E Agora Para Algo Completamente Diferente: Analise Crítica/Turística a Frankfurt (Alemanha)




Frankfurt é a maior cidade da região alemã de Hesse e a quinta maior cidade da Alemanha, tendo hoje em dia uma população de aproximadamente 2 milhões de pessoas. É o centro financeiro da Alemanha e o maior centro financeiro da Europa Continental. Não é por isso de estranhar que estejam aqui localizadas as sedes de importantes instituições como a do Banco Central Europeu, do Banco Federal Alemão e da Bolsa de Valores de Frankfurt, bem como vários grandes bancos comerciais, como por exemplo o Deutsche Bank, o Commerzbank e o DZ Bank. 
Na minha opinião, Frankfurt é uma cidade europeia pouco convencional, já que se aproxima mais do típico estilo urbano das grandes cidades norte-americanas. E digo isto porque, ao contrário de outras grandes cidades europeias, como Paris, Londres, Berlim, Roma ou Bruxelas, Frankfurt é uma cidade organizada segundo um estilo arquitetónico muito urbano, moderno e citadino similar à organização de cidades como Nova Iorque, Chicago, Boston ou Miami. Não é por acaso que isto acontece, já que a história recente de Frankfurt tem fortes ramificações aos Estados Unidos da América, já que desde o fim da Segunda Guerra Mundial até ao Fim da Guerra Fria, os Estados Unidos mantiveram uma forte presença militar, diplomática e social nesta cidade.  
Não é por isso de estranhar que um dos apelos de Frankfurt seja a sua organização urbana e, talvez por isso, seja uma das poucas cidades europeias onde os enormes e belos arranha céus roubem centro das atenções aos edifícios mais históricos e clássicos. E muitos desses arranha céus são as sedes das organizações financeiras já citadas, pelo que se tornam também em importantes monumentos turísticos que devem ser visitados, nem que seja por fora.

Um dos outros atrativos e elementos de relevância de Frankfurt também está relacionado com a sua história com os Estados Unidos da América e é a primeira coisa que se visita na cidade, caso a chegada seja feita por via aérea. Falo claro está do Aeroporto de Frankfurt. Este é um dos mais movimentados de todo o mundo, tendo servido durante anos como base aérea dos Estados Unidos, mas hoje em dia está completamente convertido à aviação comercial. O Aeroporto já é enorme, mas encontra-se presentemente em fase de expansão, pelo que nos próximos anos, este aeroporto deverá duplicar o seu tráfego. Se planeia visitar Frankfurt desde Portugal, então o avião é a sua melhor opção de transporte e recomendo fortemente que escolha viajar para este aeroporto central. A cidade dispõem de um segundo aeroporto para onde voam normalmente as companhias low cost, como a Ryanair, mas desaconselho fortemente optar por este, já que fica a uma distância considerável da cidade e as ligações entre o aeroporto e o centro da cidade nem sempre são regulares. Para aproveitar ao máximo a sua viagem e, já agora, para ficar a conhecer um dos principais aeroportos da Europa e um dos pontos centrais de Frankfurt, então opte por viajar diretamente para o Aeroporto de Frankfurt ou Flughafen Frankfurt am Main.

A Cidade

Para além do seu aeroporto, Frankfurt também é mundialmente conhecida pela sua icónica estação central de comboios. A Estação Central de Frankfurt é um dos maiores terminais de comboio da Europa e um dos mais visitados. A Alemanha é conhecida pelo seu sistema ferroviário de precisão e esta Estação acaba por ser um dos seus ex-líbris. É também um dos edifícios mais antigos da cidade e um dos poucos edifícios históricos que não foram destruídos pela Guerra e que vale a pena visitar com tempo. O lado mau é que fica no epicentro da parte mais perigosa da cidade. Está localizada entre aos bairros mais problemáticos de Frankfurt e, ao seu redor, estão as zonas mais perigosas para turísticas, já que apresentam uma elevada taxa de assaltos. 
Em todo o caso, Frankfurt é considerada uma cidade segura, mas uma visita tem que ser acompanhada pelas precauções necessárias para quem pretende visitar uma grande cidade mundial. Por isso deve evitar visitar, à noite, as zonas mais problemáticas, como as que rodeiam esta estação, e deve sempre viajar, quando possível, em grupo. 
A nível histórico recomenda-se uma visita a dois edifícios centrais: a Catedral de Frankfurt e a ancestral Câmara Municipal (Romer). Estes dois monumentos resistiram às Guerras Mundiais mas, ao longo dos anos, tiveram que ser fortemente intrevencionadas, pelo que não são propriamente marcos históricos intocáveis. Em todo o caso são monumentos de enorme importância para Frankurt e para a Alemanha. Valem certamente uma visita aprofundada e ficam próximos um do outro, sendo que ambos ficam a 10 minutos de distância da Estação de Comboios e do Centro Financeiro. 
É nesse centro financeiro que encontramos os principais arranha céus de Frankfurt que devem ser admirados à distância. Também é junto a este Centro que encontramos a Rua Zeil. É desde o Século XIX uma das mais famosas ruas comerciais da Alemanha. É aqui que pode encontrar as grandes lojas de Frankfurt, bem como o Centro Comercial Zeil que, fiel ao estilo da cidade, apresenta um estilo arquitectónico muito moderno, elegante e criativo. 

