Ser Actor - Riscos e Esperanças


Ser actor é sem dúvida alguma uma profissão entusiasmante, cativante e cheia de glamour e prestígio social (em caso de sucesso). Especialmente no mundo do cinema e particularmente em Hollywood, ser actor é ser detentor de poder. Milhões de pessoas tentam todos os dias vingar no vasto mundo da representação e tentam desesperadamente a sua sorte, deixando tudo para trás e rumando em direcção a Hollywood na busca incessante dos seus sonhos. Mas a verdade é que poucos conseguem ter sucesso neste mundo cruel onde há muitos factores em jogo: idade, contactos, beleza e sorte, mesmo muita sorte!
Por todas as portas que pode abrir e por ser, de facto, uma profissão de sonho (os próprios actores de Hollywood admitem que são privilegiados), ser actor é por si só um atractivo para qualquer pessoa. Mas como todas as coisas que podem trazer altos benefícios, ser actor envolve também alguns riscos. Para além dos óbvios riscos de se ser famoso, de ter de lidar com a imprensa "cor-de-rosa" todos os dias, e de se perder a privacidade e a discrição que qualquer indivíduo merece, esta profissão traz poder e esse poder pode transformar-se num presente envenenado.
A fama é atractiva, mas também perigosa. Muitos são aqueles que se tornam famosos demasiado depressa e com a mesma rapidez caem nas profundezas do Inferno. São muitos os casos de actores que se perdem na ascensão ao estrelato porque não conseguem lidar com o poder e importância que lhes é dado. São vários os actores promissores que acabam por estragar as suas carreiras (e as suas vidas) caindo nas malhas do vandalismo, das drogas, do alcoolismo, etc. Principalmente quando estamos a falar de jovens actores ou child actors. Os exemplos de Haley Joel Osment (o promissor miúdo de "The Sixth Sense" nomeado para o Oscar por esse filme), Macauley Culkin (o cómico rapaz de "Home Alone") e Edward Furlong (o jovem John Connor de "Terminator 2 - Judgement Day") são apenas alguns exemplos dos muitos miúdos que se perdem na construção de uma carreira de sucesso. Muitos destes jovens começam demasiado cedo a entrar num mundo de poder e dinheiro, e ao longo do seu crescimento não são capazes de lidar com isso porque não têm um aconselhamento adequado, ou porque simplesmente não estão preparados (bem como os seus pais) para lidar com toda a fama da maneira mais adequada. Daí os riscos de uma carreira como actor.
Deixo aqui uma mensagem ou sugestão para aqueles que tenham o sonho de serem actores e perseguirem o sonho do cinema e da representação: se quiserem perseguir essa carreira simplesmente porque querem ser famosos, ganhar muito dinheiro e aparecer nas capas das revistas, esqueçam esta carreira! Se por outro lado estão dispostos a lutar pela representação porque é aquilo que adoram e não vão desistir da vossa paixão, nem que fiquem por se ganhar uns trocos no teatro da esquina, então nesse caso não desistam! Porque ter paixão pela profissão é uma coisa. Querer ser famoso é outra coisa completamente diferente e na maior parte dos casos não leva a lado nenhum.
Como já foi dito, muitos actores se perdem pelo caminho, mas há também aqueles que conseguem sobreviver aos perigos da fama e conseguem construir carreiras soberbas. E como alguns mitos do cinema como Robert DeNiro, Al Pacino, Meryl Streep, entre outros, não conseguirão estar entre nós para sempre, há que pensar nas gerações vindouras e no potencial que alguns jovens actores começam a mostrar no cinema da actualidade. O Portal Cinema deixa-vos com algumas das caras a ter particular atenção nos próximos anos. Tenham eles juízo e acima de tudo, bom-senso para deixarem de ser promessas e se afirmarem como os próximos mitos do cinema. Pois são eles o futuro de Hollywood.

