Festival de Cannes 2014 - Os Principais Destaques

O Festival de Cannes 2014 começa amanhã, 14 de Maio, com a exibição do polémico drama "Grace of Monaco", uma cinebiografia da atriz e monarca Grace Kelly, cujo conteúdo tem sido muito criticado pelos herdeiros da atriz, que até decidiram boicotar a edição deste ano do festival. É certo que, apesar de toda polémica que o rodeia, "Grace of Monaco", que estreará em Portugal a 22 de Maio, permanece como uma das grandes estrelas do festival, apesar de não fazer parte da Secção Competitiva. E neste plano de competição há múltiplos destaques, a começar como é óbvio por um dos filmes mais mediáticos e comerciais da Seleção Oficial, o drama "Foxcatcher", de Bennett Miller.  Este projeto, que até já é apontado como um dos candidatos principais ao Óscar de Melhor Filme, poderá até manter-se afastado dos lugares centrais da corrida pela Palma de Ouro, mas parece óbvio que será um dos principais atrativos deste certame, tal como o drama artístico "Maps to the Stars", que marcará o regresso de David Cronenberg a Cannes, dois anos após a estreia de "Cosmopolis", que em 2012 passou bastante ao lado de um percurso positivo, algo que não deverá acontecer com este seu novo projeto.
Na luta pela Palma de Ouro há que destacar a candidatura de "Winter Sleep", o novo trabalho do turco Nuri Bilge Ceylan, que já foi muito feliz em Cannes no passado graças às prestações de obras de qualidade, como "Once Upon a Time in Anatolia" (2011 - Grande Prémio do Júri), "Os Três Macacos" (2008 - Melhor Realizador) e "Uzak" (2003 - Grande Prémio do Júri). Será que este seu novo projeto vai-lhe dar a tão desejada Palma de Ouro? Os Irmãos Dardenne também estão de regresso à competição pela Palma de Ouro que conquistaram em 1999 ("Rosetta") e 2005 ("L'Enfant"), mas desta vez apresentam com "Deux Jours, Une Nuit" um filme um pouco mais convencional que poderá afastá-los da terceira Palma de Ouro. E já que se fala em regressos, porque não falar também no regresso do realizador francês Michael Hazanavicius a Cannes. Já passarem três anos desde que "The Artist" estreou na Competição Oficial de Cannes, onde começou a trilhar o caminho que eventualmente levou à conquista de cinco Óscares da Academia, Melhor Filme e Melhor Realizador incluídos. Este ano, Hazanavicius regressa a Cannes com "The Search", um drama que, provavelmente, não terá a dimensão de "The Artist", mas que poderá ser muito acarinhado pelo público devido à sua poderosa trama melodramática. 
Um outro possível favorito à conquista da Palma de Ouro é o drama "Clouds of Sils Maria", da autoria de  Olivier Assayas, que chega a Cannes com uma boa cotação que poderá dar azo a uma possível vitória na competição principal deste certame. O mesmo pode ser dito acerca de "Mommy", o mais recente projeto do promissor Xavier Dolan, que após uma série de bons trabalhos, como "Tom à La Ferme" (2013) e "Laurence Anyways" (2012), poderá saltar definitivamente para os grandes palcos da sétima arte. Numa dimensão um pouco mais secundária, vale também a pena mencionar a presença dos filmes "The Captive", "The Homesman" e "Saint Laurent" entre os projetos de maior dimensão e interesse que marcam presença na Competição Oficial, mas as probabilidades de conquistarem a Palma de Ouro são muito diminutas. 
Na secção paralela Un Certain Regard o grande destaque pertence destacadamente à presença de "Lost River", um drama que marca a estreia do ator Ryan Gosling na direção de longas metragens. Neste mesma secção destaque ainda para a presença dos dramas "The Disappearance of Eleanor Rigby" e "La Chambre Bleue", este último produzido pelo português Paulo Branco. Estes dois filmes já têm distribuição assegurada em Portugal. À margem da competição será exibido o thriller de sobrevivência "The Rover", que promete ser um violento espectáculo de violência física e moral. É de recordar que o Festival de Cannes realiza-se entre 14 e 25 de Maio em Cannes. 

