Judaica 2017 - Apresentação

A Judaica – Mostra de Cinema e Cultura está de regresso para uma 5ª Edição e este ano vai-se realizar em quatro localidades: Lisboa, Cascais, Belmonte e Castelo de Vide. Este ano o evento conta com um programa extenso e variado, comissariado por Rui Tendinha, com duas antestreias nacionais, duas dezenas de filmes, debates, concertos, fotografia, gastronomia e literatura.
O ciclo arranca em Lisboa a 28 de Março, no Cinema São Jorge, com um dos filmes mais esperados do ano "Denial"/"Negação". Esta obra conta a história da prestigiada historiadora Deborah E. Lipstadt que lutou em tribunal pela verdade histórica quando o polémico negacionista do Holocausto, David Irving, a processou por difamação. Rachel Weisz, Timothy Spall e Tom Wilkinson são os protagonistas deste projeto britânico que marcou 2016. No dia 29 de Março terá lugar um debate em torno do acutilante tema do filme - "Negacionismo, Pós-Verdade: Defender o Indefensável?" - que contará com a participação de Esther Mucznik, Pedro Aires Oliveira e Renato Barroso e moderação de Cláudia Ninhos.
Ao longo dos restantes dias da Judaica será exibido um conjunto excepcional de filmes de todo o mundo, também sem estreia comercial, entre os quais: "Operação Antropóide", "Lou-Andreas Salomé - A Vida de uma Filósofa", "Weiner", "O Rei do Once" ou "O Jovem Karl Marx". A sessão de encerramento da Judaica ficará a cargo de "A Guerra dos 90 Minutos", um falso-documentário israelita em que o estádio de Leiria é o palco onde o conflito entre Israel e a Palestina se irá resolver num jogo de futebol entre as duas selecções. A sessão conta com a presença do realizador, Eyal Halfon, e do produtor Assaf Amir. Saiba mais sobre a Judaica AQUI.

Enviar um comentário

0 Comentários

//]]>