Está Com a Febre do Campeonato do Mundo de Futebol? Então Veja Esta Lista de Filmes Futebolísticos


A 22ª Edição do Campeonato do Mundo de Futebol, que decorre no Qatar, já está em andamento para o gáudio de milhões de pessoas em todo o mundo, que vibram com aquele que é considerado por muitos como o Desporto Rei do Planeta Terra, o Futebol. As principais seleções mundiais, bem como as suas principais estrelas, marcarão presença no Brasil para tentarem conquistar o tão almejado título de Campeão do Mundo, a maior honra que existe a nível de seleções. É claro que cada um tem as suas apostas e terá também a sua seleção predilecta, mas não há dúvidas que este Campeonato do Mundo promete muito espetáculo, tal como aconteceu de resto com as edições anteriores desta competição. É verdade que a 7ª Arte e Hollywood não prestam assim tanta atenção ao Futebol como prestam por exemplo a outros desportos, como o Futebol Americano ou o Boxe, mas ainda assim conseguimos encontrar por aí muitos filmes desportivos relacionados com o mundo futebolístico, uns bons, outros maus, mas pelo menos há filmes para todos os gostos. O Portal Cinema apresenta agora uma pequena lista de alguns projetos cinematográficos futebolísticos que poderá ter interesse em descobrir, especialmente antes do Campeonato do Mundo começar.


The Damned United (2009)
Realizado por Tom Hooper
Com Michael Sheen, Timothy Spall, Henry Goodman
Género - Drama/ Biografia

Resumo - A pressão do mundo do futebol não afeta apenas jogadores, mas também os treinadores que, quando as coisas correm mal, costumam sempre ser os primeiros a sofrer as consequências. Este drama britânico explora na perfeição este facto, pegando para isso numa história real que já faz parte das lendas do futebol britânico. Crítica - AQUI
Sinopse - Inglaterra, Anos 60 e 70. A história do famoso treinador de futebol Brian Clough e da sua breve carreira (44 dias) como manager do Leeds United. Treinador de sucesso no Hartlepool e Derby County - sempre com o seu fiel amigo Peter Taylor como adjunto - Brian decide aceitar o convite para treinar o Leeds United, anteriormente orientado pelo seu rival Don Revie. No entanto, as coisas não correm da melhor forma: o seu amigo Peter não o acompanha, as suas ideias chocam com as dos jogadores e dirigentes do Leeds, os resultados não aparecem


Looking For Eric (2009)
Realizado por Ken Loach
Com Eric Cantona, Gerard Kearns, Stephanie Bishop
Género - Comédia

Resumo - Um filme leve que pega de forma leve no tema futebolístico para explorar uma história simples sobre o quotidiano de um homem, cuja grande ligação à sua consciência assume a forma do famoso jogador de futebol Eric Cantona. 
Sinopse - Eric Bishop é um carteiro à beira de um ataque de nervos. Com dois adolescentes a causarem tumultos pela sua casa e o reaparecimento do seu primeiro amor, Eric esforça-se para ultrapassar os problemas. Mas os seus colegas aparecem com umas técnicas de auto-ajuda pouco usuais para pôr a sua vida de volta no normal. E assim surge a intervenção imaginária do mítico herói...

Offside (2006) 
Realizado por Jafar Panahi
Com Sima Mobarak-Shahi, Shayesteh Irani, Ayda Sadeqi
Género - Drama

Resumo - Trata-se de um projeto iraniano que utiliza o futebol para explorar as questões culturais e de descriminação que pairam sobre as relações entre homens e mulheres. É uma história que ilustra a paixão pelo futebol dos mais inesperados adeptos, e como esta paixão os leva a quebrarem várias barreiras sociais.
Sinopse - Quem é aquele rapaz estranho que se senta, sossegado, no canto de um autocarro cheio de adeptos aos gritos a caminho do jogo de futebol? Na realidade, o rapaz tímido é uma rapariga disfarçada. Não está sozinha: no Irão, as mulheres também adoram futebol. Antes do jogo começar, é detida à entrada e colocada no interior de uma cerca mesmo ao lado do estádio juntamente com um bando de outras mulheres todas vestidas como homens. Serão todas entregues à polícia de costumes depois do jogo. Mas, antes disso, serão torturadas! Terão de suportar todos os cânticos, todos os gritos de um jogo que não podem ver. Pior ainda, terão de ouvir relato da boca de um soldado que nada percebe de futebol. Ainda assim, estas jovens não desistem. Utilizam todos os truques possíveis e imaginários para ver o jogo.

