Crítica - Last Flying Flag (2017)

Realizado por Richard Linklater
Com Steve Carell, Bryan Cranston, Laurence Fishburne

Toda a indústria cinematográfica reconhece a Richard Linklater a vocação para nos contar histórias envolventes e interessantes. Os seus filmes primam, tradicionalmente, por diálogos completos e complexos que aprofundam a natureza humana a vários níveis. Tais diálogos exploram vários níveis de complexidade e, por norma, introduzem ao enredo uma deliciosa profundidade e equilíbrio.
O seu mais recente projeto, "Last Flag Fying", não foge à tradição e também se destaca como um orgulhoso exemplo de um típico filme de Linklater. Uma vez mais, o realizador de obras como "Before Sunrise" ou "Boyhood" brinda-nos com um produto que explora inúmeras questões e emoções preponderantes, sendo que neste caso as questões relativas à família, patriotismo, camaradagem, desgosto e amizade são os destaques centrais. Também podemos encontram um rol impressionante de fantásticos diálogos que permitem explorar ao detalhe esses temas, mas que também conseguem introduzir e desenvolver habilmente o percurso individual e coletivo dos três protagonistas. Tais diálogos também primam por um equilíbrio muito interessante entre o drama e o humor, sendo tal equilíbrio é absolutamente preponderante para um resultado final acima da média.
Embora seja um produto típico de Linklater, "Last Flag Flying" está longe de ser o mais criativo, profundo ou dinâmico da sua carreira. É um filme como clara qualidade, mas que por vezes perde-se demasiado no seu estilo "road trip movie" e não explora com tanto pormenor como se esperava certos temas fraturantes, como as consequências da Guerra ou as complexidades do Luto. Em todo o caso a história de três antigos veteranos da Guerra do Vietname que se juntam de novo para ajudar um deles a enterrar com dignidade o filho que foi morto na Guerra do Iraque é muito interessante de seguir. Não só por tudo o que foi dito, mas também pelas extraordinárias performances dos três atores que interpretam esses três veteranos. São eles os experientes Steve Carell, Laurence Fishburne e Bryan Cranston. Este último, apesar de não interpretar a personagem mais dramática, acaba por se destacar como a alma do filme graças ao humor que lhe incute. As personagens de Cranston e Fishburne acabam por funcionar como os apoios moralmente contraditórios da personagem de Carrel, esta sim a personagem mais dramática do filme e que também é habilmente interpretada.
É pena que perante o talento do elenco, a qualidade do realizador e o nível do enredo, "Last Flag Flying" não seja soberbo. Não houve coragem para aprofundar temas mais sérios e controversos que apensa são levemente explorados, sendo que esta contenção acaba por prejudicar um dos grandes objetivos da mensagem patriótica e desgostosa do filme. Já pode ver o Filme Online no FILMIN!

Classificação- 3,5 Estrelas em 5

Enviar um comentário

0 Comentários

//]]>