Apresentação do PORTO FEMME – Festival Internacional de Cinema


O Porto vai acolher no final de Maio um Festival Internacional de Cinema no Feminino.  De 30 de Maio a 3 de Junho, vários espaços culturais espalhados pela cidade Invicta irão acolher a primeira edição do PORTO FEMME – Festival Internacional de Cinema. Cinema realizado por mulheres, protagonizado por mulheres, sobre temáticas de mulheres, mas que, no fundo, é apenas cinema feito por mulheres para… todos os géneros.
O PORTO FEMME nasce para preencher uma lacuna no panorama cinematográfico nacional, mas acima de tudo para divulgar o cinema no feminino. Nesse sentido, a Associação XX Element Project tem promovido desde Junho de 2017, para além de diversas exposições de artes plásticas, as «Porto Femme Sessions», que, no Maus Hábitos, proporcionaram ciclos temáticos em torno da mulher e ainda acesso a novas extensões de festivais parceiros que revelaram as produções mais recentes de realizadoras oriundas dos quatro cantos do mundo.
Maus Hábitos, Auditório da Biblioteca Almeida Garrett, Cinema Trindade e Casa das Associações são alguns dos espaços que irão acolher a primeira edição do «PORTO FEMME», um festival de cinema dedicado às mulheres, que inova e se diferencia por ser o primeiro festival internacional no feminino em Portugal.
O «PORTO FEMME» tem duas Competições Internacionais distintas: uma para trabalhos realizados por mulheres nos vários géneros cinematográficos; e outra para obras em que, pelo menos, uma mulher desempenha um papel fundamental (argumentista, produtora, animadora ou atriz principal). O festival acolhe também uma Competição Nacional que pretende ser uma montra de exibição da produção nacional feita no feminino.
Será ainda atribuído o Prémio Lutas e Direitos das Mulheres ao melhor filme que aborde as temáticas dos direitos da mulher e da violência de género, independentemente da competição em que esteja inscrito. O Prémio “Lutas e Direitos das Mulheres” pretende dar visibilidade àqueles temas, chamando-os para o centro do debate e estimulando a reflexão. O programa integra igualmente mostras não-competitivas versando a temática «As Mulheres no Mundo e do Mundo» e que passará pela exibição de extensões de festivais parceiros ou sessões temáticas.
E porque pretende ser um ponto de debate, partilha e criação para todas e todos os que amam o cinema, o «PORTO FEMME» é um festival com uma oferta variada e apelativa para o público, que incluirá as sessões competitivas, as mostras e ainda workshops, mesas redondas, sessões de Q&A, entre outras.

Enviar um comentário

0 Comentários

//]]>