Evan Rachel Wood
Papeis de Destaque: "Thirteen", "The Wrestler", "Across the Universe"
Próximo Papel: "Whatever Works" (2009)

James McAvoy
Papeis de Destaque: "The Last King of Scotland", "Atonement", "Becoming Jane", "Wanted"
Próximo Papel: "The Last Station" (2009)

Ellen Page
Papeis de Destaque: "Juno", "Hard Candy", "Smart People"
Próximo Papel: "Whip It!" (2009)

Emile Hirsch
Papeis de Destaque: "Into the Wild", "Milk", "Speed Racer"
Próximo Papel: "Taking Woodstock" (2009)

Dakota Fanning
Papeis de Destaque: "I Am Sam", "War of the Worlds", "Man on Fire"
Próximo Papel: "The Twilight Saga: New Moon" (2009)

Shia LaBeouf
Papeis de Destaque: "Disturbia", "Transformers", "Indiana Jones and the Kingdom of the Crystal Skull"
Próximo Papel: "Transformers 2: Revenge of the Fallen" (2009)

Saoirse Ronan
Papeis de Destaque: "Atonement", "City of Ember"
Próximo Papel: "The Lovely Bones" (2009)

Freddie Highmore
Papeis de Destaque: "Finding Neverland", "Charlie and the Chocolate Factory", "August Rush"
Próximo Papel: "Astro Boy" (2009)

Alison Lohman
Papeis de Destaque: "Matchstick Men", "Big Fish", "White Oleander"
Próximo Papel: "Drag Me to Hell" (2009)

Enviar um comentário

10 Comentários

  1. Ó Rui, só os jovens actores de língua inglesa é que merecem a tua atenção?

    ResponderEliminar
  2. Não, mas estes são os que conheço melhor (como é óbvio eu não ando pelo mundo à procura de novos talentos e a minha selecção é baseada naqueles com que me deparo nalguns filmes) e são aqueles que acho que têm mais potencial para vingar em Hollywood e marcar uma nova época no cinema. De qualquer forma, eu disse "alguns" na crónica, pelo que é óbvio que podem haver mais. Sugestões de outros nomes aceitam-se de bom grado!

    ResponderEliminar
  3. Eu adoraria ser Actor...
    E vou.me esforçar para isso..
    Mas por onde irei começar?

    espero sugestoes

    ResponderEliminar
  4. Caro Anónimo,

    Há muitas escolas de teatro e representação onde poderá lutar para reservar o seu espaço (dado que na maior parte delas não há muitas vagas disponíveis). Caso não pretenda seguir estudos nessa área, pode sempre estar atento a castings que certas produtoras e companhias de teatro vão realizando. Sugiro que esteja atento aos jornais (secção de classificados), onde muitas vezes surgem anúncios para castings ou acções de formação relativamente acessíveis. Já agora, surgiu agora uma nova empresa designada "Story Time" que realiza acções de formação na área da representação. O seu site "www.storytime.pt" está actualmente em reparos, mas vá estando atento e boa sorte!

    ResponderEliminar
  5. Mas ha um problema è que eu nao sei muito bem ingles...
    Mas eu vou tirar um curso de ingles..
    Porque um actor tem que saber fazer filmes..
    Eu adoraria fazer filmes na america ou seja (Hollyood).
    Sempre foi u mu sonho..
    espero pela resposta.

    Abraços!! :)

    ResponderEliminar
  6. Ola eu sou grande fã do jaden smith e tenho 13 anos sou de 1997 mas tenho grande estilo na dança o meu sonho e ser companheiro do jaden smith mas como faço pa ir Holiwwod para me observarem sou ca de Portugal

    ResponderEliminar
  7. OLA EU SEMPRE TIVE SONHO DE SER ACTOR MAS JA TENHO 43 ANOS SE OUVESSE UMA OPURTUNIDADE EM ALGUMA COISA AINDA FAZIA MAS COMO A ESPERANÇA E A ULTIMA COISA A MORRER PODE SER UM DIA.

    ResponderEliminar
  8. O Emile é extremamente talentoso, gostava que ele fosse mais valorizado (a não ser que se viesse a tornar como o Macauley Culkin).
    Espero sinceramente que venha a ganhar grandes prémios pelo seu excelente trabalho.

    ResponderEliminar

//]]>