Crítica - Hidden Figures (2016)

Realizado por Teodore Melfi
Com Taraji P. Henson, Octavia Spencer, Janelle Monáe

Uma valorosa história sobre os bastidores da NASA está na base deste “Hidden Figures”, um interessante drama que explora a superação do preconceito, da indiferença e da disparidade no seio de um conjunto de pessoas de diferentes etnias, valores e educações que, juntos, fizeram história. Baseado numa poderosa história verídica muito pouco conhecida, “Hidden Figures” traz-nos Taraji P. Henson, Octavia Spencer e Janelle Monáe na pele de Katherine Johnson, Dorothy Vaughn e Mary Jackson, três mulheres afro-americanas brilhantes que trabalharam na NASA e foram os cérebros por trás de uma das maiores operações da história, o lançamento do astronauta John Glenn para a órbita, um incrível feito que restaura a confiança da nação, agita a Corrida Espacial e reanima o mundo. O trio visionário atravessa género e raças para inspirar as gerações a sonharem alto.


As performances de Henson, Spencer e Monáe são a força motriz do filme, nomeadamente as das duas primeiras. Estas duas experientes atrizes merecem, sem qualquer questão, todos os elogios que lhes estão a ser atribuídos pelas suas respectivas performances, porque rentabilizam verdadeiramente as suas personagens e, consequentemente, o próprio filme. A este trio de luxo juntam-se outros atores secundários famosos que também têm boas performances, como é por exemplo o caso do veterano Kevin Costner.
Este elenco de luxo dá portanto vida a uma história muito bem explorada e aproveitada que, por via de três histórias muito particulares, percorre uma série de importantes e imponentes questões sociais e culturais relativas à complicada época da segregação. Tais temas sérios cruzam-se também com fortes e interessantes momentos históricos relativos à NASA e à Corrida do Espaço, mas no fundo acabam por ser as experiências que estão adstritas às três protagonistas que capitalizam esta bela obra e lhe dão toda a vida e emoção. No fundo estes dramas são maravilhosamente retratados e demonstram bem a força destas três mulheres bem reais, sendo de realçar a forma como as três enfrentaram, à sua maneira, todas as dificuldades inerentes às suas vidas e carreiras. E no fundo são estes dramas que, pela sua dinâmica e força, põem em perspectiva as fortes questões sociais e raciais que servem de pano de fundo dramático e histórico deste projeto, 
É neste sentido dramático, histórico e realista um filme muito bem construído e muitíssimo interessante. Um bom elenco, uma boa história e uma dinâmica vivaz tornam "Hidden Figures" num projeto muito fácil de ver que se torna, pela sua própria natureza apelativa, num produto de entretenimento extremamente satisfatório.  

Classificação - 4 Estrelas em 5

Enviar um comentário

1 Comentários

//]]>