Apresentação do Beast International Film Festival 2018 no Porto em Setembro

De 26 a 30 de Setembro, o BEAST INTERNATIONAL FILM FESTIVAL 2018 chega à sua segunda edição, reforçando a sua presença no panorama cinematográfico da cidade do Porto e afirmando o seu objetivo de promover a cultura contemporânea da Europa de Leste em Portugal. LET’S BE FRIENDS vai arrancar em breve e é a forma que a organização encontra para reunir o público e os convidados do festival. Os interessados poderão hospedar um realizador ou simplesmente ficar a conhecê-lo. O BEAST desafia assim a comunidade a criar ambientes mais íntimos de partilha de ideias e experiências com os diferentes intervenientes no evento (mais informações aqui).
O BEAST IFF é organizado pela PLUSEAST – Associação Cultural e co-produzido com o Clube Português de Cinematografia – Cineclube do Porto e a Câmara Municipal do Porto com exibições no Cinema Trindade, Cinema Passos Manuel, Casa das Artes e várias atividades por toda a cidade. Tal como no ano passado, a Sessão de Abertura, no Cinema Trindade, está integrada na categoria FOCUS COUNTRY dedicada este ano à Ucrânia. O filme de 2018 será uma estreia em Portugal. Ao longo dos cinco dias pode ainda ver-se na mesma categoria uma seleção dos melhores filmes do Kyiv Molodist – Festival Internacional de Cinema, conhecer o trabalho de um jovem realizador e participar nas masterclasses a revelar oportunamente.
As sessões de competição EastWave, EastDoc e experimentalEAST continuam a ser o centro do festival. A organização já recebeu 400 filmes até ao momento, pelo que se epera uma programação de luxo. As sessões especiais ganham também uma nova importância com oVisegrad Film Hub que traz pela primeira vez a Portugal quatro festivais convidados dos países de V4 - New Horizons (Polónia), Brno16 (Rep. Checa), Fest Anca (Eslováquia) e BuSho (Hungria) - com uma série de filmes, masterclasses e workshops para crianças e jovens - com o apoio do Visegrad Fund.
A categoria Portuguese Abroad regressa, desta vez focada na promoção de realizadores portugueses a viver e trabalhar fora de Portugal, tornando o BEAST numa plataforma que vai levar estes filmes a viajar pela Europa de Leste ao longo do ano. Mas há mais, os filmes do programa Baltic Eye vão celebrar os 100 anos de Independência da Lituânia, Letónia e Estónia e, no dia 27, a estreia em Portugal de um documentário sobre Marina Abramovic.
No Auditório Municipal Almeida Garrett vai ter lugar o programa para escolas e famílias, BEAST KIDS, com animações para idades dos 6-8, 8-12 e 10+, workshops e um photo corner com muita animação. O programa para os mais novos toca assuntos diversos e tem um objetivo vincadamente educativo.


0 comentários:

Enviar um comentário

 

Descontos Em Bilhetes de Cinema

Crítica em Destaque

Membro Oficial

Membro Oficial