviar um comentário

2 Comentários

  1. Excelente lista, à exceção de The Martian, um dos filmes mais supervalorizados dos últimos tempos. Nem os efeitos visuais chegam a empolgar...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu compreendo. É realmente um filme pouco consensual, até mesmo devido à sua improbabilidade, mas acho que tem as suas mais valias, pelo menos considero-o narrativamente superior, por exemplo, ao "Gravity".

      Eliminar

//]]>