Análise à Empolgante Banda Sonora de Black Panther, O Blockbuster do Momento


Estreou recentemente em Portugal o filme de ação "Black Panther", um dos blockbusters do ano e o blockbuster do momento! Para além das opiniões muito positivas que tem colhido em Portugal e no Estrangeiro, "Black Panther" está também a reunir muitos elogios graças à sua empolgante banda sonora. 
Esta foi produzida por uma dupla de sucesso formada  pelo popular rapper Kendrick Lamar e por Anthony Tiffit, o fundador da Top Dawg Entertainment. A banda sonora em si foi aprovada pelo realizador Ryan Coogler e foi o próprio Coogler que sugeriu o nome de Lamar para liderar a produção e o processo criativo sonoro deste projeto. Foi uma escolha acertada. A banda sonora revela-se muito atrativa e criativa, mas acima de tudo mescla-se muito bem com os temas, o estilo e o ritmo desta mega produção da Marvel. A banda sonora acompanhou desde cedo o imponente sucesso comercial do filme, já que na sua semana de lançamento nos Estados Unidos entrou diretamente para o  Número Um da US Billboard 200 com 154,000 unidades vendidas. O álbum permaneceu no primeiro lugar na segunda semana, vendendo 131 mil unidades.
Para além de músicas interpretadas por Lamar, esta banda sonora conta ainda com a participação de outros famosos artistas do mundo do rap e do hip hop, como Schoolboy Q, 2 Chainz, Jorja Smith, Vince Staples, Khalid, SZA, Future, Ab-Soul, Anderson Paak, James Blake, The Weeknd  or Travis Scott. Como se percebe é um desfile de poderosos artistas que ajudam a transformar esta banda sonora num produto musical de luxo que transcende o próprio filme.
Entre as canções mais fortes e interessantes destaca-se o tema central, "Black Panther". Interpretada por Kendrick Lamar, "Black Panther" é um tema forte, empolgante e muito ritmado que se enquadra perfeitamente no estilo muito próprio do filme. As influências africanas e afro-americanas estão bem presentes, quer no filme, quer na banda sonora, e isso é particularmente notório em algumas canções, como "All the Stars", que é interpretada por SZA, ou "King's Dead", que é interpretada por Lamar e Future. Um destaque extra para a faixa "Pray for Me", interpretada por The Weeknd, que é, sem dúvida, uma das canções mais influentes do filme.  
Mais do que uma popular soundtrack de um grande blockbuster, esta banda sonora de "Black Panther" é um hino ao hip hop e à musica de influências do género rap. Uma excelente colectânea de canções de grandes artistas que, como produto coletivo, destaca-se pela sua nobre qualidade e que até se pode destacar como um dos grandes álbuns rap de 2018. Há que dar crédito a Lamar por ter orquestrado um grande produto com o seu influente cunho pessoal que se revela em boa parte das canções. No fundo, Lamar tornou esta banda sonora num dos melhores e mais icónicos elementos de "Black Panther". E este é o maior elogio que se pode fazer a um responsável por qualquer banda sonora.  Este álbum já está à venda em Portugal pelas mãos da Universal Music Portugal.

Sinopse de "Black Panter" -  Saído dos estúdios da Marvel, "Pantera Negra" conta a história de T'Challa, que depois da morte do seu pai, o Rei de Wakanda, volta a casa, à nação africana isolada e tecnologicamente avançada, para subir ao trono e assumir o seu lugar como rei. Mas, quando um antigo e poderoso inimigo reaparece, a força de T'Challa como rei e Pantera Negra é testada, quando é atraído para um conflito que coloca o destino de Wakanda e do mundo em risco. Diante da traição e do perigo, o jovem rei deve reunir os seus aliados e libertar o poder total de Pantera Negra para derrotar os seus inimigos e garantir a segurança do seu povo.

Enviar um comentário

0 Comentários

//]]>