tag:blogger.com,1999:blog-588062319208076526.post2339915661520088499..comments2024-02-20T18:16:22.478+00:00Comments on Portal Cinema: Crítica - The Tree of Life (2011)Joao Pinto - PTChttp://www.blogger.com/profile/15591717213287119471noreply@blogger.comBlogger19125tag:blogger.com,1999:blog-588062319208076526.post-4504488505587322352011-10-18T04:55:33.733+01:002011-10-18T04:55:33.733+01:002001 odisseia no espaço tinha 27 minutos de dialog...2001 odisseia no espaço tinha 27 minutos de dialogos. na altura foi ignorado. onde esta a linha narrativa? foi nomeado ao oscar de melhor argumento. um argumento fraco. uma historia intemporal um filme excepcional... os filmes para serem grandes nao tÊm de ter tudo desde que o que falte seja compensado por outra coisa.Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-588062319208076526.post-14954001679691356912011-10-03T22:36:21.749+01:002011-10-03T22:36:21.749+01:00Quem gosta de ler Clarice Linspector vai gostar do...Quem gosta de ler Clarice Linspector vai gostar do filmeAnonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-588062319208076526.post-80729122838772427732011-10-03T22:34:51.122+01:002011-10-03T22:34:51.122+01:00Um filme proprio para os leitores de Clarice Linsp...Um filme proprio para os leitores de Clarice LinspectorAnonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-588062319208076526.post-34974004565507119032011-09-14T11:49:14.703+01:002011-09-14T11:49:14.703+01:00Este filme NÃO FAZ QUALQUER SENTIDO!!!!!!!!!!!!!!!...Este filme NÃO FAZ QUALQUER SENTIDO!!!!!!!!!!!!!!!!!<br /><br />Agora aparecem meia duzia de "pseudoentendido" que para parecerem que percebem se cinema dizem k é uma obra prima, fantastica etc, é uma bela merda!!!<br />Nao faz qq sentido!!!<br /><br />ManelAnonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-588062319208076526.post-65071046069901233822011-07-03T13:05:38.062+01:002011-07-03T13:05:38.062+01:00http://french-fries-with-pepper.blogspot.com/2011/...http://french-fries-with-pepper.blogspot.com/2011/05/tree-of-life-eine-symphonie-auf-dem.html<br /><br />A minha crítica ao mesmo filmeJoão Queiróshttps://www.blogger.com/profile/07559125398909865447noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-588062319208076526.post-45340056567363768912011-06-23T19:08:27.730+01:002011-06-23T19:08:27.730+01:00Afinal as críticas incidem sobre o filme mencionad...Afinal as críticas incidem sobre o filme mencionado ou sobre as obras do realizador?<br />é que não compreendo! sai um filme e vêm para cá falar bem das obras passadas e bem deste filme sem o terem visto.<br />só porque os anteriores foram razoáveis à exceção da Barreira Invisível, que foi uma obra prima sim senhor, não se pode dizer que este é fenomenal sem o terem visto.<br />Temos provas vivas de realizadores fenomenais que realizaram obras primas da sétima arte e que <br />a posteriori realizaram os maiores fracassos e desilusões cinemáticas!<br />Lá por este realizador ter realizado meia dúzia de películas, não lhe chamemos James Cameron!Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-588062319208076526.post-12855833596185898142011-06-15T09:43:42.192+01:002011-06-15T09:43:42.192+01:00Olha rui, eu com todas as minhas limitações, que s...Olha rui, eu com todas as minhas limitações, que são bastantes, gostei do filme e gostei da tua análise.<br />este filme deve ser visto! independentemente de ser adorado, compreendido ou não! cumpre o papel de fazer pensar e analisar.<br />é o que me tem feito a mim que ando a driblar opiniões com amigos que já o viram.<br />se o senhor é mais genial que outro qualquer, não é importante! o principal é mexer com os tais neurónias que andam à bulha uns com os outros...<br />obrigada<br />ritaAnonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-588062319208076526.post-12427229785036009512011-06-12T02:37:36.925+01:002011-06-12T02:37:36.925+01:00Concordo. E é precisamente isso que torna este fil...Concordo. E é precisamente isso que torna este filme tão ímpar e especial. Mas "The Tree of Life" acaba por apresentar uma estrutura narrativa demasiado não-linear para os meus gostos. Penso que Terrence Malick exagerou um pouco. "The Tree of Life" seria um filme mais convincente se tivesse seguido os passos de "The New World", que também é uma ode à Natureza e ao que o ser humano tem de melhor. Mas lá está, se assim fosse, "The Tree