Maradona 
Realizado por Emir Kusturica
Com Emir Kusturica, Maradona
Género - Documentário

Resumo - Um olhar singular sobre a carreira de Maradona, um dos grandes jogadores de futebol de todos os tempos, cuja vida é aqui explorada ao mais pequeno detalhe.
Sinopse - Kusturica celebra neste filme a história de Diego Maradona: um herói desportivo, o deus do futebol, um artista brilhante, campeão do povo, um ídolo em decadência e uma inspiração para milhões de pessoas um pouco por todo o mundo. De Buenos Aires a Nápoles, passando por Cuba, Kusturica traça um retrato da vida deste extraordinário homem, desde o seu início até alcançar a fama mundial que se lhe conhece, da mais espectacular ascensão à sua trágica queda.

Trilogia Goal (2005 - 2007 - 2009) 
Realizado por Vários
Com Kuno Becker, Alessandro Nivola, Anna Friel
Género - Drama

Resumo - Um conjunto de três filmes que, curiosamente, apresentam uma degradação de qualidade entre si, mas que conseguem contar, ainda assim, uma história leve e animada sobre a ascensão profissional de um jogador de futebol, que eventualmente torna-se num ídolo global.
Sinopse - Santiago é um pobre emigrante mexicano nos EUA. Já passou por vários empregos mas o seu sonho é ser jogador de futebol. Quando o britânico Glen Foy, um amável antigo jogador de futebol, observa Santiago num jogo local, reconhece nele a habilidade, rapidez e a bravura de um jogador de futebol, o tipo de talento que o clube da primeira liga Britânica, Newcastle United, está faminto por ter. É assim que começa a jornada de Santiago, um jogador tecnicamente perfeito com um passado humilde que, após afirmar-se no Newcastle e na Europa, é transferido para o todo poderoso Real Madrid, onde afirma-se definitivamente como uma das grandes estrelas e promessas do futebol global. Já com o estatuto de grande jogador, Santiago ajudará posteriormente o México a competir no Campeonato do Mundo de Futebol.

The Miracle of Bern (2003) 
Realizado por Sönke Wortmann
Com Louis Klamroth, Peter Lohmeyer, Johanna Gastdorf
Género - Drama

Resumo - Um poderoso drama que ajuda a ilustrar o Milagre de Berna, ou seja, a vitória da Alemanha no Campeonato do Mundo em 1954, quase uma década após o final da 2ª Guerra Mundial. Esta impressionante vitória é vista pelos olhos de um jovem alemão, para quem o futebol é a grande alegria da sua vida.
Sinopse - Alemanha, Primavera de 1954. O pequeno Matthias Lubanski vive com a sua mãe e irmão mais velho numa povoação de mineiros em Essen. Apaixonado pelo futebol, o tímido rapaz encontrou, em Helmut Rahn, jogador da equipa local Rot-Weiß-Essen, a figura paternal que nunca teve. Mas tudo irá mudar quando o pai, Richard, regressa a casa depois de onze anos de cativeiro numa prisão soviética. Confrontado com uma família que não reconhece, e com dificuldade em adaptar-se à nova realidade, Richard ressente-se da amizade entre Matthias e Helmut, especialmente quando o jogador é chamado a integrar a equipa nacional alemã que se prepara para o Mundial na Suíça e precisa de Matthias, o seu amuleto da sorte, para vencer.

