Crítica - Devil's Knot (2014)

Realizado por Atom Egoyan
Com Colin Firth, Reese Witherspoon, Alessandro Nivola 

Em 1993, Damien Echols, Jason Baldwin e Jessie Misskelley Jr. foram acusados de matar brutalmente três crianças de oito anos no Arkansas. A violência do caso cativou atenções mediáticas em todo o Mundo e colocou uma enorme pressão sob a Polícia Local para resolver o caso. Ao longo da investigação, a Polícia acabou por prender os três adolescentes e acusá-los dos crimes. Num julgamento repleto de polémicas e incertezas, os foram condenados mas, nos anos que se seguiram, chegou-se à conclusão que  investigação policial foi mal conduzida e que os três jovens eram inocentes. Ao fim de décadas na cadeia, os três acabaram por ser libertados, mas a Polícia local nunca admitiu os erros da investigação e, ainda hoje, defende que Echols, Baldwin e Misskelley Jr. são os verdadeiros culpados
Esta história verídica foi retratada no livro "The Devil’s Knot: The True Story of the West Memphis Three", de Mara Leveritt. Este é apenas um dos muitos livros que foram escritos sobre este polémico caso que, como se sabem, também rendeu uma trilogia de documentários intitulada "Paradise Lost", documentários esses que chegaram aos Óscares e que contribuíram para a libertação dos jovens. 
Tal livro e tal caso é retratado neste filme que, pese embora a força do tema, ficou muito aquém das expectativas. Por um lado, este caso já foi retratado com muito mais pormenor e qualidade nos já supracitados documentários, mas mesmo num campo narrativo diferente e mais comercial, "Devil's Knot" surpreende pelas suas deficiências. No fundo transforma um caso já de si complexo numa história ainda mais confusa. Para o espectador que não conhece os contornos do caso, "Devil's Knot" chega mesmo a passar informações erróneas e mal direcionadas que, sem o devido contexto que o filme não tem o tempo de fornecer, acabam por passar ideias, mensagens e conceitos errados. Mesmo como obra criminal ou de ficção não consegue entusiasmar, sendo muito parado, pouco explícito e completamente ineficaz na hora de criar empatia, drama ou suspense em relação a qualquer um dos elementos do filme.  
Por isso se pretende saber mais e melhor informação sobre este polémico caso que chocou os Estados Unidos da América, então o melhor que tem a fazer é ver a trilogia de documentários "Paradise Lost". Isto porque "Devil's Knot" não representa adequadamente a força e a intensidade desse caso real, sendo também um fraco exemplo dentro do ramo policial.  

Classificação - 1,5 Estrelas em 5

Enviar um comentário

0 Comentários

//]]>