of Life" deixava de ser uma experiência cinematográfica tão especial. E é por isso mesmo que é uma obra difícil de analisar e de apreciar. <br />O que é certo é que, como disse e bem, Malick é um génio corajoso. Um realizador que só traz bonança ao cinema norte-americano. Razão pela qual, goste-se ou não, se deve aplaudir o seu esforço e a sua visão do mundo. <br /><br />CumprimentosRui Madureiranoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-588062319208076526.post-75172467517378242312011-06-11T19:20:54.123+01:002011-06-11T19:20:54.123+01:00Caro Rui, lamento que tenha interpretado assim a m...Caro Rui, lamento que tenha interpretado assim a minha observação à sua crítica. O gosto, não está relacionado com o Q.I., está relacionado com a sensibilidade. <br />Os filmes maiores, são maiores porque se sentem, não porque se entendem. As obras de arte verdadeiras sentem-se, porque lá está, são subjectivas e estão para além do raciocínio lógico-matemático. Não é suposto serem "entendidas". <br />O argumento deste filme é um anti-plot, uma iguaria rara, no cinema de hoje, e não facilmente degustável. Em termos populares, descreve-se como "Um filme onde não acontece nada.". E de facto não acontece nada em termos dos "12 passos do herói", que constituem o archplot de todos os blockbusters, com o seu previsível rol de plot-points, gráficos de personagem e final tão feliz quanto fechado. <br />Realmente os anti-plots, ou filmes de narrativa não linear não se entendem facilmente, mas sentem-se como nenhum outro filme, quando são bem feitos. <br />O cinema é entretenimento, mas de quando em quando surge um génio corajoso e atrevido o suficiente para nos relembrar a todos o que é bom sentir, em vez mastigar e cuspir.<br /><br />Obrigado<br />Luís Teixeira MatosLuís R.T. Matoshttps://www.blogger.com/profile/16349063979070484364noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-588062319208076526.post-90224810993204385852011-06-11T04:21:42.330+01:002011-06-11T04:21:42.330+01:00Toda a gente percebeu que me está a chamar burro, ...Toda a gente percebeu que me está a chamar burro, "ninteressa"; escusa de estar com rodeios.<br />De facto, já estava a ficar admirado por ainda não ter vindo alguém aqui dizer que quem não gosta deste filme é atrasado mental. Essa é uma visão muito redutora, infelizmente muito própria da natureza humana que referiu.<br />Não estamos aqui para analisar inteligências e qualquer filme (mesmo as grandes obras-primas) é sempre alvo de subjectividade. Pois arte sem subjectividade... transforma-se em matemática. Fico-me pelo meio termo em relação a este filme porque, apesar de lhe reconhecer os méritos artísticos e a mensagem, apresenta uma estrutura narrativa demasiado caótica. Isto não quer dizer que não a tenha compreendido. Mas, por vezes, estes filmes tornam-se demasiado pretensiosos e eu não aprecio isso. <br />Espero ter feito entender o meu ponto de vista. <br /><br />CumprimentosRui Madureiranoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-588062319208076526.post-35329026200237468102011-06-09T13:14:40.583+01:002011-06-09T13:14:40.583+01:00A natureza humana tem tanto de poético como de med...A natureza humana tem tanto de poético como de medíocre; somos capazes tanto de amar e de odiar, há quem se delicie observar vitimas de acidentes rodoviários, há quem se maravilhe com um campo de trigo a ondular sob o vento. <br />É mesmo assim. Somos bons e somos maus. Somos espertos e nulos, somos inteligentes e poetas. É a nossa diversidade. <br />O grande poder desta obra-prima, é que em termos humanos, distingue o trigo do joio em relação ao espectador. Quem não "gosta" ou não "percebe", devia ficar-se pelas compras no shopping e por rominar pipocas embalado por filmes do Michael Bay . Custa a ouvir, mas é a pura verdade. <br />Malick fez um Filme digno do nome, e fê-lo sem apelar à pose, ao cliché bacoco, à pseudo-arte . Este é um filme que de facto não é para todos, porque como disse e bem a Rita Leite, existem espíritos humanos mais pobres que outros, não havendo nada a fazer quanto a isso. <br />Gostos não se discutem, lamentam-se. A qualidade intrínseca de um filme depende do filme, e não da qualidade intelectual do espectador. <br />Por isso não entendo de todo, a pontuação de 3 em 5 dada a este filme, considerando-a mesmo errada, porque em determinados casos a subjectividade inerente a este tipo de classificações, desvanece-se ante a plenitude e densidade de uma obra-prima. Ficando assim a verdade sobre o crítico mais exposta, mesmo que não seja bonita.Luís R.T. Matoshttps://www.blogger.com/profile/16349063979070484364noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-588062319208076526.post-26805676720369140072011-06-08T02:25:52.664+01:002011-06-08T02:25:52.664+01:00Rita Leite, sem dúvida viu o mesmo que eu vi.
