Festival de Cannes 2013 - Os Grandes Destaques


O Festival de Cannes 2013 começa oficialmente esta noite com a exibição do filme "The Great Gatsby", de Baz Luhrmann. De 15 a 26 de Maio, Cannes será o epicentro cultural da sétima arte mundial, já que por esta pequena cidade francesa vão passar alguns dos maiores realizadores, produtores, atores e guionistas da atualidade para apresentarem os seus novos projetos ou então para tentarem encontrar alguém que queira investir no seu próximo trabalho. À margem do Festival e das suas Competições Oficiais, Cannes acolhe também o Mercado Europeu de Cinema, onde estarão à venda os direitos de distribuição e de investimento de milhares de filmes de todo o mundo. O Festival de Cannes é um dos maiores eventos culturais do mundo e este ano conta com um alinhamento de luxo, que conta com a presença de alguns dos filmes mais aguardados do momento, como "Behind The Candelabra", "The Bling Ring", "Only God Forgives" ou "Inside Llewyn Davis". Para o Portal Cinema os grandes destaques desta 66ª Edição do Festival de Cannes são os seguintes filmes:

Behind The Candelabra
Realizado por Steven Soderbergh 
Com Matt Damon, Rob Lowe, Michael Douglas 
Género - Drama/ Cinebiografia 
País de Origem - EUA

Será que Steven Soderbergh vai mesmo dar por terminada a sua carreira de realizador? A ser verdade, “Behind The Candelabra” será o seu último filme, mas será que este telefilme tem o potencial para dar a Soderbergh a Palma de Ouro? É provável que não, mas uma presença no Festival de Cannes é sempre um motivo de orgulho para qualquer realizador.

Sinopse - Antes de Elvis, Elton John e Madonna existiu Liberace, um pianista virtuoso, artista exuberante nos concertos e na televisão. Liberace gostava do que era desmedido e cultivava o excesso, no palco e fora. Um dia no Verão de 1977, o jovem e bonito Scott Thorson penetra no seu camarim e, apesar da diferença de idade e de origem social, os dois homens começaram uma relação secreta que irá durar cinco anos.

Inside Llewyn Davis
Realizado por Ethan Coen e Joel Coen 
Com Carey Mulligan, Adam Driver, Justin Timberlake, Garrett Hedlund 
Género - Drama
País de Origem - EUA

Vencedores de 4 Óscares da Academia, os Irmãos Coen já estiveram presentes na Secção Competitiva do Festival de Cannes em 2004 e 2007 com os filmes “The Ladykillers" e "No Country for Old Men". Este ano voltam ao festival com “Inside Llewyn Davis”, um drama sobre a cultura musical folk que, embora conte com um elenco interessante e uma trama curiosa, não parece ter o estofo necessário para entrar na luta pela Palma de Ouro, mas é claro que em Cannes nunca há vencedores ou derrotados antecipados. 

Sinopse -  A vida de um jovem cantor folk no universo musical de Greenwich Village em 1961. Llewyn Davis encontra-se numa encruzilhada. Á medida que um inverno rigoroso assola Nova Iorque, o jovem, com a guitarra na mão, luta para ganhar a vida como músico, e enfrenta obstáculos que parecem insuperáveis – começando pelos obstáculos que ele próprio criou. Ele sobrevive graças à ajuda dos amigos ou de desconhecidos, aceitando todo o tipo de trabalhos. Dos cafés do Village até um clube deserto de Chicago, as suas desventuras conduzem-no até uma audição para o gigante da música Bud Grossman – antes de voltar para o lugar de onde vem...

Young & Beautiful (Jeune & Jolie)
Realizado por François Ozon
Com Marine Vacth, Charlotte Rampling, Frédéric Pierrot
Género - Drama
País de Origem - França

Os últimos filmes de François Ozon foram um sucesso entre os franceses, mas “Young & Beautiful” é apenas o segundo filme deste cineasta a competir pela Palma de Ouro. Em 2003, Ozon conseguiu alguma tração em Cannes com “Swimming Pool”, mas a vitória poderá sorrir-lhe finalmente com este ambicioso projeto dramático. 

