Festa do Cinema Italiano 2017 - Apresentação

A Festa do Cinema Italiano realiza-se de 5 a 13 de Abril e, pela primeira vez, acontece simultaneamente em cinco cidades: Lisboa, Porto, Coimbra, Almada e Setúbal, seguindo depois para mais de 15 cidades portuguesas e três países: Brasil, Angola e Moçambique. Em Lisboa, o festival realiza-se no Cinema São Jorge, nos Cinemas UCI – El Corte Inglés e na Cinemateca Portuguesa – Museu do Cinema, onde serão exibidos mais de 50 filmes, entre curtas e longas-metragens de ficção, documentário e animação.
Nesta edição são exibidas, nas sessões de abertura e de encerramento, as antestreias dos filmes "Fai bei sogni" (Sonhos Cor-de-rosa), de Marco Bellocchio e "In guerra per amore", de Pif, respetivamente. Destaque também para a exibição nesta edição do grande sucesso italiano da passada temporada "Perfetti sconosciuti" (Amigos, Amigos, Telemóveis à Parte), de Paolo Genovese. Nos dez anos de Festa do Cinema Italiano é comemorada também a Commedia all’italiana e um dos seus fundadores, Dino Risi, em ocasião do centenário do seu nascimento. Este evento é realizado em colaboração com a Cinemateca Portuguesa – Museu do Cinema, numa seleção que inclui dez filmes, entre os quais "Il sorpasso", que dá nome à associação que organiza o festival.
Na secção Amarcord, dedicada aos tesouros da cinematografia italiana, serão exibidos outros filmes italianos que, através de caminhos diferentes, entraram no imaginário de milhões de espectadores. É o caso da obra prima "Suspiria", de Dario Argento, mas também do clássico "Lo chiamavano Trinità", uma famosa paródia dos Spaghetti Western apresentada em homenagem a Bud Spencer.
Haverá também espaço para a gastronomia italiana por intermédio do conhecido Cine-Jantar, que junta um jantar italiano com a exibição de um grande filme italiano. Também na via gastronómica destaque para a Rota dos Sabores, onde se inserem 15 gelatarias e restaurantes italianos que, em Lisboa, terão menus temáticos inspirados no cinema italiano. As crianças também não foram esquecidas na Festa do Cinema Italiano e, em parceria com a MONSTRA – Festival de Animação de Lisboa, serão exibidos, na secção Piccolini, doze filmes de animação 
Vamos a preços. Em Lisboa os bilhetes custam 4€ (bilhete normal) e 3€ (<25 e="">65 anos). Nas outras cidades os preços são semelhantes, sendo que pode haver sessões  especiais com preços especiais. Para além de Lisboa, a Festa do Cinema Italiano realiza-se no Porto (5 a 12 de Abril no Teatro Rivoli e no UCI – Arrábida 20), em Coimbra (5 a 7 de Abril no Teatro Académico Gil Vicente), em Almada (5, 9 e 12 de Abril no Fórum Municipal Romeu Correia) e em Setúbal (7 a 9 de Abril no Cinema Charlot). Todas as novidades e informações sobre a programação do festival podem ser acompanhadas no site www.festadocinemaitaliano.com 

Enviar um comentário

0 Comentários

//]]>