Não ...Rita Leite, sem dúvida viu o mesmo que eu vi.<br />Não vi os filmes de Malick, exceptuando Barreira Invisível e há bons anos.<br />É uma experiência que nos leva às nossas memórias, fé, crença, descrença, ódio, dúvida, segurança, insegurança e tantas outras vivências que nos acompanham.<br />A meu ver, a cena de cerca de trinta minutos leva-nos ao misticismo, à beleza e à esperançosa perspectiva do reencontro, não esquecendo sofrimento ou sentimento de perda (ocorre-me, por exemplo a imagem da mãe de Jack morta, enquanto ele percorre o seu trajecto pelo deserto), a meu ver, com narrativa coerente. <br />Misto de ficção científica, culto do belo, da bondade e fraqueza do Homem, violento, mas, sobretudo um grande drama. E um drama, é cinema.Nuno Pintonoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-588062319208076526.post-40624561759252770642011-06-05T23:29:46.034+01:002011-06-05T23:29:46.034+01:00Rita Leite, pelos vistos mais uma fã de Malick, se...Rita Leite, pelos vistos mais uma fã de Malick, se não se importa que lhe pergunte, viu também a BARREIRA INVISÍVEL e os outros, e o que achou?<br />Queria também acrescentar algo mais ao que disse em cima, um realizador que ao fim de 20 anos, entre DIAS DO PARAÍSO e O BARREIRA INVISÍVEL, consegue nesse mesmo filme juntar uma grande elite de actores de renome e bons como Sean Penn, Adrien Brody, George Clooney, John Cusack, John Travolta, Woody Harrelson, Jim Caviezel, Nick Nolte, Elias Koteas e Ben Chaplin, alguns hoje mais conhecidos como, John C. Reilly, Jared Leto, Nick Stahl, Miranda Otto, as representações que alguns fazem é de louvar, tais como as discussões entre Nick Nolte e o Elias Koteas ou as conversas de Sean Penn e o Jim Caviezel, simplesmente extraordinário. Cumprimentos a todos e especialmente aos fãs de MALICK.pedrohttps://www.blogger.com/profile/04761981207918858019noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-588062319208076526.post-60425098006214046592011-06-04T18:28:44.073+01:002011-06-04T18:28:44.073+01:00Devo dizer que o retrato (descritivo) que faz do f...Devo dizer que o retrato (descritivo) que faz do filme lhe faz bastante justiça, mas ficar pelo meio termo é incompreensível. Ninguém pode ficar pelo meio termo com um filme destes. É sublime. Quanto às sequências "abstractas" que diz que o espectador não irá certamente compreender, interpreto-as como viagens interiores pela memória e imaginário das personagens que nos remete para uma dimensão espacial e temporal paralela à existência quotidiana, é a dimensão das figuras de estilo, das metáforas, uma dimensão simbólica que tendemos a negar que existe, mas que está sempre presente em toda a história da humanidade.<br />Devo dizer que sou uma pessoa bastante impaciente, raramente tenho paciência para cenas muito paradas. Mas este filme, assim como todos os filmes do Malick nada tem de "chato", tem o ritmo perfeito para qualquer pessoa que goste de poesia. Quem não tiver paciência para parar o carro de vez em quando para ver o nascer do sol ou um campo cheio de papoilas ao vento, já para não falar do exercício maravilhoso que é observar o crescimento dos próprios filhos em vez de os despachar constantemente porque não há tempo, também não poderá compreender Malick. Mas isso não é problema do Malick, é das pessoas que sucumbiram ao ritmo alucinante imposto pela indústria da imagem e que entretanto já se esqueceram como é que se respira normalmente. Malick, com a sua obra tem feito uma genial, soberba e generosa homenagem à própria vida e à humanidade. Eu ficar-lhe-ei sempre grata por isso. E se é cinema ou não, é muito relativo. As fronteiras somos nós que as traçamos e derrubamos.Rita Leitenoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-588062319208076526.post-58687063672253675252011-05-31T16:47:00.349+01:002011-05-31T16:47:00.349+01:00Concordo em especial com o referido quanto à ultim...Concordo em especial com o referido quanto à ultima meia hora aprox...de facto n se percebe bem o porquê desta opção...penso aliás que o filme teria ganho bastante sem a cena final...