Desconstruíndo Prometheus. Os Mistérios São Explicados.


Quem é que não ficou com dúvidas após ver “Prometheus”? Se ainda não viu este filme sugiro que deixe imediatamente de ler este texto, porque vamos abordar e desvendar vários pontos fulcrais da sua trama. Porque é que os Engenheiros decidiram destruir uma raça que ajudaram a criar? Porque é que David tomou atitudes tão perigosas e mesquinhas ao longo do filme? Porque é que o Alien que aparece no final do filme é diferente daquele que nos aterrorizou em “Alien” (1979)? Estas e muitas outras questões ficaram sem resposta, mas agora vamos tentar dar uma resposta clara e concreta a todas as dúvidas que o filme deixou. Este texto resulta de um misto de informações provenientes da minha interpretação pessoal e das várias entrevistas que Ridley Scott deu sobre o filme.

O que é que nos mostra a introdução do filme? 

A bela e misteriosa introdução de “Prometheus” afasta a Teoria da Criação Divina neste universo ficcional ao mostrar que os Humanos não foram criados por uma entidade divina, mas sim por uma entidade extraterrestre (Engenheiros). Quando um desses alienígenas ingere uma misteriosa substância negra e desintegra-se na água, o seu material genético mantém-se intacto e dá, presumidamente, origem a uma criatura que representa a primeira fase da evolução humana. 

Porque é que a Nave Espacial que aparece na introdução é completamente diferente daquela que aparece na conclusão? 

É bastante fácil de explicar esta questão. A introdução desenrola-se há centenas de milhares de anos atrás, logo é previsível que a tecnologia dos Engenheiros tenha evoluído com o passar dos anos, dando assim origem a naves muito mais modernas do que aquela que aparece no início do filme. 

O que é aquela substância negra que aparece em várias cenas ao longo do filme? 

Esta é provavelmente a pergunta mais difícil de responder. A introdução parece indicar que esta substância negra é uma espécie de fungo ou vírus biológico que consegue alterar significativamente a composição de quem o ingere. Os Engenheiros e os Humanos reagem de maneira diferente a esta substância, mas em ambos os casos o resultado parece ser o mesmo, ou seja, ambas as espécies acabam por sofrer graves mutações que eventualmente conduzem à sua morte. Eu acho que se pode dizer que esta substância é uma espécie de antimatéria que destrói ou altera a essência biológica de todos os seres que entram em contacto com ela, exceção feita aos Aliens que parecem ter uma forte ligação com esta misteriosa substância, algo que conduz inevitavelmente a outra pergunta. 

Essa substância foi criada pelos Engenheiros? Os Aliens derivam desta substância? 

É bastante improvável que os Engenheiros tenham criado esta substância, até porque nunca a conseguiram controlar completamente. A trama do filme dá a entender que os Engenheiros entraram em contacto com esta matéria e desenvolveram-na como uma arma biológica, mas também como uma forma de difundirem o seu material genético em novos mundos, criando assim novas espécies com uma genética semelhante à sua. Os Aliens parecem ser uma evolução dessa misteriosa matéria, ou seja, são o resultado da interação desta substância com algum tipo de material biológico, como comprova a “gravidez” de Elizabeth Shaw e a última cena do filme que envolve o Engenheiro. É difícil de perceber se os Engenheiros sabiam ou não que isto podia acontecer, mas a forma como decidiram guardar esta substância em bases militares isoladas dá a entender que sabiam que estavam a lidar com um vírus vivo e altamente instável. 

As gravuras terrestres que contêm os pictogramas representam um convite ou um aviso? 

Os seres humanos desenharam aquelas gravuras para informar as gerações futuras que tinham sido visitados por extraterrestres, mas é pouco provável que os pictogramas tenham sido introduzidos nas gravuras pelos humanos, até porque na altura em que as pinturas foram feitas os humanos ainda acreditavam que o Sol girava em torno da Terra, logo nem sabiam sequer o que era um mapa estrelar. Se os pictogramas foram incluídos pelos Engenheiros, então as gravuras devem ser entendidas como um convite dissimulado, ou seja, uma espécie de armadilha para quem conseguisse decifrar o código. Convém lembrar que as coordenadas do pictograma não se referem ao Planeta dos Engenheiros, mas sim a uma das suas bases militares onde guardam a misteriosa matéria negra. Se os Engenheiros quisessem fazer um convite, então teriam colocado nas gravuras as coordenadas do seu Planeta. 

