As Cinebiografias Mais Esperadas de 2014

As cinebiografias são um dos géneros mais poderosos da indústria cinematográfica, porque retratam impressionantes histórias reais de indivíduos icónicos ou então de ilustres desconhecidos, cuja história de vida representa um marco para a história mundial ou então um exemplo individual de grande força e valor. Ao longo da história do cinema já passarem pelos grandes ecrãs de todo o mundo várias cinebiobrafias de qualidade, que foram louvadas pelo público pela sua qualidade e pelo magnífico retrato que fizeram da vida da referida pessoa, mas é claro que nem todas as cinebiografias são bons exemplos de bom cinema e de boas histórias, mas é claro que tudo depende de uma variedade de factores, que vão desde a força da própria história real, até à capacidade que os produtores, realizadores e guionistas têm para a adaptar ao grande ecrã sem cometerem falhas ou excessos. Este ano já estrearam em Portugal três grandes cinebiografias que fizeram sucesso e que brilharam nos prémios internacionais, falo claro de "12 Anos Escravo"/ "12 Years a Slave" (CRÍTICA), "O Clube de Dallas"/"Dallas Buyers Club" (CRÍTICA) e "O Lobo de Wall Street"/ "The Wolf of Wall Street" (CRÍTICA). Estes três projetos são exemplos perfeitos de cinebiografias diferentes de pessoas ditas normais, cuja história de vida é tão impressionante que merece ser contada e transmitida ao grande público, que muito provavelmente nunca iria conhecer os contornos das suas histórias pessoais se não fosse por estes filmes. É óbvio que estes três filmes também são exemplos perfeitos de cinebiografias de qualidade, que resultam de uma boa adaptação de uma já de si interessante história real. Para além destes impressionantes filmes, as salas de cinema portuguesas também já acolheram este ano as estreias de outras cinebiografias curiosas, como "Lovelace" (CRÍTICA), "Filomena"/ "Philomena" (CRÍTICA), "O Sobrevivente"/ "Lone Survivor" (CRÍTICA), "The Monuments Men - Caçadores de Tesouros" (CRÍTICA), "The Railway Man - Uma Longa Viagem" (CRÍTICA) e "Gloria". É claro que ainda faltam estrear em Portugal algumas das grandes cinebiografias deste ano, que para além de já terem a presença assegurada em alguns dos grandes festivais de cinema, poderão ainda chegar aos Óscares, aos BAFTAS ou aos Globos de Ouro. É agora tempo de dar a conhecer alguns desses filmes:

Grace of Monaco
Realizado por Olivier Daham
Com Nicole Kidman, Tim Roth, Paz Vega
Estreia Mundial - Festival de Cannes 2014
Estreia Nacional - 22 de Maio de 2014
Sinopse - A história de "Grace of Monaco" aborda o casamento da atriz Grace Kelly (Nicole Kidman) com o Príncipe Rainier III (Tim Roth) e a influência que ela teve nas políticas do principado, mais concretamente na disputa política travada entre o Mónaco e a França.

Foxcatcher
Realizado por Bennett Miller 
Com Steve Carell, Channing Tatum, Mark Ruffalo 
Estreia Mundial - Festival de Cannes 2014
Estreia Nacional - Dezembro de 2014
Sinopse - A história de Mark Schultz, lutador olímpico de luta livre premiado com uma medalha de ouro, que vive em Wisconsin com dificuldades desportivas e económicas, quando é convidado pelo milionário John du Pont para se mudar para a sua luxuosa propriedade, onde du Pont planeia formar e treinar uma equipa de luta livre para os Jogos Olímpicos de Seul de 1988. Schultz aproveita a oportunidade, ansioso também por sair da sombra de Dave o seu irmão mais velho, um respeitado treinador de luta livre, também ele medalhista olímpico. Com os seus vastos recursos financeiros e as mais modernas instalações de treino construídas na sua quinta Foxcatcher, du Pont autonomeia-se treinador da equipa, ansioso por ganhar o respeito dos pares e a aprovação da sua mãe, Jean du Pont. A relação entre Schultz e du Pont aprofunda-se, com Mark a encarar o seu patrocinador como uma figura paterna. Mas a personalidade esquizofrénica de du Pont e os seus jogos psicológicos começam a pesar sobre a instável auto-estima de Mark, minando as suas performances. Quando o favoritismo de du Pont transfere-se para Dave - que possui uma confiança e autoridade que faltam ao próprio du Pont e ao irmão Mark - o trio é empurrado para uma tragédia que ninguém poderia prever.

Jersey Boys
Realizado por Clint Eastwood 
Com John Lloyd Young, Erich Bergen, Vincent Piazza 
Estreia Mundial - Junho de 2014
Estreia Nacional - Setembro de 2014
Sinopse - Baseado no homónimo musical da Broadway, "Jersey Boys" é a história da ascenção musical do cantor Frankie Valli e da banda The Four Seasons, que fez sucesso na década de sessenta nos Estados Unidos.

