AÇÃO02! – 39 Escolas de Todo o País Concorrem Nas Categorias de Melhor Ficção e Animação

Já é conhecida a seleção de nomeados do AÇÃO02! – Festival de Vídeo Escolar. A segunda edição do evento promovido pela Câmara Municipal de Viana do Castelo e pela AO NORTE – Associação de Produção e Animação Audiovisual, no âmbito dos XVI Encontros de Cinema de Viana, conta com trinta e nove filmes provenientes de escolas de todo o país. Os prémios dividem-se por três ciclos escolares: 1º e 2º Ciclos do Ensino Básico; 3º ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário. Cada ciclo será premiado em duas categorias: melhor ficção e melhor filme de animação. Cada prémio terá o valor de 500 euros (quinhentos euros) em material destinado à produção audiovisual da Escola. O Festival AÇÃO02! decorrerá nos dias 10 e 11 de Maio, no Teatro Municipal Sá de Miranda, em Viana do Castelo, com a exibição de todos os filmes nomeados.
A primeira sessão será no dia 10 de Maio, entre as 10h30 e as 12h00, e destina-se à exibição dos filmes pertencentes ao 1º e 2º Ciclos do Ensino Básico. O ciclo iniciar-se-á com a exibição dos nomeados na categoria de melhor filme de animação, provenientes de escolas de Coimbra, Loures, Vila do Conde e Arouca. Posteriormente, exibir-se-ão os filmes selecionados para a categoria de melhor filme de ficção, oriundos de escolas da Madeira, Paredes e Vila Nova de Famalicão. A sessão referente ao 3º Ciclo e Secundário decorrerá, no dia 11 de maio, entre as 10h30 e as 12h30. Primeiro, com a exibição dos nomeados de ambos os ciclos na categoria de melhor filme de animação. Uma seleção que conta com concorrentes de Coimbra, Santa Maria da Feira, Caldas da Rainha, Vila do Conde, Porto, Setúbal e Esposende. A segunda parte da sessão será dedicada aos filmes integrantes da seleção para melhor filme de ficção que provêm de escolas de Viana do Castelo, Vila Nova de Gaia, Faro, Ponte da Barca, Albergaria-a-Velha, Arcos de Valdevez, Ponta Delgada e Porto. A seleção dos trinta e nove filmes do festival coube ao júri composto por Alexandre Martins, Luiza Monteiro Pereira e Sérgio Nogueira.
A promoção da prática e cultura audiovisual em contexto escolar continua a ser uma das grandes apostas da AO NORTE – Associação de Produção e Animação Audiovisual que pretende, com este festival, valorizar a utilização do vídeo como ferramenta criativa e permitir, aos mais jovens, uma oportunidade de divulgação e reconhecimento do seu trabalho. A pluralidade de candidaturas, originárias de todas as partes do país, ilustra o empenho e dedicação na afirmação da utilização criativa do audiovisual como ferramenta educacional. Mais informações na página oficial da AO NORTE: www.ao-norte.com

0 comentários:

Enviar um comentário

 

Descontos Em Bilhetes de Cinema

Crítica da Semana


Membro Oficial

Membro Oficial