Asghar Farhadi Vem a Portugal em Junho!


O famoso cineasta iraniano virá ao Training Ground da 15ª Edição do FEST, Festival Novos Realizadores, Novo Cinema em Espinho no mês de Junho. Nascido no Teerão, Asghar Farhadi tem no seu currículo mais de 30 filmes e séries de televisão, acumulando, em vários deles, as funções de argumentista. Em 2011 ganhou o seu primeiro Óscar na categoria de Melhor Filme Estrangeiro com o filme "A Separation", um drama familiar que tocou o mundo e marcou presença no pódios dos principais festivais do sector, tendo conquistado inclusivé o Urso de Ouro em Berlim. Em 2017 voltou a conquistar o mesmo Óscar com o drama "The Salesman", assumindo-se assim como um dos mais respeitados e galardoados realizadores da actualidade. 
Em Maio deste ano estreou na Cerimónia de Abertura do Festival de Cannes o drama "Todos lo Saben", um projeto que herdou de Pedro Almodóvar e que foi filmado em Espanha com o casal Penélope Cruz e Javier Bardem.
Este cineasta iraniano passará por Espinho para orientar uma masterclass no Training Ground do FEST. Um namoro antigo do festival que reforça o painel de oradores já confirmados para a vertente educativa do festival que, entre 18 e 25 de Junho, organiza mais de 30 masterclasses, workshops e ateliers, com a participação de profissionais da indústria de cinema mundial. Pelo Training Ground deste ano passarão ainda, entre outros, David Seidler (argumentista The King's Speech; Onassis: The Richest Man in the World); Gabriella Cristiani (editora The Last Emperor; Last Tango in Paris), Stephen Warbeck (Compositor Shakespeare in Love; Billy Elliot), Stephan Elliott (realizador The Adventures of Priscilla, Queen of the Desert;Rio, I Love You), Roman Coppola (Produtor, realizador e argumentista, Moonrise Kingdom, The Darjeeling Limited), Francesca Jaynes (coreógrafa A.I. Artificial Intelligence;Gravity) e Gareth Wiley (produtor,Match Point;Vicky Cristina Barcelona).
Cruzando os universos do documentário, ficção e cinema experimental, o FEST integrará ainda uma competição internacional de longas e curtas metragens (Lince de Ouro e Lince de Prata), uma secção infanto-juvenil dedicada às famílias (FESTinha), uma competição nacional de curtas-metragens (Grande Prémio Nacional), um prémio para obras de realizadores a saírem das faculdades (NEXXT). Nas vertentes não competitivas, destaque ainda ao foco sobre o cinema japonês, austríaco e sueco, nos 19 filmes que integram a secção Flavours of The World. Ponto de entrada num dos mais isolados países do mundo, a Coreia do Norte é a proposta da secção Be Kind Rewind.

0 comentários:

Enviar um comentário

 

Descontos Em Bilhetes de Cinema

Crítica em Destaque

Membro Oficial

Membro Oficial