As Principais Apostas Natalícias de 2013 Para os Mais Velhos

A época natalícia já está aí à porta, aliás já se sente no ar o espírito desta quadra festiva, por isso está na altura de respeitar a tradição e ir ao cinema para ver, com os seus colegas, um dos grandes filmes deste Natal, mas qual é a melhor opção entre todas as possibilidades? Pois bem, o Portal Cinema deixa-lhe aqui a lista completa de todos os filmes que vão estrear em Portugal antes do Natal e que são indicados para ver em grupo, mas esta pequena lista também inclui um pequeno resumo das suas características mais relevantes, para assim não correr o risco de ver o filme errado.

The Delivery Man/ Um Pai Por Acaso - Estreia a 5 de Dezembro

 Uma comédia divertida e relativamente divertida cai sempre bem nesta época festiva. A melhor aposta dentro deste género parece ser o novo filme de Vince Vaughn, cuja personagem se vê envolta numa situação paternal caricata que, até ver, parece ter sido bem aproveitada para criar uma trama com piada. Os últimos filmes de Vaughn não foram maus, por isso há que esperar, pelo menos, alguma coisa de jeito desta sua nova comédia. 

Sinopse - David Wozniak (Vince Vaughn) teve, até agora, uma vida tranquila. Tem uma dedicada namorada, Emma (Cobie Smulders), a quem quase não dá atenção, trabalha como motorista de entregas da empresa da família e aparentemente contenta-se com o seu estado de perpétua mediocridade. Apesar de David ter um bom coração, e ser muito charmoso, é imaturo, desorientado, tem dívidas gigantes e precisa desesperadamente de alguma orientação para a sua vida. Quando recebe a bombástica noticia de que é o pai biológico de 533 filhos, e que 142 deles o processaram, tudo muda e David decide que quer tomar a atitude certa e, finalmente, ser responsabilizado pelos seus atos. Ao mesmo tempo, a namorada de David, conta-lhe que está grávida, mas, conhecendo David, as expectativas de Emma são mínimas. Será que David a vai dececionar mais uma vez?

Oldboy - Estreia a 5 de Dezembro 

 Se este projeto se aproximar, nem que seja um pouco, do nível da produção sul-coreana criada por Park-Chan Wook, então é bem provável que este remake hollywoodiano da autoria de Spike Lee partirá tudo e surpreenderá tudo e todos. É claro que não espero, nem ninguém espera, que este remake seja uma versão superior ao filme original, mas pelo menos parece que Spike Lee teve o cuidado de recriar algo parecido e com o mesmo espírito que mantenha portanto, pelo menos, uma parcela da sua qualidade. A ver vamos o que sairá daqui. 

Sinopse - Sem saber o motivo, um homem é capturado e aprisionado por mais de 20 anos no dia de nascimento da sua filha. Libertado sem aviso, ele recebe a notícia de que tem apenas quatro dias para descobrir a razão da sua prisão e que, se não conseguir, a rapariga será morta.

The Hobbit – The Desolation of Smaug/ O Hobbit - A Desolação de Smaug - Estreia a 12 de Dezembro 

 É, à partida, a estreia de Dezembro pela qual quase todos os cinéfilos portugueses mais aguardam. Esta segunda entrega da trilogia “The Hobbit” promete trazer um pouco mais de ação à história iniciada por “The Hobbit: An Unexpected Journey” que confirmou que esta spin-off de “The Lord of The Rings” mantém o seu requinte visual, apesar do seu argumento ser um pouco mais estático e sonolento. Este segundo filme conta ainda com o grande aliciante de apresentar, pela primeira vez de uma forma direta, o Dragão Smaug, que até agora só apareceu no ecrã, de forma indireta, por intermédio de sombras. 

Sinopse - A aventura de Bilbo Baggins, enquanto este viaja com o feiticeiro Gandalf e treze anões, liderados por Thorin Escudo-de-Carvalho, numa épica demanda para retomar a Montanha Solitária e o reino perdido dos anões de Erebor. Tendo sobrevivido ao início da sua inesperada viagem, a Companhia prossegue para Oriente, encontrando ao longo do caminho Beorn - capaz de mudar de pele - e um bando de aranhas gigantes, na traiçoeira Floresta Tenebrosa. Depois de escaparem aos perigosos Elfos da Floresta, os anões prosseguem para a Cidade do Lago e, finalmente, para a Montanha Solitária, onde terão de enfrentar o maior de todos os perigos, a mais aterrorizadora de todas as criaturas, que porá à prova não só a dimensão da sua coragem, como também os limites da sua amizade e o significado da própria viagem - o Dragão Smaug.

Dallas Buyers Club/ O Clube de Dallas – Estreia em Janeiro

É um dos grandes dramas independentes do ano que, quiçá, poderá valer a Matthew McConaughey uma nomeação ao Óscar de Melhor Ator Principal. A sua história é baseado em fatos verídicos e, embora não seja tão tocante como aparenta, dá ainda assim azo a um aparente interesse melodramático que, aliado às performances de qualidade dos atores que compõem o elenco, parece colocar este projeto no topo das melhores estreias do mês. 