Sinopse - O retrato de uma jovem de 17 anos em 4 estações e 4 canções.

The Great Beauty (La Grande Bellezza)
Realizado por Paolo Sorrentino
Com Toni Servillo, Carlo Verdone, Sabrina Ferilli 
Género - Comédia Dramática
País de Origem - Itália

O italiano Paolo Sorrentino já brilhou em Cannes com “This Must Be The Place” (2011) e “Il Divo” (2008), por isso é de prever que o seu novo trabalho, “La Grande Bellezza”, também vá conseguir convencer o exigente público deste importante festival francês. O género das comédias dramáticas é uma das especialidades deste veterano cineasta italiano, que poderá finalmente conseguiu ganhar este ano a tão almejada Palma de Ouro.

Sinopse - Senhoras da aristocracia, novos-ricos, políticos, criminosos de alto nível, jornalistas, atores, nobres decadentes, prelados, artistas e intelectuais – verdadeiros ou presumidos – tecem a trama de relações inconsistentes, todos engolidos por uma Babilónia desesperada que se agita nos palácios antigos, nas imensas vivendas, nas mais belas esplanadas da cidade. Encontram-se todos lá. E não mostram o melhor de si. Jep Gambardella, sessenta e cinco anos, escritor e jornalista, indolente e desencantado, os olhos perpetuamente embebidos de gin tonic, assiste a esse desfile de uma humanidade oca e derrotada, poderosa e deprimente. Uma fraqueza moral vertiginosa. E, no fundo, Roma, o verão. Esplêndida e indiferente. Como uma Deusa morta.

Venus in Fur (La Vénus À Lá Fourrure)
Realizado por Roman Polanski
Com Emmanuelle Seigner, Mathieu Amalric 
Género – Drama
País de Origem - França

A carreira de Roman Polanski está cheia de sucessos. É provável que “Venus in Fur” não se torne num sucesso comercial, mas este drama tem todo o potencial para se tornar num dos maiores projetos dramáticos e artísticos deste polémico realizador. O primeiro desafio de “Venus in Far” passa por deslumbrar o Festival de Cannes.

Sinopse - Sozinho num teatro parisiense depois de um dia passado a fazer audições de atrizes para a peça que vai dirigir, Thomas queixa-se ao telefone do fraco desempenho das candidatas. Nenhuma tem a dimensão necessária para desempenhar o papel principal e prepara-se para partir quando surge Vanda, verdadeiro turbilhão de energia desenfreada e atrevida. A Vanda representa tudo o que Thomas odeia. É vulgar, imprudente, e não recua perante nada para obter o papel. Mas Thomas, um pouco forçado, deixa-a tentar a sua sorte e fica espantado com a metamorfose de Vanda. Não só conseguiu acessórios e roupas como também entende perfeitamente a personagem (que aliás tem o mesmo nome) e conhece todos os diálogos. Enquanto a “audição” continua e aumenta a intensidade, a atração de Thomas transforma-se em obsessão...

The Past (Le Passé)
Realizado por Asghar Farhadi
Com Bérénice Bejo, Tahar Rahim, Ali Mosaffa 
Género - Drama
País de Origem - Irão

O brilhante “A Separation” lançou a carreira de Asghar Farhadi, que agora terá a difícil tarefa de provar todo o seu potencial e confirmar todas as expetativas com “The Past”, um drama que, tal como o maior sucesso do cineasta até à data, explora importantes questões familiares e sociais. Se for tão bom como “A Separation”, “The Past” poderá dar a Farhadi a Palma de Ouro.

Sinopse - Depois de quatro anos de separação, Ahmad chega a Paris partindo de Teerão, a pedido de Marie, a sua esposa francesa, para efetuar os trâmites do divórcio. Durante a sua breve estada, Ahmad descobre a relação conflituosa de Marie com a filha, Lucie. Os esforços de Ahmad para tentar melhorar a relação acabarão por desvendar um segredo do passado.