Afinal, David é ou não o vilão central de “Prometheus”? Porque é que ele teve tantas atitudes maléficas ao longo do filme? 

Os verdadeiros vilões de “Prometheus” são os Engenheiros, mas David é claramente a personagem mais vilanesca da tripulação da Nave Prometheus. Ele é um robot extremamente moderno e curioso que, tal como o Pinocchio de “Pinnocchio” (1940) ou o David de “A.I.” (2001), sonha em tornar-se num ser-humano de verdade. Ele é imortal e bastante astuto, mas isto não lhe diz nada porque o que ele realmente quer é ter a possibilidade de ser livre e de sentir todo o tipo de emoções. A sua curiosidade aliada à fidelidade ao seu mestre/ criador (Peter Weyland) levam-no a envenenar o Dr. Holloway com a substância negra para descobrir se esta é ou não danosa para um ser-humano. As suas restantes ações malévolas também podem ser explicadas pelos mesmos motivos. David tinha também uma agenda dupla. Para além de ter que proteger o segredo do seu mestre e de ter que o ajudar a encontrar o segredo da vida eterna, David queria também utilizar a tecnologia dos Engenheiros para deixar de ser um robot e tornar-se num ser-humano. É por estas e por outras que David é uma das personagens mais complexas e malévolas deste filme. 

Porque é que os Engenheiros decidiram exterminar a Humanidade? 

Existem quatro possíveis respostas para esta pergunta. 1º - Os Engenheiros criaram os Humanos como uma experiência e após terem recolhido todos os dados necessários decidiram terminar a experiência e com isso a nossa existência. 2º - Os Engenheiros queriam testar a eficácia mortal da substância negra em outra espécie e decidiram por isso sacrificar uma das raças que ajudaram a criar em prol da evolução e da ciência. 3º - Os Humanos estavam a evoluir demasiado rápido e a ficar demasiado perigosos para os Engenheiros, que decidiram por isso eliminar a concorrência antes que fosse tarde demais. 4 º - Os Engenheiros ficaram desiludidos com a evolução da Humanidade e chegaram à conclusão que os seres humanos não tinham salvação possível e que poderiam representar um perigo real para outras raças graças à sua mentalidade egoísta e violenta, assim sendo, decidiram avançar com a sua exterminação. Todas estas hipóteses têm lógica, cabe agora ao espectador tirar as suas próprias ilações sobre os motivos dos Engenheiros. 

Porque é que o Alien de “Prometheus” é diferente do “Alien” da “Alien Saga”? 

O Alien de “Prometheus” sai de dentro de um Engenheiro e não de dentro de um Humano, muito embora o “polvo” que infeta o Engenheiro tenha sido originado por Elizabeth Shaw. É provável que o Alien deste filme seja uma primeira evolução do Alien da “Alien Saga”, ou então uma versão mais refinada dessa criatura, porque teve como “incubadora” um ser mais avançado e forte que um ser-humano. No fundo o aspeto da criatura resulta de uma série de mudanças genéticas entre as espécies incubadoras desse parasita extraterrestre. 

Porque é que a Lua LV 223 foi abandonada pelos Engenheiros? 

A Lua LV 223 era uma base militar dos Engenheiros, segundo a correta suposição de Janek (Idris Elba). Os vários flashbacks/ hologramas que vão aparecendo ao longo do filme dão a entender que esta Lua era uma espécie de base e laboratório militar que os Engenheiros utilizavam para testar e guardar as suas armas mais perigosas. Esta base servia também de apoio às guerras e experiências dos Engenheiros, mas ao que parece uma das suas experiências com a substância negra correu muito mal e acabou por contaminar e matar a grande maioria dos seres que lá estavam a trabalhar, tornando assim esta base num sítio interdito para o resto da espécie. 

Os Engenheiros que estavam na Lua LV 223 foram exterminados, mas porque é que os Engenheiros que vivem em outras bases ou no seu planeta de origem não destruíram aquela base e prosseguiram com os planos de exterminação da Humanidade? 

O mais provável é que toda a espécie tenha sido afetada pela contaminação. É provável que depois deste primeiro “outbreak”, a contaminação se tenha propagado a outras bases e ao planeta de origem dos Engenheiros. É impossível de saber se ainda existe um Planeta dos Engenheiros com população, mas os eventos de “Prometheus” e “Alien” (1979) dão a entender que a Lua LV 223 não foi a única a ser afetada. A sequela deste filme dará mais respostas concretas, até porque a nave onde viajam Elizabeth e David tem que aterrar em algum lado. 