Victory (1981) 
Realizado por John Huston
Com Michael Caine, Sylvester Stallone, Pelé
Género - Comédia/ Drama

Resumo - A sua história pouco tem de complexo, mas junta bons momentos de diversão desportiva a uma espécie de filme de sobrevivência, que apelará assim a um vasto público. Para além de grandes estrelas cinematográficas, "Victory" conta ainda com a participação de Pelé, um dos melhores jogadores de futebol de sempre.
Sinopse - Segunda Guerra Mundial, 1943. O comandante do campo de concentração de Gensdorff, que antes da guerra treinou os atletas da seleção alemã de futebol, interessa-se por um grupo de prisioneiros que jogam futebol para passar o tempo. Ele tem a ideia de organizar uma partida em que se vão enfrentar uma seleção alemã e uma seleção formada por prisioneiros de guerra. O que ele não sabe é que os prisioneiros planeiam aproveitar este jogo amigável para fugirem ao seu cativeiro.


Rudo e Cursi (2009) 
Realizado por Carlos Cuarón
Com Diego Luna, Felipe de Lara Gael, García Bernal
Género - Comédia

Resumo - Tão leve como a sua sinopse indica, "Rudo e Cursi" é um filme bem disposto que ilustra a diversão do futebol por intermédio de uma rivalidade familiar que, apesar de todas as surpresas, nunca entra por caminhos pesados. É apenas um filme divertido. 
Sinopse - Tato e Beto, dois irmãos com uma vida difícil no México rural, têm um objectivo comum: poupar o suficiente para construir a casa de sonho da sua mãe. No entanto, o destino tem outro plano para eles e, ao participarem num jogo amigável, são catapultados para uma carreira no futebol profissional. Subitamente, vêem-se no mundo da alta competição com toda a fama, riqueza, e mulheres bonitas que isso implica. Mas alguns sonhos têm o seu lado negro e, quando são forçados a competir em equipas rivais, a guerra instala-se…


Green Street Hooligans (2005) 
Realizado por Lexi Alexander
Com Charlie Hunnam, Claire Forlani, Elijah Wood
Género - Drama

Resumo - O futebol entra num plano secundário neste drama britânico, que explora o fenómeno do holiganismo, uma praga violenta que mancha a reputação e a alegria do desporto rei. Não é propriamente um filme futebolístico, mas é sem dúvida um produto muito interessante sobre uma das vertentes mais negras do futebol. 
Sinopse - O jovem americano Matt chega a Londres, para viver com a irmã, após ter sido expulso da Universidade. É neste ambiente familiar que faz amizade com o irmão mais novo do cunhado, e entra no mundo do Holiganismo.

United (2011) 
Realizado por James Strong
Com Dean Andrews, Kate Ashfield, Natalie Burt
Género - Drama/ Biografia

Resumo - A tragédia que marcou o Manchester United, a Inglaterra e o Mundo é aqui retratada com grande emoção por uma história que recorda todos os altos de uma super equipa, que sucumbiu quase na totalidade perante um acidente de aviação que, ainda hoje, é recordado pela sua especial mediatização.
Sinopse - No auge dos Busby Babes, a consagrada equipa do Manchester United que nos Anos 50 dominou o Mundo do Futebol, uma tragédia destruiu sem piedade todos os sonhos, planos e ambições de um grupo de jovens jogadores e dos adeptos que vibraram com as suas vitórias.

 
Diamantes Negros (2013)
Realizado por Miguel Alcantud 
Com António Barroso, Carlo D'Ursi, Carlos Bardem
Género - Drama

Resumo - O futebol nem sempre é um mundo de festa e cor  Nos bastidores há muitos negócios escuros, muitas tragédias individuais e imensos sonhos que ficam por terra. Este drama de origem espanhola aborda um dos lados mais negros deste desporto, que alimenta por vezes de forma cruel, as esperanças de muitos jovens e das suas famílias.
Sinopse - Chegaram com 15 anos à Europa vindos de África e com a promessa de que seriam estrelas de Futebol. Amadou e Moussa, amigos de infância, são descobertos no Mali por um olheiro, separados das suas famílias e trazidos para Madrid para triunfarem. Uma viagem por Espanha, Portugal e o norte da Europa que nos mostra os podres do mundo do futebol e a exploração das hipotéticas estrelas pelos agentes. Um negócio que deixará de trata-los como crianças para os ver como "Diamantes Negros".

