Crítica – A Quiet Passion (2017)

Realizado por Terence Davies
Com Cynthia Nixon, Emma Bell, Sara Vertongen

É um filme pesado, por vezes até demasiado exagerado nos seus pormenores, mas “A Quiet Passion” não deixa, por isso, de ser uma competente cinebiografia da importante poetisa norte-americana Emily DickinsonL. É aliás uma obra bastante recomendável para quem queira saber um pouco mais sobre a vida e obra de Dickinson, isto porque é bastante fiel aos principais factos históricos da sua vida. 
É certo que é uma obra bastante extensa, mas isto só ocorre porque é efetivamente um filme historicamente extensivo e relativamete fiel ao carácter da poetisa. No fundo, “A Quiet Passion” explora todos os principais momentos da sua vida, desde a adolescência até à sua morte e, talvez por ter um alcance assim tão vasto, acaba por se tornar bastante monótono para quem não esteja à espera.
Não espere, por isso, dar de caras com um filme pleno de dinâmica ou emoção, porque estamos mesmo perante uma obra quase puramente factual que testa a nossa paciência. É, neste sentido, uma obra que corre sempre o risco de se tornar monótona para quem não espera ser bombardeado por informação pura com pouca emoção à mistura. Isto pode ser considerado uma falha, mas a verdade é que o objetivo dos seus criadores nunca passou por fazer um filme normal.
Um bom exemplo disto mesmo é o facto de todos os diálogos apostarem numa linguagem próxima à era vitoriana. É certo que isto não ajuda a levear a trama, mas convém realçar que é um excelente toque personalizado que apela ao realismo, porque era assim que se falava no Século XIX.Neste ponto vale a pena realçar a magnifica performance de Cintya Nixon como Emily Dickison, já que esta atriz, tal como outros do elenco, promove um enorme esforço para manter-se fiel à personagem e à sua época. 
No fundo, “A Quiet Passion” está muito bem conseguido como peça informativa e como retrato pessoal de Emily Dickinson, mas como um filme para as massas não resulta de todo. É no entanto uma película muito interessante que fará as delícias para quem esteja predisposto a aceitar o filme tal e qual como ele é. 

Classificação - 3 Estrelas em 5

Enviar um comentário

0 Comentários

//]]>