Se Peter Weyland financiou a expedição espacial, então porque é que teve que se esconder da tripulação?

Eu acho que o Peter Weyland não queria dar nenhuma satisfação dos seus egoístas planos à tripulação que contratou. Ele queria também manter os seus planos em segredo, evitando assim qualquer tipo de interferência dos ambiciosos cientistas. É óbvio que Peter Weyland não queria saber se os Engenheiros criaram ou não os seres-humanos, queria sim saber se eles podiam torna-lo imortal. 

O que é que David disse ao Engenheiro? 

O David disse basicamente isto: Este homem (Peter Weyland) está aqui porque não quer morrer. Podes dar-lhe mais vida?

Enviar um comentário

59 Comentários

  1. Deveras interessante, eu fui ver o filme e adorei, mas realmente fiquei cheio de dúvidas e com esperança que quando sair para venda venha uma versão mais longa.
    Obrigado
    Pedro Moutinho

    ResponderEliminar
  2. Muito bom o texto e as interpretações. No entanto, gostaria de chamar a atenção para algo. A cena inicial, do sacrifício de um engenheiro, não entendei como sendo necessariamente a origem da Humanidade. Mesmo dentro do universo ficcional, se esta fosse a vontade dos roteiristas, o local deveria ser claramente a África pré-histórica. O mundo que aparece não mostra evidência de vida, a não ser o oxigênio que teoricamente ele respira (oxigênio na atmostfera seria um subproduto da vida). Se o filme se enveredar por este lado, de que eles criaram TODA a vida aqui na Terra, a teríamos que regredir para pelo menos 3,4 bilhões de anos. Bilhões! Os Engenherios estão teriam a chave mágica da permanência, da não extinção natural, da não evolução fisiológica. Então o filme perderia qualquer traço de seriedade e nem valeria à pena discutí-lo. Nem vê-lo. Daí, vejo aquela cena como uma interferência deles em um mundo qualquer, meio estéril. Até mesmo uma experiência.
    Grande abraço.
    Edilson
    Araxá - MG - Brasil

    ResponderEliminar
  3. Pedro.
    A versão em Blu-Ray terá 10 minutos a mais (versão do Diretor) além de 30min de cenas excluídas.

    ResponderEliminar
  4. Gostei bastante das interpretações feitas, acho que são bastante credíveis. Fiquei ainda com 2 dúvidas por tirar, que são: Se Meredith Vickers era realmente um robô e porque é que existe um moral com o Alien na sala dos vasos se o Alien ainda não tinha aparecido? São estas as questões que agora invadem a minha cabeça.
    Muito Obrigado,
    Tiago Campos

    ResponderEliminar
  5. Já vi o filme e gostei do que vi. Um ambiente tipicamente "Alienesco", com muitos pormenores a reportar à saga "consequente" desta prequela e que tornam o filme revivalista :)
    No entanto, acho que a trama do mesmo contém algumas falhas...

    Por exemplo, o biólogo (Millburn) que primeiramente interaje com um ser extraterrestre (que penso que deriva do contacto de vermes, vulgo minhocas, com a substância negra) é atacado e o bicho entra no seu sistema; no entanto, o geólogo (Fifield) é morto quando o ácido que esguicha do bicho lhe derrete o capacete; quem aparece todo encolhido na entrada do hangar da nave e começa a matar todos os humanos que encontra é o Fifield... Será que percebi mal o que se passou nas cenas anteriores?
    Também não entendo como a Elizabeth consegue fazer tudo o que fez, nomeadamente resistir ao ataque do Engenheiro, após ter feito uma cirurgia abdominal na qual todas as camadas de tecido são cortadas até chegar ao útero... Ficaria totalmente derreada e exausta!
    Também não entendi porque ficou apenas um engenheiro vivo, em estado latente, no "cockpit" da nave extraterrestre, em vez de zarpar rumo à terra, dado que os restantes tinham morrido há milhares de anos, a julgar pelo teste de datação de carbono feito ao corpo do primeiro que encontraram.
    Por fim, a questão mais importante: o que gerava o oxigénio no interior da nave extraterrestre, dado que no exterior o planeta era árido e tinha uma atmosfera tóxica para os seres humanos e, supostamente, para os Engenheiros? No interior da nave não encontraram outras formas de vida geradoras de oxigénio...