Linha de Passe (2008)
Realizado por Walter Salles e Daniela Thomas
Com João Baldasserini, José Geraldo Rodrigues
Género - Drama

Resumo - Na mesma onda de "Diamantes Negros", "Linha de Passe" também é um filme pesado sobre a realidade social que rodeia o futebol. No caso desta produção brasileira, o futebol aparece apenas como um possível escape para uma realidade social brutal, que infelizmente permanece como uma dura   verdade dentro da civilização brasileira.
Sinopse - No coração de São Paulo, uma das mais populosas e caóticas cidades do mundo, quatro irmãos, nascidos de pais distintos, tentam de maneiras diferentes encontrar um caminho para a sua vida. Mostrando a imagem de um Brasil em estado de urgência e crise de identidade, onde todos procuram uma saída

 
Metegol (2013)
Realizado por Juan José Campanella 
Com Diogo Valsassina, Nuno Gomes, Ana Guiomar, Pedro Ribeiro 
Género - Animação 

Resumo - Num género mais direccionado para as crianças, "Metegol" junta futebol, matraquilhos e diversão numa grande aventura desportiva que certamente agradará aos espetadores de todas as idades, até porque se trata de um filme que foi considerado um dos melhores projetos de animação de 2013. Crítica - AQUI.
Sinopse - Amadeu (Diogo Valsassina) é um adolescente popular com muitas aventuras e amigos fora do normal, que joga matraquilhos como um campeão. Ele tem uma vida fantástica e duas grandes paixões: os matraquilhos e a Laurita (Ana Guiomar). Mas um dia tudo muda quando Amadeu tem de voltar a enfrentar o seu mais temível rival, El Macho, desta vez num jogo de futebol a sério. El Macho está decidido a vencer Amadeu e tirar-lhe tudo aquilo que ele ama: A vila onde vive, o bar onde trabalha, a sua mesa de matraquilhos e o coração de Laura, por quem Amadeu está secretamente apaixonado. Juntando-se a um grupo improvável de Matraquilhos muito divertidos e determinados em vencer, com a ajuda de Capi, o capitão da sua equipa, de "Liso" (Nuno Gomes), o líder da equipa adversária e dos restantes matraquilhos, Amadeu inicia uma aventura espetacular para salvar Laura e o sonho de todos. Juntos, irão descobrir que aqueles que são seus rivais dentro de campo, se podem transformar em amigos incondicionais fora dele.

United Passions
Realizado por Frédéric Auburtin
Com - Anthony Higgins, Gérard Depardieu, Jemima West, Tim Roth
Género - Drama

Resumo - Será, porventura, mais fraquinho que todos os outros projetos desta lista, mas se quer saber mais sobre a história da FIFA, a organização que domina e contra o negócio do futebol, então esta cinebiografia é o único projeto cinematográfico disponível.
Sinopse - Um grupo de visionários europeus une forças para criar um projeto ambicioso: A Fédération Internationale de Football Association (FIFA). “United Passions” é uma história épica, ​​nunca antes contada, sobre a inspiradora saga do Campeonato do Mundo e dos três homens que o criaram. Impulsionados pelo sonho e pela paixão, Jules Rimet (Gérard Depardieu), Joao Havelange (Sam Neill) e Sepp Blatter (Tim Roth), superaram as suas dúvidas e lutaram contra obstáculos e escândalos para tornar o Campeonato do Mundo uma realidade. Passada durante o agitado século XX, esta história intemporal celebra o jogo que, apesar de tudo, não se tornou apenas um desporto mundial, mas uma expressão de esperança, espírito e união...

Enviar um comentário

0 Comentários

//]]>