<br /><br />Não obstante é um filme bastante bom, arrojado e de uma beleza ímpar, salientando eu no entanto todas as cenas em que surge o jovem Sean Penn - grande performance e plena de intensidade e tormento - consequente de todas as questões que suscita...ABianchihttps://www.blogger.com/profile/01336709251704005367noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-588062319208076526.post-36463296965065789732011-05-31T08:41:34.142+01:002011-05-31T08:41:34.142+01:00Grande crítica, das que li é a que me identifico m...Grande crítica, das que li é a que me identifico mais. E está tudo dito, concordo com os pontos fortes do filme - a sua parte visual e musical - e os pontos mais negativos - a sua linha narrativa. E não posso deixar de ficar desiludido, pois com todo o potencial existente na imagem, nas cores e na realização de Malick a película merecia um tratamento mais coerente e menos vago, ambíguo no seu argumento.<br /><br />Ainda assim é um grande filme, para o bem ou para o mal acho que vai ser um marco do cinema, e sair do mesmo com o filme a badalar nos sentidos durante largas horas depois já não é para todos. Talvez a comparação com o 2001: Odisseio no Espaço de Kubrick não seja descabida mas só o tempo o dirá (embora reconheça mais qualidades no 2001, refiro-me mais à parte monumental, visual).<br /><br />abraçoJorge Teixeirahttps://www.blogger.com/profile/05076914693646685060noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-588062319208076526.post-61363439067432228392011-05-30T18:45:01.971+01:002011-05-30T18:45:01.971+01:00Não tem de pedir desculpa pelo "jornal",...Não tem de pedir desculpa pelo "jornal", Pedro. O que nós queremos são comentários construtivos como o seu. Curiosamente, "O Novo Mundo" foi o filme de Malick que mais gostei até à data. "A Barreira Invisível" vi-o com 13 ou 14 anos e lembro-me que não fiquei com muito boa impressão. Se o visse agora, talvez ficasse com outra ideia sobre a qualidade do filme.<br /><br />CumprimentosRui Madureiranoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-588062319208076526.post-64480347751335188242011-05-30T07:27:36.335+01:002011-05-30T07:27:36.335+01:00Boas, e vamos a ver se não me perco. Começo por en...Boas, e vamos a ver se não me perco. Começo por enaltecer o excelente retrato que fez deste (para mim)genial argumentista/realizador, conseguiu melhor do que ninguém descrever um pouco da sua obra.<br />Eu comecei por ver primeiro o BARREIRA INVISÍVEL, e achei espectacular, soberbo como consegue fazer um grande filme de guerra e ao mesmo tempo captar o que a natureza tem de mais belo, e como as personagens, mesmo estando naquela ilha infernal tem tempo para admira-la e ter compaixão pelo próximo.<br />Vi também o O NOVO MUNDO, já achei mais chato, mas não desgostei. mas continua a captar a natureza de uma forma como nenhum outro, quase poética.<br />Por curiosidade, vi igualmente os NOIVOS SANGRENTOS e DIAS DO PARAÍSO, são mais ou menos, foi engraçado ver os primórdios de alguns actores, como Martin Sheen, Sissy Spacek, Richard Gere e Sam Shepard...<br />Quanto a quem gosta dos realizadores que referiu no final do texto, não estou de acordo, porque do Kubrick, só gosto do último, DE OLHOS BEM FECHADOS, do Linch adoro TWIN PEAKS, VELUDO AZUL E Mulholland Dr., do von Trier vi alguns, DOGVILLE, ONDAS DE PAIXÃO, gostei de ambos, mas nada de especial, mas o ANTICRISTO é uma aberração, o filme, porque os actores, referindo os dois principais são extraordinários.<br />Este ainda não vi, mas vou ver com certeza e acho que vou gostar e quando assim for voltarei cá para comentar.<br />Peço desculpa pelo "jornal", e bem haja o supracitado portal e mais uma vez pela excelente descrição acima feita, ao filme e ao Malick.pedrohttps://www.blogger.com/profile/04761981207918858019noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-588062319208076526.post-17546763304490570922011-05-30T00:06:29.774+01:002011-05-30T00:06:29.774+01:00Gostava imenso de ver este filme no cinema mas o s...Gostava imenso de ver este filme no cinema mas o senhor da Lusomundo de Aveiro achou que eu não ia gostar e não o pôs em exibição. Obrigado pah.Helder MChttps://www.blogger.com/profile/10577722491576040577noreply@blogger.com