Previsão de Vencedores Dos Óscares 2016 - 1ª Parte

 
A época de prémios está na sua reta final e, após muitas especulações e previsões, os vencedores dos Óscares 2016 serão conhecidos já no próximo dia 28 de Fevereiro. Tal como já é habito, o Portal Cinema apresenta uma lista de previsões sobre os potenciais vencedores dos Óscares. Nesta 1ª Parte serão abordadas as previsões relativamente às categorias secundárias de Melhor Filme (Animação, Lingua Estrangeira e Documentário), bem como as previsões de todas categorias de Som, Imagem e Efeitos Especiais/ Visuais. Por falta de opinião pessoal e porque apenas opinaria sem conhecimento de causa, as categorias de Curta-Metragem não foram alvo de qualquer previsão. Confira os Nomeados em http://www.portal-cinema.com/2016/01/oscares-2016-nomeados.html

Melhor Filme Estrangeiro
Vencedor Provável - Son of Saul
Escolha Pessoal - Son of Saul

Não há qualquer dúvida, "Son of Saul" sempre foi o favorito ao Óscar de Melhor Filme Estrangeiro e deverá confirmar esta expectativa. Há mérito nos outros nomeados, mas este drama húngaro de Lásló Nemes já terá este prémio confirmado. 

Melhor Animação
Vencedor Provável - Inside Out
Escolha pessoal - Inside Out

Pese embora o valor de obras como "Anomalisa" ou "When Marnie Was There", "Inside Out" já é o virtual vencedor deste Óscar desde a sua estreia no Verão de 2015. Nada a dizer!

Melhor Documentário
Vencedor Provável - Amy
Escolha Pessoal - The Look of Silence

O sucesso de "Amy", o documentário sobre a vida da cantora Amy Winehouse, é o favorito devido em parte ao seu mediatismo. "Cartel Land" tem o seu peso nesta luta porque explora um tema pertinente para os Estados Unidos, mas "The Look of Silence" deverá ser o maior rival de "Amy" na luta por este prémio e tal luta está renhida. 


Melhor Fotografia
Vencedor Provável - The Revenant
Escolha Pessoal - Carol 

O sublime trabalho de Ed Lachman contribui imenso para o requinte visual de "Carol" e para a enorme classe deste projeto, daí que "Carol" seja o meu favorito nesta categoria. Mas este Óscar deverá ir parar às mãos de Emmanuel Lubezki pelo seu igualmente sublime trabalho em "The Revenant".

Melhor Edição
Vencedor Provável - The Big Short
Escolha Pessoal - Spotlight

A luta entre "The Big Short" e "Spotlight" está renhida. Estes dois projetos beneficiaram imenso das suas magnificas edições que foram levadas a cabo por dois profissionais de elevado calibre. "The Big Short" parece partir na dianteira desta luta, até porque venceu os prémios do sindicato, mas "Spotlight" terá certamente uma palavra a dizer.

Melhor Direcção Artística
Vencedor Provável - Mad Max: Fury Road
Escolha Pessoal - Mad Max: Fury Road

Embora "The Revenant" seja também um candidato de peso, parece-me mais provável que a Academia opte por premiar a direção artística de "Mad Max: Fury Road". Estes dois filmes são tecnicamente interessantes, mas neste campo mais particular, "Mad Max: Fury Road" parece conseguir uma ligeira vantagem.

Melhor Guarda Roupa
Vencedor Provável - Carol
Escolha Pessoal - Carol

À partida, "Mad Max: Fury Road" seria o favorito, mas perante o valor que o guarda roupa tem nos respetivos filmes nomeados, "Carol" tem que ficar com o peso do favoritismo. A par da excelência do guarda roupa de "Carol", que acrescenta tanto requinte ao filme, é também preciso dizer que a responsável por esse tão delicado trabalho é a experiente Sandy Powell que merece conquistar aqui o seu quarto Óscar nesta categoria, tal é a qualidade deste seu novo trabalho.


Melhor Caracterização e Penteado
Vencedor Provável - Mad Max: Fury Road
Escolha Pessoal - Mad Max: Fury Road

Não haverá aqui muitas duvidas. Numa das categorias mais previsíveis deste ano, "Mad Max. Fury Road" deverá conquistar sem contestação este prémio. Se dúvidas existirem basta recordar as suas personagens exóticas e tão habilmente caracterizas que habitam num mundo pós-apocalíptico tão exuberante.

Melhor Banda Sonora
Vencedor Provável - The Hateful Eight
Escolha Pessoal - Carol

Será mais que justo homenagear a brilhante carreira musical do experiente compositor italiano Ennio Morricone com o Óscar de Melhor Banda Sonora. Todas as previsões apontam para este cenário e o seu brilhante trabalho em "The Hateful Eight" justifica claramente a entrega este prémio. Mas num contexto mais pessoal teria que atribuir este prémio a "Carol" pela sua fantástica banda sonora que t\ao bem completou um filme soberbo. 

Melhor Canção Original
Vencedor Provável -  Simple Song 3 - Youth
Escolha Pessoal -  Simple Song 3 - Youth

É certo que "Writing on the Wall" (Spectre) venceu o Globo de Ouro, mas dificilmente vencerá o Óscar. O vencedor mais justo seria "Simple Song 3" (Youth), mas as canções dos documentários "Racing Extinction" e "The Hunting Ground" também seriam vencedores de valor. O único ultraje seria a vitória de "Earned It" do filme "Fifty Shades of Grey"


Melhores Efeitos Visuais
Vencedor Provável -  Star Wars: The Force Awakens
Escolha Pessoal - Star Wars: The Force Awakens

Na categoria das mega produções, "Star Wars: The Force Awakens" aparece como o claro favorito para vencer o Óscar de Melhores Efeitos Visuais, nem seu seja pelo passado na saga nesta categoria. O único obstáculo parece ser "The Martian" que, quem sabe, poderá ter uma palavra a dizer. É preciso não esquecer também "The Revenant" que, num plano mais secundário, poderá surpreender por causa do tão popular urso que atacou Leonardo DiCaprio.

Melhor Edição de Som
Vencedor Provável - The Revenant
Escolha Pessoal - The Revenant

O único candidato afastado parece ser "Sicario". "Mad Max: Fury Road" e "The Martin" têm potencial para surpreender, mas tudo aponta para que este Óscar seja decidido entre o mais tímido "The Revenant" e  o mais exuberante "Star Wars: The Force Awakens". Há uma maior tendência para o primeiro devido à espetacular subtileza do seu som, mas por esta altura qualquer um justifica esta conquista

Melhor Mistura de Som
Vencedor Provável - The Revenant
Escolha Pessoal - The Revenant

A imprevisibilidade é a palavra de ordem nesta categoria, porque com a excepção de "Bridge of Spies", qualquer um dos outros quatro candidatos tem fortes hipóteses de levar para casa este prémio. No fundo tudo dependerá dos gostos da Academia e, neste campo, "The Revenant" parece ter uma vantagem.

Enviar um comentário

2 Comentários

//]]>