Nebraska
Realizado por Alexander Payne
Com Bob Odenkirk, Bruce Dern, Will Forte, Stacy Keach
Género – Drama
País de Origem - EUA

Alexander Payne, o realizador de “The Descendants” e “Sideways”, regressa ao Festival de Cannes para apresentar “Nebraska”. Um dos grandes sucessos deste cineasta, “About Schmidt", passou há cerca de onze anos pela Competição Oficial de Cannes sem conseguir vencer a Palma de Ouro, mas a imprensa internacional acredita que este pode ser o ano de Payne que, com um filme equilibrado e uma carreira segura, tem que ser encarado como um dos grandes favoritos deste ano.  

Sinopse – Um pai alcoólico junta-se ao seu filho para fazer uma viagem desde Billings (Montana) até Lincoln (Nebraska), passando por uma cidade decadente, onde o pai cresceu e onde ainda tem alguns assuntos por resolver.

Only God Forgives
Realizado por Nicolas Winding Refn 
Com Ryan Gosling, Kristin Scott Thomas, Tom Burke 
Género – Thriller
País de Origem - EUA

Com “Drive”, Nicolas Winding Refn deu-se a conhecer a Hollywood e ao Festival de Cannes. Refn regressa agora a Cannes para apresentar o thriller “Only God Forgives”, mais um filme sério e deliciosamente violento que, quase de certeza, fará as delícias do público. 

Sinopse - Em Banguecoque, Julian, um fugitivo da justiça americana, dirige um clube de boxe tailandês que serve para cobrir o seu tráfico de droga. A mãe, chefe de uma grande organização criminal, chega aos Estados Unidos para repatriar o corpo do filho preferido, Billy: o irmão de Julian que acaba de ser selvaticamente morto por ter massacrado uma jovem prostituta. Doida de raiva e com sede de vingança, exige de Julian a cabeça dos assassinos. Julian terá então de enfrentar Chang, um estranho polícia na reforma, adulado pelos outros polícias...

Only Lovers Left Alive
Realizado por Jim Jarmusch
Com Tilda Swinton, Tom Hiddleston, John Hurt 
Género – Drama
País de Origem - Reino Unido

Um dos filmes mais alternativos desta edição do Festival de Cannes é certamente este “Only Lovers Left Alive”. É claro que esta obra de Jim Jarmusch é demasiado artística e estranha para vencer a Palma de Ouro, mas “Only Lovers Left Alive” pode facilmente tornar-se no “Holy Motors” de 2013.

Sinopse – A história de amor entre dois vampiros que estão cansados da sociedade onde vivem, e cuja relação é subitamente interrompida pela incontrolável irmã da vampira.

The Immigrant
Realizado por James Gray
Com Jeremy Renner, Marion Cotillard, Joaquin Phoenix
Género - Drama
País de Origem - EUA

O melodramático “The Immigrant” traz James Gray de volta às luzes da ribalta. Gray já competiu em Cannes com “Two Lovers” (2008), “We Own the Night"(2007) e “The Yards" (2000), mas “The Immigrant” parece ser a grande hipótese de James Gray de conquistar a Palma de Ouro. A ver vamos se as previsões da imprensa se concretizam e “The Immigrant” consegue sair de Cannes com uma reputação de prestígio. 

Sinopse - 1921. Ewa e a irmã Magda deixam a Polónia natal para a terra prometida, Nova Iorque. Ao chegar a Ellis Island, Magda, que sofre de tuberculose, é posta em quarentena. Ewa, sozinha e desesperada, cai nas redes de Bruno, um proxeneta sem escrúpulos. Para salvar a irmã, está pronta a sacrificar tudo e, resignada, prostitui-se. A chegada de Orlando, ilusionista e primo de Bruno, restaura a confiança e a esperança de dias melhores. Mas não contavam com o ciúme do Bruno.

Shield of Straw (Wara no Tate)
Realizado por Takashi Miike
Com Nanako Matsushima, Tatsuya Fujiwara, Takao Osawa
Género - Thriller
País de Origem - Japão

O japonês Takashi Miike é um dos realizadores asiáticos mais conceituados e conhecidos da sua geração, sendo por isso um dos óbvios favoritos sempre que um dos seus projetos aparece nas secções competitivas dos grandes festivais mundiais. Em 2011, Miike apresentou a Cannes o portentoso “Ichimei” que, na altura, deslumbrou e convenceu o público. É provável que “Shield of Straw” siga o mesmo rumo que essa valorosa obra.

