MONSTRA 2017 - Apresentação

O MONSTRA - Festival de Animação de Lisboa está de volta e em 2017 terá como país convidado a Itália. O Monstra decorre entre 16 a 26 de Março e terá 264 filmes a concurso. Em competição estarão portanto 264 filmes e, destes, 57 na secção Curtas Internacionais, 75 na Curtas de Estudantes, 48 na Curtíssimas, seis na Longas e 65 na Curtas Portuguesas. Entre as seis longas metragens em competição destaque, claro está, para o filme "My Life as a Zucchini", de Claude Barras, que se encontra nomeado para o Óscar de Melhor Filme Estrangeiro. O outro filme de destaque é o japonês "The Anthem of the Heart", de Tatsuyuki Nagai, que terá a função de representar o Japão na Competição Oficial contra as obras europeias, como "My Life as a Zucchini", "Louise By The Shore" ou "Molly Monster". 
Como país convidado, a Itália trará ao Monstra mais de oitenta produções, entre longas e curtas metragens, assim como uma retrospetiva de grandes realizadores italianos, onde serão exibidos filmes de cineastas como Bruno Bozzetto, Enzo d'Aló, Simone Massi e Gianluigi Toccafondo. Também haverá uma retrospetiva dedicada a Pinóquio, que decorrerá na Cinemateca Portuguesa e que começa com o clássico filme de 1940 da Walt Disney que, como bem se sabe, adaptou o livro italiano "As Aventuras de Pinóquio", de Carlo Collodi, aos cinemas, Tal retrospetiva termina com a exibição da versão animada de Enzo d'Aló de 2012 do mesmo conto. Depois de Lisboa, o Monstra irá passar por mais seis cidades: Tavira, de 6 a 27 de Abril, Portalegre, de 19 a 21 de Abril, Porto, de 23 a 25 de Maio, Oeiras, em Maio, Coimbra, de 30 de Maio a 1 de Junho, e Torre de Moncorvo, de 2 a 4 de Junho.Saiba mais sobre o MONSTRA 2017 em http://www.monstrafestival.com/home/
Em 2017, o Festival Monstra organiza o seu primeiro painel sobre animação e realidade virtual (VR), uma iniciativa única em Portugal, que irá decorrer no dia 18 de março, no Cinema São Jorge, com entrada livre. Dos videojogos ao cinema, a VR ganha, cada vez mais, um lugar de destaque na indústria do entretenimento, o que torna o seu debate indispensável. O painel será assim constituído por: Rachid El Guerrab, project manager da ©Google Spotlight Stories; Tim Ruffle, realizador da Aardman Animation; Luke Ritchie, Head of Interactive Arts do Nexus Studios; Rui Guedes, fundador da Ground Control Games; e Filipe Luz, coordenador da licenciatura de Aplicações Multimédia e Videojogos na Universidade Lusófona. Esta talk contará com uma apresentação de cada um dos participantes seguida de uma conversa sobre Animação e VR moderada pela jornalista de tecnologia da informação Susana Marvão. Neste dia o público poderá ainda experimentar os projetos de VR dos participantes no painel, através de equipamentos HTC VIVE e ©Google Cardboard. Estarão em demonstração projetos da ©Google Spotlight Stories, Nexus Studios, Aardman, Ground Control Games e Univeridade Lusófona. A entrada no encontro é livre e deve ser feita por inscrição para festival@monstrafestival.com (sujeita à lotação da sala). Entre as 14h00 e as 17h00, os projetos continuarão em demonstração na sala 2, sem necessidade de inscrição.

Enviar um comentário

0 Comentários

//]]>