Sinopse - Ron Woodroof é um cowboy do Texas cuja vida sofre uma reviravolta quando em 1985 é-lhe diagnosticado o vírus da SIDA e dado 30 dias de vida. Vivem-se os primeiros momentos desta epidemia e os EUA estão divididos sobre como combater o vírus. Ostracizado por muitos dos seus antigos amigos e sem acesso a medicamentos eficazes comparticipados pelo governo, Ron decide tomar conta do assunto e procurar tratamentos alternativos em qualquer parte do mundo por meios legais ou ilegais. Ignorando as regras estabelecidas, o empreendedor Woodroof une forças com um improvável grupo de renegados e marginalizados - que ele próprio teria evitado no passado - e estabelece um "clube de compradores" de enorme sucesso. A sua luta pela dignidade e aceitação é uma história original, inspirada em fatos verídicos, sobre o poder transformador da resiliência.

Inside Llewyn Davis/ A Propósito de Llewyn Davis - Estreia a 19 de Dezembro 

O regresso dos Irmãos Coen às salas de cinema será promovido por este drama musical, que não se parece assemelhar a nada que os Coen fizeram nos últimos tempos, por isso será sempre interessante descobrir se este seu novo projeto é assim tão interessante como parece, e se os Irmãos Coen já perderam ou não o jeito para nos surpreender com os seus filmes. 

 Sinopse - Uma semana na vida de um jovem cantor no mundo musical de Greenwich Village, em 1961. Llewyn Davis encontra-se numa encruzilhada. Quando um Inverno severo atinge Nova York, o jovem, com a sua guitarra na mão, luta para ganhar a vida como músico e enfrenta obstáculos aparentemente intransponíveis, começando com aqueles que ele mesmo cria. Ele sobrevive apenas graças ao apoio dado por amigos ou estranhos, aceitando qualquer pequeno trabalho.

 
Casablanca – Estreia a 19 de Dezembro 

O regresso de um clássico às salas de cinema é sempre um acontecimento de luxo, ainda para mais se esse clássico é o drama romântico “Casablanca”, um dos melhores filmes do Século XX. Se já o viu, tem que o rever. Se ainda não o viu, então não pode perder esta oportunidade de assistir a uma versão restaurada nos ecrãs dos cinemas UCI em Lisboa e no Porto. 

 Sinopse - II Guerra Mundial. Marrocos fervilha de refugiados europeus em busca da passagem para uma Lisboa que se mantém neutra. Em Casablanca é mais fácil entrar do que sair, especialmente se o seu nome estiver na lista Nazi dos mais procurados. No topo dessa lista está o líder da Resistência Checa, Victor Laszlo, cuja única esperança é Rick Blaine, um cínico americano que não arrisca o pescoço por ninguém... especialmente pela mulher de Victor, Ilsa, a sua ex-amante de Paris. Cabe agora a Rick decidir o que é mais importante: a sua felicidade ou as inúmeras pessoas que esperam por uma saída do país...

47 Ronin – A Grande Batalha Samurai - Estreia a 25 de Dezembro 

 Tal como “O Hobbit: A Desolação de Smaug”, “47 Ronin” é um dos filmes de maior orçamento de Dezembro. Este filme de ação e artes marciais parece ser uma aposta segura para quem aprecie filmes com uma forte componente física e, já agora, para todos os que apreciam filmes que envolvam samurais, já que na base da trama deste projeto está uma guerra entre estes guerreiros japoneses. 

Sinopse - Depois de um traiçoeiro senhor da guerra ter morto o seu mestre e os ter banido, 47 samurais sem líder prometem vingança para restaurar a honra do seu povo. Expulsos de suas casas e dispersos por toda a parte, este bando de Ronin procura a ajuda de Kai - um mestiço, anteriormente por eles rejeitado - enquanto enfrentam um mundo selvagem de bestas míticas, bruxarias e ameaças assombrosas. Quando este exilado e marginal escravizado se torna na derradeira arma mortal, transforma-se num herói que inspira o bando de rebeldes a alcançar a eternidade.

The Secret Life of Walter Mitty/ A Vida Secreta de Walter Mitty - Estreia a 25 de Dezembro 

 Ben Stiller é o guionista, realizador, produtor e protagonistas desta dramédia onde o mundo real e da ficção estão sempre a se confundir um com o outro. Não me parece que “The Secret Life of Walter Mitty” seja um filme incrível, mas não parecem restar dúvidas que é um dos projetos mais criativos e sonhadores dos últimos meses. 

 Sinopse - Walter é um eterno sonhador que escapa à sua vida anónima desaparecendo num mundo de fantasia repleto de heroísmo, romance e aventura. Quando vê o seu emprego e o da sua colega ameaçados, Walter parte para a ação embarcando numa viagem na vida real que se transforma na mais extraordinária e inimaginável aventura à escala global.

Enviar um comentário

0 Comentários

//]]>