MONSTRA 2018 - Apresentação

A MONSTRA - Festival de Animação de Lisboa regressa de 8 a 18 de Março para celebrar os seus 18 anos. Nesta edição, o festival irá prestar homenagem ao cinema de animação da Estónia, exibindo cerca de 140 filmes deste país, entre filmes históricos, contemporâneos, retrospetivas de realizadores, como Priit Pärn, Priit Tender, Kaspar Jancis, Ülo Pikkov ou Rao Heidmets, longas-metragens e filmes para pais e filhos. A Estónia, que em 2018 comemora 100 anos de independência do Império Russo, foi o primeiro país europeu a fazer filmes em estereoscopia e, por esse motivo, a MONSTRA programa uma sessão de curtas estereoscópicas e a longa "Lisa Limone e a Laranja Maroc, uma Rápida História de Amor", de Mait Laas. 
Nesta edição, a competição internacional de longas-metragens é composta por 7 filmes: "The Breadwinner" (Crítica AQUI), filme nomeado para os Óscares 2018 como Melhor Filme de Animação, realizado por Nora Twomey, uma estreia absoluta em Portugal; “Have a Nice Day”, realizado pelo chinês Liu Jian, que tem sido alvo de grande censura no seu país; “Ethel & Ernest”, do britânico Roger Mainwood; “Cinderella The Cat”, filme italiano realizado por Ivan Cappiello, Marino Guarnieri, Alessandro Rak e Dario Sansone; “Rabbit Schoole” do alemão Ute von Münchow-Pohl; “The Oddsockeaters”, da República Checa, realizado por Galina Miklinova; e “A Silent Voice”, da jovem realizadora japonesa Naoko Yamada.
A competir pelo Prémio Vasco Granja / SP Autores, estarão 12 curtas portuguesas, produzidas em 2017 e 2018, por realizadores como André Ruivo, Catarina Sobral, Marta Monteiro, Joana Imaginário,  Joana Toste, Pedro Serrazina, entre outros. Como é habitual, a MONSTRA conta ainda com as secções de competição de Curtas-metragens, competição de Estudantes, competição Curtíssimas (filmes até 2 minutos) e competição Monstrinha, a secção do Festival dedicada ao público mais novo.


A MONSTRA volta a homenagear o cinema de animação japonês. Este ano, o realizador Kunio Katō, que ganhou um Óscar em 2008  para Melhor Curta-Metragem com “A Casa dos Pequenos Cubos”, vai estar em Lisboa com uma retrospetiva das suas curtas-metragens; vai ainda ser prestada uma homenagem ao realizador Mamoru Hosoda, com a exibição de 4 longas-metragens; vai ser projetado o filme “Gochu, o Violoncelista”, do mestre Isao Takahata, cofundador do Studio Ghibli;  e, por fim, o realizador Koji Yamamura, também orcarizado, apresenta em Lisboa uma retrospetiva dos seus filmes e dos seus alunos da Universidade de Tóquio, no programa da Monstra Universitária.
Um dos grandes destaques deste ano, é ante-estreia do filme “A Idade da Pedra” (Early Man), filme realizado por Nick Park e produzido pelos estúdios britânicos Aardman. O filme estreia no dia 7 de março, um dia antes do arranque oficial do festival e traz a Lisboa o português Emanuel Nevado, da equipa de animação do filme e o realizador Nick Park, que, no dia 10 de março, vai dar na Monstra uma masterclasse e apresentar os seus filmes.


Na secção históricos, que nesta edição se intitula “Fugas para a Liberdade”, serão exibidos “Yellow Submarine”, o aclamado filme de George Dunning sobre os Beatles e a década de 60 e que este ano comemora 50 anos,  “Planeta Selvagem” de Renè Laloux, que celebra 45 anos, “The Secret Adventures of Tom Thumb”, de Dave Borthwick, que completa 25 anos, e ainda “Belleville Rendez-Vous”, que comemora 15 anos, realizado por Sylvain Chomet, que vem a Lisboa falar sobre o seu trabalho numa masterclasse.
A MONSTRA 2018 apresenta ainda filmes nas secções DokAnim (documentários de animação, representados por duas longas e uma retrospectiva do Festival DokLeipzig),TerrorAnim (filmes de animação de terror), Monstra Triple X (uma seleção de filmes sensuais para maiores de 18 anos), Cinema Experimental e ClipAnim (videoclips de animação, que este ano são selecionados pelo músico Filipe Raposo). 
Na cerimónia de entrega de prémios, no dia 17 de Março, o filme "A Origem do Som", do realizador holandês Paul Driessen, vai ter a sua estreia mundial e vai ter uma exposição nas vitrines do Cinema São Jorge.
De 1 a 10 de março, o Cinema Mais Pequeno do Mundo da companhia Ciné Troupe regressa à Praça Luís de Camões com uma seleção de filmes da competição curtíssimas, competindo pelo Prémio Amendoim de Ouro. Durante os fins de semana do Festival, na secção Monstrinha Pais e Filhos, são apresentadas uma vez mais, sessões gratuitas no Baby Monstra (para crianças até aos 3 anos), curtas da Estónia e longas-metragens para as famílias. Para além dos filmes, vão realizar-se durante o festival workshops de animação para pais e filhos. A MONSTRA volta a ter sessões nas escolas e para as escolas da grande Lisboa, com uma programação a pensar no público mais novo: a MONSTRINHA. E, a pensar nos estudantes mais velhos, programa a MONSTRA Universitária.
No Museu da Marioneta, vai inaugurar, no dia 1 de março uma exposição dedicada aos 60 anos da Nukufilm, onde vão ser apresentados 8 sets de vários filmes deste estúdio de animação de marionetas da Estónia, a par de 4 sets de filmes de stop motion portugueses (Pronto Era Assim, de Joana Nogueira e Patrícia Rodrigues; Axl Rose, de Bruno Caetano e Rui Telmo Romão; Amélia e Duarte, Alice Guimarães e Mónica Santos; e Das Gavetas Nascem Sons, de Vitor Hugo).
 Não se esqueça! 
De 8 a 18 de março, a MONSTRA à solta em Lisboa. Também em realidade aumentada.
Todas as informações no site oficial do Festival: AQUI

Enviar um comentário

0 Comentários

//]]>