    Será que encontraremos as respostas a estas questões na sequela? Quem sabe... :)

    Cumprimentos e continuação de bom trabalho!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito bem observado ! É a mais questões a serem esclarecidas mas não as citarei pois a listagem seria longa !

      Eliminar
  6. @André Monteiro - Começando pelo fim. O filme dá uma explicação cientifica para esse fenómeno, pelos vistos a mistura de água num ambiente controlado criou na caverna/ base uma espécie de mini-atmosfera independente da da Lua. O Engenheiro que ficou vivo foi o único sobrevivente do ataque e decidiu entrar naquele estado inanimado até que alguém da sua raça (equipa de resgate) o fosse buscar, algo que nunca aconteceu. Essa parte da Elizabeth é realmente uma das partes estupidas do filme, não tendo nenhuma explicação a não ser a magia de Hollywood :)Quem aparece a matar toda a gente é biólogo, já que o outro morreu no local...

    ResponderEliminar
  7. @TiagoBCC: A Vickers não era um robot, a personagem do Idris Elba é que disse isso porque a achava demasiado fria e calculista :) Quanto ao Mural, o Alien pode ter aparecido por alturas da propagação da base militar só que essa parte não nos foi mostrada.

    ResponderEliminar
  8. Em que momento o android quer virar um ser humano? Pois eu ñ vi esse momento, o android inclusive não entende pq humanos se indagam tanto atrás de respostas pra perguntas que podem matá-los, ele tem seus objetivos e faz de tudo para cumprir, mal-bem, compaixão, ele não tem nada disso pois é android, apenas um interessante instinto de sobrevivência como o da Dra.Shaw. Sobre o Alien, ele só não virou Alien antes pois não conseguiu comer o cérebro de um humano, mas conseguiu comer de um engenheiro. E basta lembrar que o óleo em contato com outra matéria, cria através da destruição, inclusive o android fala sobre isso. Se repararem na base ou tumba segundo o dr., existem umas "minhocas" que viram aquela espécie de cobra, pois entrou em contato com o óleo, por sua vez, o óleo no humano gerou uma outra naja gigante a qual comeu um cérebro e virou o Alien. O que deve acontecer é simplesmente Darwin, agora Alien com cérebro procria e nasce daquele jeito já, do oitavo passageiro.

    ResponderEliminar
  9. Pois, eu percebo esse ponto de vista, mas para criar óxigénio e eliminar dióxido de carbono são necessários meios para que esta reacção química e física ocorra. Não existiam seres que fizessem fotossíntese ou actividade vulcâncica dentro da nave para produzir água e oxigénio... São apenas pormenores/detalhes, mas aos quais eu presto muita atenção, sendo engenheiro (de profissão, claro!) :)
    No que toca ao Engenheiro, continuou a achar esquisito porque não fugiu logo da contaminação e largou a arma biológica na nossa Terrinha...
    Quanto o tipo que mata uns quatos, quando ele se levanta nas costas do primeiro que ele atinge, esta vítima pergunta "Fifield?", e por isso eu acho que houve ali um flop :/ Mais um pormenor :)

    Cumprimentos

    ResponderEliminar
  10. achei uma seca (tipo banhada) este filme.resumindo:prometheu(s)muito mas não cumpriu , filme confuso e com muita treta inverosimel.

    ResponderEliminar
  11. 1ª resposta: o engenheiro presumidamente deu origem à vida na Terra? ou presumivelmente deu origem à vida na Terra? Talvez haja algo de presumido na atitude dos engenheiros, é verdade.
    E vocês acham que ele deu origem à humanidade? Ou à vida na terra no seu todo?
    2ª resposta: Se se trata da vida na terra no seu todo, a intervenção do engenheiro poderia equivaler àquilo a chamamos a explosão câmbrica e que ocorreu há mais de 500 milhões de anos. Mesdmo que estejamos apenas a falar da criação dos Homem, teremos na mesma de falar em milhões de anos e não milhares.
    3ª e 4ª respostas: Concordo. A matéria negra é de uma reacção variável e difícil de explicar e é uma das coisas que aborrece quem vê o filme. Se não há consistência na forma de actuação da matéria negra, devia haver alguma explicação.
    5ª resposta: Mas por que haviam de colocar uma armadilha à sua criação? Ainda por cima milhares de anos antes de ficarem desiludidos connosco?
    .....
    última resposta: Haha! Gosto dessa. Faz sentido.