Foxcatcher
Realizado por Bennett Miller 
Com Steve Carell, Channing Tatum, Mark Ruffalo 
Género - Drama 

Sinopse - A história de Mark Schultz, lutador olímpico de luta livre premiado com uma medalha de ouro, que vive em Wisconsin com dificuldades desportivas e económicas, quando é convidado pelo milionário John du Pont para se mudar para a sua luxuosa propriedade, onde du Pont planeia formar e treinar uma equipa de luta livre para os Jogos Olímpicos de Seul de 1988. Schultz aproveita a oportunidade, ansioso também por sair da sombra de Dave o seu irmão mais velho, um respeitado treinador de luta livre, também ele medalhista olímpico. Com os seus vastos recursos financeiros e as mais modernas instalações de treino construídas na sua quinta Foxcatcher, du Pont autonomeia-se treinador da equipa, ansioso por ganhar o respeito dos pares e a aprovação da sua mãe, Jean du Pont. A relação entre Schultz e du Pont aprofunda-se, com Mark a encarar o seu patrocinador como uma figura paterna. Mas a personalidade esquizofrénica de du Pont e os seus jogos psicológicos começam a pesar sobre a instável auto-estima de Mark, minando as suas performances. Quando o favoritismo de du Pont transfere-se para Dave - que possui uma confiança e autoridade que faltam ao próprio du Pont e ao irmão Mark - o trio é empurrado para uma tragédia que ninguém poderia prever..

Maps To The Stars
Realizado por David Cronenberg 
Com Julianne Moore, Robert Pattinson, John Cusack 
Género - Drama  

Sinopse - A depravação dos bastidores da indústria cinematográfica é aqui analisada ao pormenor através da história de duas crianças, cujas vidas são arruinadas pela sua precoce introdução ao mundo do espetáculo.

Clouds of Sils Maria
Realizado por Olivier Assayas
Com Juliette Binoche, Kristen Stewart, Chloë Grace Moretz
Género - Drama

Sinopse - Aos dezoito anos, a Maria Enders conheceu o sucesso no teatro ao encarnar a Sigrid, uma jovem ambiciosa e atraente que leva ao suicídio uma mulher mais madura, a Helena. Vinte anos mais tarde propõem-lhe jogar de novo nessa peça, mas, desta vez, no papel da Helena…

Winter Sleep
Realizado por Nuri Bilge Ceylan
Com Haluk Bilginer, Melisa Sözen, Demet Akbag
Género - Drama

Sinopse - Aydin, ator reformado, gere um pequeno hotel na Anatólia central com a jovem esposa Nihal, de quem se tem afastado sentimentalmente, e com a irmã Necla que ainda sofre do divórcio recente. No Inverno, com a neve a cobrir pouco a pouco a estepe, o hotel torna-se no refúgio deles mas também no teatro dos seus conflitos...

Deux Jours, Une Nuit
Realizado por Jean-Pierre Dardenne, Luc Dardenne
Com Marion Cotillard, Olivier Gourmet, Fabrizio Rongione
Género - Drama

Sinopse - Uma mulher, ajudada pelo marido, tem apenas o fim-de-semana para visitar os colegas e convencê-los a renunciarem aos seus prémios para que ela possa ficar com o seu emprego.

The Captive
Realizado por Atom Egoyan 
Com Ryan Reynolds, Scott Speedman, Rosario Dawson 
Género - Thriller 

Sinopse - Um pai (Ryan Reynolds) descobre, anos depois da sua filha ter sido sequestrada, uma série de pistas perturbadoras que o levam a acreditar que a menina ainda está viva.

