MOTELx 2013 - Os Principais Destaques


É já nesta quarta-feira (11 de Setembro), que começa o MOTELx 2013, um festival dedicado ao cinema fantástico de terror e fantasia que, a par do FantasPorto, é dos poucos festivais nacionais de cinema que permite ao público descobrir algumas surpresas e pérolas independentes deste género de filmes. A Edição de 2013 do MOTELx irá decorrer no Cinema São Jorge, em Lisboa, entre 11 e 15 de Setembro. Os bilhetes normais custam 3,50€, com desconto de 1€ para os jovens com menos de 25 anos, e seniores com mais de 65 anos. Os utilizadores da rede YORN têm desconto de 50% em todas as sessões. Passo agora a enumerar alguns dos grandes destaques especiais desta edição:

Competição Nacional de Curtas-Metragens
A edição deste ano será palco, como já vem sendo hábito, de uma competição dedicada às curtas-metragens nacionais, que este ano tem nove candidatos ao Prémio Yorn. As nove curtas a concurso são: "A Bílis Negra" (2013), de Nuno Sá Pessoa; "O Coveiro" (2013), de André Gil Mata; "Longe do Éden" (2012), de Carlos Amaral; "Monstro" (2013), de Alex Barone; "Desespero" (2013); de Rui Pilão; "Nico, a Revolta" (2013), de Paulo Araújo; "Hair" (2012), de João Seiça; "Sara" (2012), de Miguel Ângelo e "A Herdade dos Defuntos" (2013), de Patrick Mendes. 

Byzantium, de Neil Jordam (13 de Setembro às 18:45/ 15 de Setembro às 14:15)
Este filme é, sem dúvida, um dos cabeças de cartaz deste festival. Já passaram quase vinte anos desde o lançamento comercial de “Entrevista com Vampiro”, por isso todos aguardam com grande expetativa o lançamento deste regresso de Neil Jordan aos dramas vampíricos. É provável que “Byzantium” não seja tão apelativo como esse grande clássico, mas ninguém dúvida que Jordan é um realizador competente que raramente desilude quem espera ansiosamente pelos seus filmes.

The Conjuring, de James Wan (13 de Setembro à 00:15)
A par de “Byzantium”, “The Conjuring” é um dos principais filmes comerciais desta edição. Protagonizado por Vera Farmiga e Patrick Wilson, “The Conjuring” promete muitos sustos com a sua intriga sobrenatural, que parece enquadra-se na perfeição no perfil de James Wan, que no passado convenceu com obras de terror de valor, como “Insidious” ou “Saw”. 

Chained, de Jennifer Lynch (12 de Setembro à 00:00)
Jennifer Lynch, a filha de David Lynch, já tem uma carreira bem recheada de sucessos e louvores. Este “Chained” parece ir de encontro ao nível que apresentou em projetos como “Surveillence”, mas caberá ao público do MOTELx julgar se Jennifer tem ou não potencial para seguir as ilustres pisadas do seu famoso pai. 

The Complex, de Hideo Nakata (14 de Setembro às 21:40)
O realizador de “Ringu” ou “Dark Water”, Hideo Nakata, vai estar presente no MOTELx para leccionar uma masterclass, mas também para apresentar este “The Complex”, o seu novo projeto inserido no competitivo movimento j-horror. Será que este seu novo trabalho está à altura dos seus principais filmes de terror?

Maniac, de Franck Khalfoun (15 de Setembro à 00:15)
Já passou por alguns mercados e festivais com muitas reações positivas, mas será que “Maniac” vai convencer o público do MOTELx? Tendo  em conta o valor e  a violência desta obra protagonizada por Elijah Wood, “Maniac” é certamente um dos principais filmes da Secção Serviço de Quarto desta edição

V/H/S 2, de Vários (11 de Setembro às 14:15/ 13 de Setembro à 00:15)
O sucesso que “V/H/S” teve na Edição de 2012, abre certamente o apetite dos fãs do género para a exibição da segunda parte desta competente antologia de terror, que desta vez conta com várias curtas realizadas por cineastas de renome como Jason Eisener, Gareth Evans e Gregg Hale.

Enviar um comentário

0 Comentários

//]]>