Encontros de Cinema de Viana - Conclusão

O filme “Clausura”, da autoria de Mariana França e Gildo António, é o documentário vencedor do prémio PrimeirOlhar e do prémio PrimeirOlhar Cineclubes, atribuídos este domingo aos estudantes do Centro de Audiovisual de São Bernardo do Campo, de São Paulo (Brasil), no âmbito dos XVII Encontros de Cinema de Viana do Castelo. A curta-metragem documental vencedora aborda vários artistas que sofrem de doenças mentais e explora o impacto dos estados depressivos, esquizofrénicos e bipolares na criação artística. O tema é inspirado na história da própria realizadora Mariana França que é também atriz e produtora cultural e partilha perante a câmara a sua condição depressiva.
O júri do prémio oficial PrimeirOlhar, constituído por Alice Fátima Martins, da Universidade Federal de Goiás, Carlos Henriques, da empresa Colorize, e Carlos Campos Coelho, da Escola Superior de Tecnologia de Abrantes, foram unânimes ao destacar neste filme a aproximação que os realizadores demonstram com as personagens sociais. Também o júri do prémio PrimeirOlhar Cineclubes foi sensível a esta relação entre a equipa de filmagens e os entrevistados, destacando este filme dos demais. O prémio PrimeirOlhar Cineclubes é atribuído anualmente pela Federação Portuguesa de Cineclubes em parceria com a Federación de Cineclubes de Galicia, que se fizeram representar por Rodrigo Francisco, do Cineclube de Viseu, Javier Rodriguez, do Cineclube de Dzine de Lalín, e Fernando Lopez Perez, do Cineclube Ádega, de Vilagarcía de Arousa em Pontevedra.
Para esta edição dos prémios PrimeirOlhar estiveram a concurso 19 filmes. A competição, promovida no âmbito dos Encontros de Cinema de Viana, premeia anualmente o melhor filme documental realizado por alunos de escolas de Cinema, Audiovisual e Comunicação, oriundos de Portugal, da Galiza e dos Países de Língua Portuguesa, atribuindo o valor pecuniário de 1.000 euros em cada uma das categorias. A XVII edição dos Encontros de Cinema de Viana começaram no dia 2 de Maio e terminam este passado domingo, sendo uma iniciativa da AO NORTE – Associação de Produção e Animação Audiovisual, com a colaboração da Câmara Municipal de Viana do Castelo.

0 comentários:

Enviar um comentário

 

Descontos Em Bilhetes de Cinema

Crítica da Semana


Membro Oficial

Membro Oficial