    ResponderEliminar
  12. O Fifield e o Millburn estavam de início muito amedrontados pelo facto de os sensores apresentarem vida ao fim de um longo corredor. Depois querem sair dali o mais depressa possível e.... perdem-se??!! Quando tinham o mapa dos túneis já feito??!! Enfim. Depois quando dão de caras com duas criaturas assustadoras (uma espécie de vagina misturada com pénis) põem-se a dizer "vem aqui, bicharoco"??!!

    ResponderEliminar
  13. @Anónimo das 12:06 - Eu quis mesmo dizer presumidamente porque a resposta que dou é uma presunção com base nos eventos posteriores. E, segundo essa teoria, os Engenheiros deram origem aos primórdios da humanidade e não de imediato ao hommo sapiens sapiens, mas é dificil de avaliar se Prometheus poem ou não em causa a Teoria da Evolução de Darwin. Eu acho que é impossível que eles tenham criado a vida na terra, até porque quando eles chegam ao nosso Planeta já há vida (flora) e já existiram os dinaussauros (creio eu). Quanto à armadilha, eu pensei nisso por uma questão simples. Porque é que deram as coordenadas de uma base militar e não do seu planeta natal? A própria Elizabeth Shaw parece acreditar nesta teoria.

    ResponderEliminar
  14. Penso que os Engenheiros já saberiam do Alien. Pelo menos foi o que me pareceu ver na cena em que eles descobrem a primeira câmara que guarda a substância negra. Ao fundo existem um relevos e pareceu-me vislumbrar a representação de um Alien mas posso estar enganada.
    Se o objectivo era matar a humanidade desta forma parece-me muito pouco prática... Na minha cabeça faz mais sentido usar os humanos como meio de criar Aliens visto que eles precisam de um corpo. Mas isto só é possível se o que eu disse antes for verdade.

    ResponderEliminar
  15. Inês, o marida da Dra. Shaw diz que aquilo parece ser uma tumba! Onde ficam aqueles 'potes'com o óleo, realmente tem um alien pintado ou sei lá, e é como se fosse um alien na cruz, a posição dele é interessante. Pegando por essa perspectiva, o alien já existia e no final foi mostrado apenas como ele 'nasce', acho que se o material genético dos engenheiros dá um ser humano, o material genético dos aliens é aquele óleo mais alguns circunstâncias, como comer um cérebro. Sobre os engenheiros quererem destruir os humanos, tenho dúvidas tb, pois quem toca a flauta q faz aparecer o mapa da terra é o android David, através daquela memória 'holográfica', então nada garante que eles realmente fossem pra terra, de repente foi uma memória de qd eles voltaram, vai saber.

    ResponderEliminar
  16. os engenheiros nao criaram os humanos, nao haveria resposta logica pra explicar, q como vc cria uma coisa e depois quer destruir???? creio eu q eles querem levar os humanos a sua base militar para fazer experimentos entre os humanos e os alien(minhocas e liquido preto), e q acabaram se fudendo, pois se perceberem muitos deles morrem. E DEIXO UMA PERGUNTA:: QUANDO ELES CHEGAM NA NAVE, ELES VEM UM HOLOGRAMA, E TINHA UM ENGENHEIRO CORRENDO, CORRENDO DE QUEM OU DE QUE???? (o qual eles levam a cabeça).

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. mesma mentalidade de DEUS, cria e depois mata quando a criação faz cagada, basicamente é isso, tem ate um comentario do diretor dizendo sobre isso

      Eliminar
    2. Fiquei com essa dúvida tb. Correndo de quem?

      Eliminar
  17. A mistura do DNA com a água é um processo para se criar a vida...no qual não me lembro o nome hehe...mas é por isso que acho q no filme eles sabem o que estão fazendo...e a resposta é sim! eles criaram a vida através do sacrífico de um Engenheiro!

    ResponderEliminar
  18. Eles estavam correndo do Alien, acredito eu. Afinal, como disse anteriormente, aquela câmara q. tem os potes, pelo jeito era uma tumba como disse o arqueólogo, mas o android fez o que não devia: abrir a porta. Ou seja, os engenheiros morreram pra conter o vazamento do óleo e acabar com os aliens, mas o android ferrou tudo. Eu acho que os engenheiros fizeram a imagem do Alien olhando para os potes como um aviso do que podia acontecer, mas ñ deu mt certo.

