Pérolas Indie - In The Fade (2017)

Realizado por Fatih Akin
Com Denis Moschitto, Diane Kruger, Johannes Krisch 
Género - Drama

Sinopse - Inesperadamente, a vida de Katja desmorona-se quando o marido Nuri e o filho Rocco morrem num atentado à bomba. Os amigos e familiares tentam apoiá-la em tudo o que conseguem e Katja consegue sobreviver ao funeral. Mas a busca pelos perpetradores e as razões que levaram ao atentado agravam o luto de Katja, abrindo feridas e dúvidas. Danilo, advogado e melhor amigo de Nuri, representa Katja no julgamento dos dois suspeitos: um casal neo-nazi. O julgamento leva Katja ao limite. Para ela não há outra alternativa senão fazer-se justiça.

Crítica Vencedor do Globo de Ouro de Melhor Filme Estrangeiro, "In The Fade" estreou e destacou-se no Festival de Cannes de 2017 e, desde então, notabilizou-se como um dos melhores filmes europeus do ano mas, apesar da sua qualidade, acabou por ser ignorado pela Academia dos Estados Unidos da América. Mas prémios à parte, "In The Fade" revela-se, efetivamente, como um bom exercício dramático por parte de Fatih Akin. Um cineasta que, nos últimos anos, tem nos vindo a entregar bons projetos cinematográficos e com uma elevada componente dramática e moral. 
Este seu novo projeto pode até ser considerado o mais mediático da sua carreira, mas a sua já característica essência independente está bem presente. E destaca-se sobretudo na forma elegante como opta por retratar a história complexa de uma viúva que tem que lidar com um complexo processo de luto que envolve dois funerais, um ataque terrorista, um processo judicial, um debate sociológico sobre xenofobia, um episódio de abusos de estupefacientes e ainda uma jornada de vingança. É certo que a sua parte final é um pouco excessiva e foge um pouco ao espírito que transmite até então, sendo por isso a sua parte mais desnecessária. Mas até então, "In The Fade" revela-se um filme acima da média.
O que é certo é que, até essa altura, "In The Fade" promove uma história muito complexa sob o ponto de vista dramático e emocional. Esta insere-se num contexto de crescente xenofobismo e racismo na Alemanha e na Europa e aproveita esse contexto para retratar um evento trágico, neste caso um ataque terrorista, e as suas consequências humanas, familiares, sociais e emocionais na vida de uma mulher aparentemente normal. São abordados a seu tempo os principais processos de luto, bem como várias questões morais, legais e humanitárias muito importantes. O que é de valor é que Fatih Akin faz questão de explorar com pormenor e qualidade vários pontos fulcrais, como o xenofobismo, sendo que as melhores sequências do filme são aquelas que se passam no tribunal ou que derivam dos diálogos entre a protagonista e as autoridades. 
No fundo, a sua narrativa é muito completa e abrangente. tendo junto do público uma enorme relevância dramática e social. É esta ligação e competência dramática que levam "In The Fade" a causar tanto impacto e a produzir resultados muito positivos junto dos espectadores. É certo que o seu final exagera ao levar a questão da vingança para um patamar excessivo, mas o que importa reter são os valores que nos são passados e o desenvolvimento integro do enredo. Também há que destacar a soberba performance de Diane Kruger, um dos melhores elementos do elenco e uma autêntica força da natureza no seio desta obra. "In the Fade" já passou pelos Cinemas Nacionais e, agora, está disponível no Filmin Portugal e em outras plataformas VOD. 



Classificação - 4 Estrelas em 5

Enviar um comentário

0 Comentários

//]]>