Crítica - Brad's Status (2017)

Realizado por Mike White
Com Ben Stiller, Austin Abrams, Jenna Fischer


Passou quase despercebido nos Estados Unidos e até na Europa, talvez por ser distribuído pela Amazon Studios que, como se sabe, privilegia o streaming. Mas o que é certo é que "Brad's Status" apresenta-nos uma intrigante e perspicaz narrativa familiar que denota algumas notas de qualidade. Esta obra tem o veterano Ben Stiller no papel de Brad, um empresário que possui uma carreira lucrativa e uma vida familiar feliz, mas isso não lhe é suficiente. Ele está obcecado em ser o mais bem-sucedido entre os seus ex-colegas de escola, todos eles estrelas nos seus respetivos ramos. Em plena crise de meia idade, Brad leva o filho, Troy, a visitar várias universidades na Costa Este dos EUA, sendo este o ponto de viragem para a sua crise e até para a sua relação com o seu filho. 
É ao longo desta viagem familiar que "Brad's Status" se torna num filme incisivo sobre valores, sonhos e ambições. Sem nunca perder a sua base familiar, a sua história leva-nos numa curiosa viagem pelo comportamento humano e pelas relações afetivas entre amigos, familiares e até desconhecidos. Tudo isto para expor crises, problemas e deficiências que surgem no pensamento existencial de cada pessoa ao longo da sua vida, por muito boa que esta seja. O que sobra no final são, portanto, várias lições sobre perspetiva e capacidade que são facilmente aplicáveis ao nosso quotidiano.
Embora não seja um filme imensamente dinâmico e envolvente, "Brad's Status" é uma dramédia bastante inteligente e positiva. É certo que tem pontos negativos fraturantes, como a sua banda sonora, por exemplo, mas os aspetos positivos valorizam-no imenso. Entre estes destaca-se também as performances magnéticas de Ben Stiller e Austin Abrams que apresentam uma excelente dinâmica familiar. Esta ajuda imenso a vender e credibilizar este razoável produto cinematográfico que nos faz pensar (e muito) sobre o rumo da vida. 

Classificação - 3 Estrelas em 5

Enviar um comentário

0 Comentários

//]]>