Top 10 - Melhores Filmes de 2016

O ano de 2016 já terminou e chegou por isso a altura de escolher aqueles que foram, no meu entender, os Melhores Filmes de 2016. Eu relembro que esta lista versa apenas sobres os filmes que estrearam nas salas de cinema portuguesas entre Janeiro e Dezembro de 2016, não estando por isso incluídos os filmes de 2016 que vão estrear em 2017, ou os filmes de 2016 que nem sequer vão passar por cá.

1º - Carol

Um dos dramas mais requintados de 2016. Protagonizado por Rooney Mara e Cate Blanchett, "Carol" é um exemplo de qualidade cinematográfica proveniente de Hollywood. A sua história sedutora e dramática é muito bem explorada e interpretada, sendo comandada por um experiente Todd Haynes que demonstra neste produto de qualidade todo o seu calibre.

2º - Spotlight

Vencedor do Óscar de Melhor Filme, "Spotlight" apenas estreou em Portugal no final de Janeiro de 2016, mas chegou bem a tempo de convencer os espectadores portugueses. Com um elenco de luxo, um tema fortíssimo e uma trama bem estruturada, "Spotlight" justificou em pleno todos os elogios e prémios que recebeu.

3º - When Marnie Was Here

Em “When Marnie Was Here”, o famoso Studio Ghibli encontrou mais um sucesso e um clássico instantâneo. Um filme belíssimo a todos os níveis que não deixa nenhum espectador indiferente ao seu magnetismo natural.

4º - The Revenant

Foi "The Revenant" que finalmente deu o tão desejado Óscar de Melhor Ator a Leonardo DiCaprio. A sua performance justificou em pleno a entrega deste e de outros galardões. O filme em si também convenceu graças ao espirito de sacrifício que incute no espectador, mas também devido à magnificiência e competência técnica que esta obra de Alejandro González Iñárritu exulta em todos nós.

5º - The Big Short

O filme mais divertido que estreou em 2016 em Portugal, sendo também um dos mais completos e competentes na hora de explorar a Crise Financeira de 2008. Um elenco de luxo, que ajuda a elevar todo o filme graças a prestações sublimes de astros como Steve Carell ou Christian Bale,  também ajuda a colocar "The Big Short" num plano de elevada referência.


6º - I, Daniel Blake

Vencedor da Palma de Ouro do Festival de Cannes 2016, "I, Daniel Blake" é mais um excelente filme de Ken Loach. A sua passagem por Portugal foi bastante tímida, mas ninguém fica indiferente à qualidade deste projeto dramático repleto de questões sociais.

7ª - Room

Eleito o filme sensação de 2015, “Room” apanhou todos de surpresa com a sua qualidade e, apesar de ter sido o último dos candidatos aos Óscares a ter estreado em Portugal, conseguiu mesmo assim destacar-se pelo seu inerente brilho.

8º - The Song of The Sea

Entre todos os filmes de animação que estrearam em 2016, "The Song of The Sea" foi o mais polivalente já que tanto agrada a um público infantil como adulto. Produzido pela Cartoon Saloon, "Song of The Sea" chegou muito tarde às salas de cinema portuguesas, mas chegou bem a tempo de espalhar magia e qualidade pelos nossos espaços. A sua trama didática e emotiva aliada a uma excelente vertente técnica ajudam a explicar o seu elevado nível de qualidade.

9º - El Clan

Um dos melhores filmes sul-americanos dos últimos anos. Ao apostar num registo mais comercial e menos dramático, “El Clan” conquistou fãs e colheu merecidos aplausos. Em certa medida, “El Clan” surge no panorama cinematográfico como o sucesso de qualidade do aclamado thriller argentino “El Secreto de Sus Ojos”.

10º - Arrival

O melhor blockbuster de 2016 é também um dos maiores filmes do ano. No fundo, "Arrival", de Dennis Villeneuve, transcende o típico filme de ficção científica ao apresentar uma impressionante e surpreendente mistura de criatividade, drama e astúcia que eleva todo o projeto até um patamar de qualidade muito interessante.

Menção Honrosa - Elle

O regresso de Paul Verhoeven aos impactantes thriller eróticos surpreendeu mas, acima de tudo, convenceu pela sua qualidade. Liderado por uma soberba Isabelle Huppert, "Elle" aposta numa história intrigante com sequências intensas muito bem filmadas que, no conjunto geral, funciona na perfeição e cumpre o que lhe era exigido.

Enviar um comentário

0 Comentários

//]]>