    ResponderEliminar
  19. Talvez os engenheiros planejaram destruir a terra,para evitar que os humanos fossem usados como hospedeiros sabendo q dali nasceriam criaturas aliens capazes de exterminar a raça dos próprios engenheiros !!!

    ResponderEliminar
  20. - Acho que fugiam daquele último Engenheiro que tropeçou e teve a cabeça cortada quando a porta fechou. Aquele estava por alguma forma infestado.
    - Talvez já existisse vida na terra, aquela substância preta seria um elemento a mais misturado ao DNA humano, a maldade, a peçonha, a soberba.
    Mas sem esquecer a Teoria da Evolução das Espécies de Darwin, tudo isto faz parte, sobrevive quem tem mais condições, então não é isso.
    - Não acho que realmente aquela Engenheiro viria para a Terra.
    - Não podemos esquecer que é ficção, são considerações, tem uma ideia de se, se existir, se existe, se existissem.
    - A história original baseia-se na interpretação das ilustrações/pinturas do HR Geiger. Talvez as respostas, se não quisermos esperar pelo Prometheus 2 prá 2015 estejam lá, nas pinturas dele e respectivas interpretações.

    ResponderEliminar
  21. Concordo com muita coisa...
    Tenho um post sobre Prometheus...de uma passada lá...
    quero saber sua opinião...

    http://drunkwookieblog.wordpress.com/2012/07/04/prometheus/

    ResponderEliminar
  22. o filme é bom !
    porém forçou a barra ao dizer que seres humanos foram criados pelos alienigenas! só a cabeça de um diretor lunático e ateu !
    mas enfim ...
    Prometheus sendo o prelúdio de Alien
    Será que terá alguma ligação com os Predatos ?
    afinal Aliens E Predators tem uma história em comum !

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Porque ateu ?
      Os aliens foram criados por quem ?
      Por deus ou outros aliens ou sei la eu.
      Porem se voltarmos e voltarmos e voltarmos deve existir um "inicio" e este inicio muito provavelmente eh deus.

      Eliminar
    2. Ateu?! Olha, te de rodar muito a baiana pra achar que o filme é ateísta por isso. Está desapontado porque o filme não confirma sua crença de que você criado diretamente por Deus? E se não tiver sido? E se você não estava nos planos do Criador? E se Deus criou diretamente os Engenheiros e estes, por livre vontade, criaram você?

      Eliminar
    3. Povo besta. Isso é uma ficção, se, o cara quiser que os criadores sejam os aliens paciência, não tem nada haver com ateísmo. Povo chato

      Eliminar
  23. http://mundotentacular.blogspot.com.br/2012/06/wtf-prometheus-e-as-muitas-perguntas.html

    ResponderEliminar
  24. Creio que os engenheiros não estão todos destruidos, os que foram para aquela lua eram alguns deles que por algum motivo queriam o fim da especie humana. David não queria ser humano eu acho, ele queria destruir a humanidade assim como os engenheiros, acredito que por inveja das coisas que ele não podia sentir ou simplesmente por que se acha superior.

    ResponderEliminar
  25. Por quê os engenheiros queriam destruir os humanos , pq saiu aquele bicho dentro do último engenheiro , pq eles deixaram pista apenas da área militar deles??? esperando por PROMETHEUS 2 kkkk

    ResponderEliminar
  26. Por que os Engenheiros queriam destruir a humanidade: Levítico 22, versículo 3 (LV-223).

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. "Avise-lhes que se, em suas futuras gerações, algum dos seus descendentes estiver impuro quando se aproximar das ofertas sagradas que os israelitas consagrarem ao Senhor, será eliminado da minha presença. Eu sou o Senhor.

      Levítico 22:3

      Eliminar
  27. A Substância Negra (SN) quando em contato com os Engenheiros (E) resulta em Humanos (H). A SN quando em contato com H resulta na Forma Intermediária (I), que em contato com os E resulta em Aliens like. Quando os E perceberam que foram usados e que a Fórmula da Criação (SN) resultaria na sua extinção, resolveram destruir todos os mundos por eles criados, inclusive o nosso. O robô diz isso no filme.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Essa é a resposta que mais faz sentido! Afinal de contas, nós não exterminamos o aedes egips para acabar com a dengue? Até aqui faz sentido MAS se eles acabassem com a SN já resolveria o problema. Então a SN deveria estar nos planetas em forma "dormente" que representaria um risco futuro! Logo a SN estava nas naves para serem estudadas e encontrar uma forma para elimina-la.

