Crítica - Hologram For The King (2016)

Realizado por Tom Tykwer
Com Tom Hanks, Sarita Choudhury, Alexander Black

O que seria de "Hologram For The King" sem Tom Hanks? Este experiente ator com méritos já muito reconhecidos em Hollywood é a alma desta comédia e o seu maior atributo. Esta sua performance nem sequer se aproxima das suas interpretações mais memoráveis e sublimes, mas mesmo assim conquista um mérito muito próprio no seio desta comédia sempre tão carente de talento, sentido e criatividade.
A sua história desenrola-se na Arábia Saudita, onde Alan (Tom Hanks), um falido empresário americano, tenta fechar aquele que ele espera ser o negócio da sua vida. Enquanto tenta conseguir a tão almejada reunião de negócios com o Rei da Arábia Saudita, Alan embarca numa espécie de jornada de autodescoberta por entre os diferentes costumes locais e dificuldades laborais, jornada essa que acaba por se revelar excessivamente árida, já que raramente obedece a um ritmo desejável ou a caminhos capazes.
É precisamente este o maior problema desta obra. As ideias de introspeção e reaproximação que movem o caminho de Alan até são prometedoras, mas não são devidamente exploradas por um enredo por vezes demasiado seco no que toca às emoções e à essência humana ou intelectual das suas intenções. Isto torna "Hologram For The King" num produto inicialmente prometedor mas eventualmente confuso e cansativo. É certo que por vezes somos surpreendidos por certos pontos curiosos que o filme opta por incluir na jornada de Alan, como o ataque cerrado aos negócios da China ou aos projetos megalomanos da Arábia Saudita. O problema é que estes apontamentos de qualidade pecam pela sua escassez e acabam por não ter uma consequência mais explícita. O que sobra é portanto uma trama que aposta numa experiência humana cujo real conteúdo se revela objetivamente entediante, mas acima de tudo desapontante. E sem a já mencionada capacidade criativa de Hanks, tal jornada humana seria ainda mais desprovida de emoção ou interesse, já que é graças a este experiente ator que "Hologram For The King" consegue puxar pelos serviços mínimos de atenção do espectador.

Classificação - 2 Estrelas em 5

Enviar um comentário

0 Comentários

//]]>