     The Imitation Game 
Realizado por Morten Tyldum
Com Benedict Cumberbatch, Keira Knightley, Matthew Goode
Estreia Mundial - Novembro de 2014
Estreia Nacional - Dezembro de 2014
Sinopse - A história real de Alan Turing (Benedict Cumberbatch), um famoso matemático que durante a 2ª Guerra Mundial ajudou os aliados a decifrarem as mensagens secretas enviadas entre as forças do eixo.

Get On Up
Realizado por Tate Taylor 
Com Chadwick Boseman, Viola Davis, Octavia Spencer 
Estreia Mundial - Agosto de 2014
Estreia Nacional - Setembro de 2014
Sinopse - Uma cinebiografia de James Brown (Chadwick Boseman), que irá mostrar a música, as polémicas e a personalidade do "Padrinho do Soul", um dos artistas mais importantes da música americana no Século 20.

Unbroken
Realizado por Angelina Jolie
Com Jack O'Connell, Domhnall Gleeson, Garrett Hedlund
Estreia Mundial - Dezembro de 2014
Estreia Nacional - Dezembro de 2014
Sinopse - A história real de Louis Zamperini, um atleta olímpico e soldado americano que, durante a 2ª Guerra Mundial, foi capturado pelos japoneses após o avião onde seguia ter-se despenhado.

Big Eyes 
Realizado por Tim Burton
Com Amy Adams, Krysten Ritter, Christoph Waltz
Estreia Mundial - Dezembro de 2014
Estreia Nacional - Indefinida
Sinopse - A história verídica de Margaret e Walter Keane (Amy Adams e Christoph Waltz), um famoso casal de artistas que, durante anos, fizeram uma fortuna às custas das suas obras de arte. O seu casamento acabou em divórcio, mas ambos passaram antes por uma enorme e mediática batalha nos tribunais

Theory of Everything
Realizado por James Marsh
Com Felicity Jones, Eddie Redmayne, Emily Watson
Estreia Mundial - Novembro de 2014
Estreia Nacional - Indefinida
Sinopse - Uma cinebiografia do brilhante físico Stephen Hawking (Eddie Redmayne), que se focará sobretudo na poderosa relação romântica que teve com a sua primeira mulher, Jane(Felicity Jones). Esta cinebiografia também irá mostrar as consequências físicas e mentais da progressiva degeneração física que Hawkings teve que enfrentar durante a sua época universitária, já que foi por esta altura que o físico descobriu que sofria de um doença degenerativa relativamente rara chamada Esclerose Lateral Amiotrófica, que embora seja fatal na maior parte dos casos, acabou por não condenar Hawkings a uma morte precoce, já que ele ainda se encontra vivo, apesar das fortes limitações físicas que foram provocadas pela sua doença altamente debilitante.

Jimmy's Hall
Realizado por Ken Loach
Com Barry Ward, Simone Kirby, Andrew Scott
Estreia Mundial - Festival de Cannes 2014
Estreia Nacional - Agosto de 2014
Sinopse - 1932. Depois de viver exilado dez anos nos Estados Unidos, Jimmy Gralton volta à terra natal para ajudar a mãe e cuidar da quinta da família. A Irlanda que encontra, dez anos depois da guerra civil, tem um novo governo. Há muitas esperanças… Após as solicitações por parte dos jovens do Condado de Leitrim, Jimmy, apesar das suas reticências em provocar os velhos inimigos, como a Igreja ou os proprietários de terras, decide reabrir o "Hall", um lugar aberto para todos onde se pode dançar, estudar, ou conversar. De novo, o sucesso é imediato. Mas a influência crescente de Jimmy e as suas ideias progressistas não agradam a todos na aldeia. As tensões surgem de novo 

Saint Laurent
Realizado por Bertrand Bonello
Com Léa Seydoux, Gaspard Ulliel, Brady Corbet
Estreia Mundial - Festival de Cannes 2014
Estreia Nacional - Novembro de 2014
Sinopse - 1967 - 1976. O encontro de um dos maiores costureiros do mundo e de uma década livre. Nenhum dos dois sairá intacto. Uma cinebiografia polémica do estilista Yves Saint Laurent

All Is By My Side
Realizado por John Ridley
Com Andre 3000, Imogen Poots, Hayley Atwell
Estreia Mundial - Festival de Toronto 2013
Estreia Nacional - Indefinida
Sinopse - Um ano na vida do famoso guitarrista e roqueiro Jimi Hendrix, que segue a gravação do álbum Are You Experienced.

Enviar um comentário

0 Comentários

//]]>