      Eliminar
  28. Até agora essa matéria foi a que "melhor chuta" sobre o que irá ocorrer no filme 2: 1) porque Shaaw precisa dar uma resposta a sua fé, afinal sua fé não é vencida pelos eventos do 1 e ela refere que crê na existencia de um ser que construiu os engenheiros; 2) a ideia de um facehugger entrar em david é absurda e viável ao mesmo tempo, o que explicaria o corpo com traços mecanicos nos aliens do alien 2 e 3; http://www.cineclick.com.br/noticias/prometheus-sequencia-vai-mostrar-deus-e-aliens

    ResponderEliminar
  29. Como esse alien pd ser o primeiro da espécie, se esse filme passa se num futuro muito mais distante do q o 1' filme do Alien??

    ResponderEliminar
  30. Não sei se eu interpretei errado, mas interpretei várias coisas de forma diferente. Eu acredito que a bactéria tenha sido desenvolvida pelos engenheiros com a finalidade de substituir os humanos. No primeiro filme de alien, Ash, o android, descreve essas criaturas como "criaturas perfeitas". E que os engenheiros tinham a missão de espalhar essa bactéria por diversos mundos, bebendo -a dando inicio as primeiras criaturas. Do contrário o engenheiro da cina inicial não teria motivo para beber voluntariamente a bactéria. Pelo que eu entendi o mundo em questão do inicio do filme não é a terra. É o mundo onde se passa a história de Prometheus. E a cena não mostra a origem da vida humana, mas sim como a raça dos xenomorfos era "semeada" nos mundos. O engenheiro do incio do filme seria por assim dizer o semeador. Outra coisa, o xenomorfo "gerado" pela Dra Shaw, era diferente e grande, não por causa da encubadora, mas por se tratar de uma rainha. Sendo que a Dra Shaw foi fecundada por seu parceiro que havia sido contaminado pela bactéria negra em questão. (daí mais uma prova de que a bactéria não era a geradora da vida humana, mas sim a aniquiladora) e que por esse motivo da barriga dela sai um facehugger que so posteriormente depositou seu "ovo" ou "larva" no engenheiro do qual aí sim, surge o xenomorfo rainha (por isso já nasce diferente dos demais, maior, em estágio mais avançado). Outro detalhe, é que David fala que tem MUITAS outras naves como aquela ali, no mundo em que estavam, e que a nave que aparece em Alien, em LV-426, com os "ovos" havia sido operada até lá, por um engenheiro. O qual estava com um buraco no peito. Creio que de alguma forma, a rainha, gerada pela Dra Shaw, tenha "Pego uma carona" até L-426. Onde depositou os ovos, que mais tarde foram encontrados por Kane, em Alien.

    ResponderEliminar
  31. A lua em questao e a nossa lua. Havia bases e ainda existem bases na lua. E outra coisa este mundo ja teve 4 civilizações essa nossa e a5com a mistura de todas. Estudem artrópodes e Cosmogenese! E para criação de outras raças deve ser destruída e feita uma nova! Estamos em um grande laboratório cósmico somos ovelhas. Estamos em evolução para outros mundos dimensional! Sobre a fala com o engenheiro vc pode perceber que a língua que ele se comunica talvez seja antiga suméria! O filme contacto imediato de 4 grau mostra a fala em suméria: Destruir e arruinar! O mundo nao sabe? Diz a entidade. O fato e que esta humnidade juntamente com as outras que existiram foram destruídas pela degradação moral ética religiosa. Que estao em desacordo com a lei do Criador do Cosmo que fez as coisas perfeitas e os seres que habitam e habitaram se corromperam maneira de pensar agir com. Amor humildade e solidariedade! Muitos aqui sao decaidos de outras dimensões! Povos Egipicios de Atlântida. Babilónia lemurianos sumérios e Arianos deram origem a atual raça e permaneçem ainda entre a herança GE ética! Essas raças aqui da terra foram criadas por seres superiores a mando do Criador. Jesus Cristo e seug pai IHWH-ADONAI E o Criador o filho o Salvador e estao acima de tudo! Na fala Peter FALANDO. Ao Engenheiro; vê este ser ele e perfeito e imortal eu e vc somos mortais ! Vcs nos criaram sao Deuses e deuses nunca morrem veja este homem se refere a David como imortal e ao engenheiro como mortal que o fez pensar este ser inferior diz que e imortal entao veremos e decapitou David. Ele justamente pensou isto. Mais um motivo para achar que eles vieram mesmo nos destruir. O génesis da bíblia e fim e. Começo de uma nova civilizaçÃo. Do modo que Deus quer Egípcios Sumérios sao remanescente das criações anteriores.