A Rua Zeil é das mais movimentadas de Frankfurt, mas se procura um pouco de tranquilidade, então sugiro que ande um pouco até à margem do Rio Reno, um dos rios mais famosos da Alemanha. Este rio atravessa a cidade e, de certa forma, divide a parte comercial e financeira de uma parte mais suburbana. Nesta parte suburbana não há grandes atrações turísticas, mas poderá encontrar bons restaurantes tipicamente alemães, bem como alguns museus de arte e algumas galerias. É neste lado que também se encontram as maiores áreas florestais da cidade.
As duas margens estão ligadas por várias pontes, mas entre elas destaca-se a centenária Ponte de Ferro. No lado Este da Margem do Rio, onde está localizado o Centro Financeiro e o Centro Urbano de Frankfurt, existe um enorme passeio pedonal que permite um passeio muito agradável junto ao rio e com o skyline urbano de Frankfurt como cenário. 
Entre os outros destaques turísticos da cidade há que realçar a Opera de Frankfurt. Também o Jardim Zoológico de Frankfurt é um dos pontos de interesse, mas uma visita a este local é só aconselhado se tiver tempo para dispensar, já que o Zoo é enorme e merece ser visto com tempo.
Como qualquer cidade alemã, Frankfurt é servido por um competente sistema de transportes públicos que fica em conta e que nos leva a qualquer lado. É certo que à noite a frequência não é a desejada, mas quer o Tram, quer os Autocarros, cumprem sem falhas a sua função. 


Conclusão

Infelizmente, Frankfurt não é uma das cidades mais excitantes da Europa. Embora tenha um certo apelo urbano, torna-se um pouco cansativa e aborrecida se a estadia se prolongar no tempo. Embora aja o que fazer, não se pode dizer que Frankfurt seja uma cidade viva em entretenimento diurno ou noturno. Atendendo ao seu tamanho e relevância, Frankfurt tem poucos espaços de lazer e de cultura. É por isso que Frankfurt é ideal para uma escapadela, mas para pouco mais que isso. Não é uma das cidades que ficará na memória de um viajante com experiência e, apesar de ter uma população altamente educada e muito atenciosa, dificilmente ficará no topo de sítios que se vai voltar a visitar.
Em todo o caso tem, como já disse, vários sítios que importa visitar e, entre as cidades da Alemanha, Frankfurt acaba por ser onde se come melhor e de forma mais diversificada. É também uma cidade bem mais limpa e segura que Berlim, por exemplo, mas ao contrário de Munique, Hamburgo, Estugarda, Colónia ou Berlim não tem aquele forte apelo cultural ou aquela essência histórica que capta a nossa atenção. 
É uma metrópole urbana e, embora considere isto, à primeira vista, uma valência, com o tempo confesso que se torna banal e aborrecido.  É, no fundo, uma cidade segura em todos os sentidos da palavra. 


Mas vamos a contas. Quanto custa uma escapadela a Frankfurt? Desde Lisboa ou Porto, os vôos para o Aeroporto de Frankfurt são muito baratos. Se pretende ficar na cidade até 3 Noites conseguirá fazer uma boa viagem a dois por cerca de 500 Euros e com este orçamento neste período de tempo conseguirá ver e fazer, sem pressas, tudo aquilo que de melhor Frankfurt tem para oferecer. A nível gastronómico prove as tradicionais Salsichas Alemãs e Pretzels, bem como as várias bancas de comida de rua que estão espalhadas pelas Avenidas Principais da cidade.

O Melhor - Uma cidade bem organizada, limpa e com um estilo arquitétonico muito moderno. Os arranha céus são impressionantes. O sistema de transportes local funciona muito bem.

O Pior - Não há grandes fontes de entretenimento. É uma cidade que se vê muito rapidamente e que, por isso, esgota também muito rapidamente o seu atractivo turístico. Acredito que seja uma ótima cidade para se morar e é, sem dúvida, uma ótima cidade para visitar num par de dias, mas nunca para passar grandes temporadas turísticas.

Enviar um comentário

0 Comentários

//]]>