Sinopse – “Mate este homem e receberá uma recompensa de mil milhões de yens”. Com este anúncio publicado em todos os jornais japoneses, o bilionário Ninagawa coloca um preço na cabeça de Kiyomaru, o presumível assassino da sua neta. Milhões de inimigos potenciais vão então atravessar-se no caminho da polícia que acompanha Kiyomaru até Tóquio, transformando a sua viagem numa perseguição infernal e fazendo o espectador entrar no coração de um western urbano com um fim incerto

 
Jimmy P. 
Realizado por Arnaud Desplechin 
Com Benicio Del Toro, Mathieu Amalric, Gina McKee 
Género - Drama 
País de Origem - França/ EUA 

O dark horse da Competição Oficial de 2013 tem que ser este drama de Arnaud Desplechin que, após um longo interregno laboral, regressa ao ativo e logo com um bom filme que tem todas as hipóteses de ganhar a Palma de Ouro. A ver vamos se "Jimmy P." é mesmo a Cinderela de Cannes 2013.

Sinopse - Após a Segunda Guerra Mundial, Jimmy Picard, um Índio Blackfoot que combateu em França, é admitido no hospital militar de Topeka, no Kansas, uma instituição especializada nas doenças do cérebro. Jimmy Picard sofre de muitos problemas: vertigens, cegueira temporária, perda de audição... Na ausência de causas fisiológicas, o diagnóstico é a esquizofrenia. No entanto, a direção do hospital decide pedir o conselho de um etnologista e psicanalista francês, especializado em culturas nativas americanas, Georges Devereux.

As I Lay Dying
Realizado por James Franco 
Com James Franco, Logan Marshall-Green, Danny McBride 
Género - Drama
País de Origem - EUA

Um dos principais títulos da Secção Un Certain Regard deste ano é o drama “As I Lay Dying”, que nos mostra a faceta de realizador do ator James Franco. Este filme até parece ter um estilo muito convencional, mas o facto de ser um trabalho de James Franco faz antever um drama familiar relativamente diferente. 

Sinopse - Baseada na homónima obra literária de William Faulkner, "As I Lay Dying" segue a viagem atormentada de uma família que acompanha o corpo da mãe até ao seu túmulo.

Fruitvale Station
Realizado por Ryan Coogler 
Com Michael B. Jordan, Octavia Spencer, Melonie Diaz 
Género - Drama
País de Origem - EUA

Foi a grande surpresa independente do Festival de Sundance 2013 e, agora, no Festival de Cannes poderá cimentar ainda mais a sua candidatura aos Óscares. “Fruitvale Station” parece ser o herdeiro de “Precious” e poderá aproveitar o Festival de Cannes para conquistar os espetadores europeus. 

Sinopse - Uma história baseada em fatos reais. Oscar Grant (Michael B. Jordan) é um jovem afro-americano de apenas vinte e dois anos que, no último dia do ano, vive um momento turbulento e trágico.

 
The Bling Ring
Realizado por Sofia Coppola 
Com Emma Watson, Leslie Mann, Taissa Farmiga 
Género – Drama
País de Origem - EUA

O último trabalho de Sofia Coppola, “Somewhere”, valeu-lhe o Leão de Ouro no Festival de Veneza. Será que “The Bling Ring” vai-lhe dar o Prémio Un Certain Regard do Festival de Cannes? Este drama já é um dos filmes mais esperados do ano, mas será que Coppola conseguirá convencer a crítica e corresponder às nossas elevadas expectativas?

Sinopse - Em Los Angeles, um grupo de adolescentes fascinados pelo universo das marcas anda à caça, através da internet, da agenda das celebridades para assaltar as suas residências. Entre as vítimas, encontram-se Paris Hilton, Orlando Bloom e Rachel Bilson. Os meios de comunicação apelidam esse gangue de Bling Ring.

Enviar um comentário

0 Comentários

//]]>