Mommy
Realizado por Xavier Dolan
Com Anne Dorval, Antoine-Olivier Pilon, Suzanne Clément
Género - Drama

Sinopse - Uma viúva assume a guarda do filho, um adolescente profundamente turbulento. Juntos tentam fazer face às despesas, nomeadamente graças à ajuda da misteriosa vizinha, Kyla.

The Search
Realizado por Michel Hazanavicius
Com Bérénice Bejo, Annette Bening, Maksim Emelyanov
Género - Drama/ Guerra

Sinopse - Segunda Guerra da Chechénia, 1999. Depois do assassinato dos pais na sua aldeia, um rapaz junta-se à maré de refugiados. Encontra Carole, responsável de missão para a União Europeia. Com ela, volta pouco a pouco à vida. Paralelamente, Raïssa, a irmã mais velha, procura-o ativamente entre os exilados. Kolia, jovem russo de 20 anos, é chamado para o exército. Pouco a pouco, vai entrando na rotina da guerra. 

The Homesman
Realizado por Tommy Lee Jones
Com Tommy Lee Jones, Hilary Swank, Grace Gummer
Género - Western

Sinopse - Nebraska, 1855. Uma jovem mulher chamada Mary Bee Cuddy leva uma existência solitária numa cidade onde se teme Deus. Ela é designada pelos membros da sua Igreja para levar para Leste três mulheres que enlouqueceram. No caminho entre o Nebraska em direção ao Iowa, onde as mulheres poderão finalmente encontrar refúgio, Mary Bee salva a vida do Briggs que concorda ajudá-la na sua missão. Passam por tempestades e encontros perigosos com colonos, Índios e a dureza da região. 

Saint Laurent
Realizado por Bertrand Bonello
Com Léa Seydoux, Gaspard Ulliel, Brady Corbet
Género - Cinebiografia

Sinopse - 1967 - 1976. O encontro de um dos maiores costureiros do mundo e de uma década livre. Nenhum dos dois sairá intacto. Uma cinebiografia polémica do estilista Yves Saint Laurent 

Grace of Monaco
Realizado por Olivier Daham
Com Nicole Kidman, Tim Roth, Paz Vega
Género - Drama

Sinopse - A história de "Grace of Monaco" aborda o casamento da atriz Grace Kelly (Nicole Kidman) com o Príncipe Rainier III (Tim Roth) e a influência que ela teve nas políticas do principado, mais concretamente na disputa política travada entre o Mónaco e a França.

The Rover
Realizado por David Michôd 
Com Robert Pattinson, Guy Pearce, Scoot McNairy 
Género - Drama 

Sinopse - Em pleno ambiente de caos e miséria, um homem deambula pelo deserto australiano à procura do seu carro roubado para que assim possa garantir a segurança da sua misteriosa carga.

The Disappearance of Eleanor Rigby
Realizado por Ned Benson
Com James McAvoy, Jessica Chastain, Ryan Eggold
Género - Drama

Sinopse - Um casal que todos admiram, e que aparentemente estão muito apaixonados, são surpreendidos quando o seu casamento é abalado pelo destino. Os dois tentam agora reconstruir a sua relação perfeita.

Lost River
Realizado por Ryan Gosling
Com Christina Hendricks, Saoirse Ronan, Matt Smith
Género - Drama

Sinopse - Numa cidade que se extingue, Billy, uma mãe solteira de duas crianças, afunda-se pouco a pouco na pobreza e miséria de um mundo sombrio e macabro, enquanto Bones, o seu filho mais velho, descobre uma estrada secreta que conduz a uma cidade submergida. É assim que ela e o seu filho terão que ultrapassar inúmeros obstáculos para salvar a sua família.

La Chambre Bleue
Realizado por Mathieu Amalric
Com Mathieu Amalric, Léa Drucker, Stéphanie Cléau
Género - Drama

Sinopse - Um homem e uma mulher amam-se em segredo num quarto, desejam-se, querem-se, mordem-se até. E trocam algumas palavras insignificantes depois do amor.

Enviar um comentário

0 Comentários

//]]>