    ResponderEliminar
  32. Fora as pessoas que abrem portais para o mal neste mundo! E sempre um abismo abrindo outro abismo e assim caminha a humanidade para seu 5 fim ! Dobrar o joelho para o Deus e criador do universo e aceitar Jesus Cristo e o Espirito Santo ninguém quer. Mas acender vela para o capela e seus secretários e secretárias vão correndo! A humanidade esta plantando o que colhe com corrupção devassidão imoralidades falta de amor humildade compaixão! E o tempo da ceifa a separação do joio e do trigo quem viver vera!

    ResponderEliminar
  33. Não sei se sou o único que teve essa impressão, mas a arqueóloga Elizabeth Shaw (Noomi Rapace) com sua a intrepidez e instinto de sobrevivência no filme Prometheus me lembrou bastante a Ripley (Sigourney Weaver) da série Alien.

    ResponderEliminar
  34. logo logo vamos saber a resposta de tds essas perguntas

    ResponderEliminar
  35. nas cenas excluidas tem uma onde o android conversa com o engenheiro. queria saber o quê o engenheiro diz ao android...
    alguem tira minha dulvida???

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ele disse ....O que esse homem fez de tão glorioso para querer mais vida !!

      Eliminar
    2. Ele disse....o que este ser fez de tão glorioso para querer mais vida?

      Eliminar
    3. O Androide disse ao engenheiro.
      - este humano está morrendo ninguém aguenta mais os puns que solta tá pior que urubu, vc poderia ajudá-lo ou dar um fim à está horrível existência?

      Eliminar
  36. nas cenas excluidas tem uma onde o android conversa com o engenheiro. queria saber o quê o engenheiro diz ao android...
    alguem tira minha dulvida???

    ResponderEliminar
  37. Um fato muito interessante não foi mencionado aqui: o local onde havia vários vasilhames de substância negra continha acima da figura humana um desenho que sugeria a imagem do alien que estava por vir. Como explica-se isso.

    ResponderEliminar
  38. um fato muito interessante não foi mencionado aqui: porque já havia uma imagem logo acima da cabeça de pedra que sugere o alien muito parecido com o que foi concebido ao fim do filme

    ResponderEliminar
  39. Eu vi Alien Covenant e revi Prometheus para fazer as conexões... de fato, no primeiro filme, David fala que há MUITAS outras naves lá naquele local. E com uma delas, que parte no final da primeira trama com destino o planeta dos Engenheiros, David continua com seu plano malévolo... (não contarei pois pode ser que vc ainda não tenha visto Covenant). Mas restou uma dúvida: as tais MUITAS naves, que faziam parte do arsenal militar dos Engenheiros, estavam sem tripulação? É muito estranho ter sobrado um só Engenheiro, e pelo visto, deixado para trás... E aquele tanto de naves mencionado por David, e provavelmente sendo usado não só por ele, David, como pela "rainha" aline, como dito por um dos comentaristas... qual a razão? Pelo visto, todas estavam armadas com um propósito maior, e não necessariamente aniquilar os humanos... o que acham?

    ResponderEliminar
  40. O que aconteceu com o alien do final de filme prometheus?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Penso que o alien do final do filme Prometheus, continua com o filme Alien (1979). Ou seja, o alien do final do filme deu origem aos seguintes aliens.

      Eliminar
  41. Qualquer interpretação dos filmes Prometheus e Covenant que não faça alusão às inúmeras referências ao cristianismo fica incompleta, para não dizer completamente deformada. Temos o quadro "Natività" de Piero della Francesca na cena de abertura de Covenant, os eventos de Prometheus ocorrendo na época do Natal (vide a árvore de Natal que o comandante da espaço-nave está montando no começo de Prometheus), a rebelião alienígena ocorrendo aproximadamente 2000 anos antes do ano 2100, os diálogos da Dr Shaw com seu pai, a plantação de trigo "mutante" no planeta de Covenant e por aí vai.

    ResponderEliminar

//]]>