Os Filmes Favoritos Aos Óscares 2015 - Os Indies

Já chegou aquela altura em que todos começam a fazer as previsões para os Óscares 2015, por isso o Portal Cinema não poderia ficar indiferente a esta onda de previsões e expetativas e, como já vem sendo habitual, fará aqui uma primeira antevisão dos possíveis nomeados aos Óscares 2015, que será seguida, lá mais para Janeiro, por uma previsão, mais completa, dos possíveis vencedores destes prémios, tendo em conta as nomeações já divulgadas pela Academia que, recorde-se, serão tornadas públicas a 15 de Janeiro. Esta segunda parte versa sobre os principais candidatos independentes aos Óscares, ou seja, aqueles candidatos de cariz indie que têm grandes possibilidades de brilharem ao mais alto nível junto da Academia, seja nas categoria principais ou nas categorias secundárias, mas é claro que importa reforçar que maior parte destas análises não passam de meras previsões que têm como base as opiniões da crítica especializada e da imprensa internacional, bem como a minha própria opinião e experiência pessoal. Estas listas não incluem, por questões práticas, filmes documentais ou filmes de animação, nem como é óbvio produções que não podem concorrer aos Óscares.
Grand Budapest Hotel 
Realizado por Wes Anderson
Com Ralph Fiennes, Tony Revolori, F. Murray Abraham 
Género - Comédia/ Drama
Crítica - AQUI

Entre todos os potenciais candidatos desta categoria, "Grand Budapest Hotel" é aquele que tem mais hipóteses de brilhar junto de várias categorias, desde Melhor Filme e Melhor Realizador, passando por Melhor Argumento Original, Melhor Fotografia ou Melhor Edição. E tudo isto porque esta obra magistral de Wes Anderson é um grande filme em praticamente todos os níveis e, para mim, é um dos principais filmes de 2014. 


Nightcrawler
Realizado por Dan Gilroy 
Com Jake Gyllenhaal, Rene Russo, Bill Paxton
Género - Thriller
Crítica - AQUI

Por mim, Jake Gyllenhaal teria acesso direto à nomeação ao Óscar de Melhor Ator e seria também um dos favoritos à vitória final. Será que a Academia irá acompanhar esta minha posição? O que sei é que a sua performance em "Nightcrawler" é gigantesca, tal como a performance de Rene Russo que, com alguma sorte, poderá chegar à nomeação ao Óscar de Melhor Atriz Secundária. Fora das categorias de representação, "Nightcrawler" poderá ter alguma sorte em outros campos, já que esta obra do estreante Dan Gilroy é uma das grandes surpresas de qualidade desta época. 

 
Wild 
Realizado por Jean-Marc Vallée 
Com Reese Witherspoon, Thomas Sadoski, Laura Dern
Género - Drama
Crítica - AQUI

Após ter surpreendido a Academia com o consagrado drama "Dallas Buyers Club", Jean-Marc Vallé poderá repetir a proeza com o seu mais recente projeto, "Wild", que se destaca como mais um poderoso drama humano, onde sobressaem duas grandes performances de Reese Witherspoon e Laura Dern, cuja candidatura respetiva aos Óscares de Melhor Atriz e Melhor Atriz Secundária não pode ser ignorada. 


Enemy
Realizado por Denis Villeneuve 
Com Jake Gyllenhaal, Mélanie Laurent, Sarah Gadon 
Género - Thriller
Crítica - AQUI

Sei bem que "Enemy" terá grandes dificuldades em conseguir alguma coisa junto da Academia, mas dentro dos projetos independentes mais extravagantes, "Enemy" é porventura um dos escassos potenciais candidatos que poderá conseguir uma nomeação, mesmo que seja nas categorias mais técnicas. É claro que o mais certo é não conseguir nenhuma nomeação, mas o potencial para a conseguir está bem presente nesta obra de Denis Villeneuve, que tem como base um romance do escritor português José Saramago.

Still Alice 
Realizado por Richard Glatzer e Wash Westmoreland
Com Kristen Stewart, Julianne Moore, Kate Bosworth
Género - Drama
Crítica - AQUI

A nomeação de Julianne Moore ao Óscar de Melhor Atriz é certíssima. A sua vitória nesta categoria também já levantou mais dúvidas. A carreira de Moore já pede um Óscar há vários anos e "Still Alice" poderá, finalmente, dar-lhe esta importante conquista. O filme em si poderá também lutar por outros objetivos mais complicados, mas pelo menos parece certo que "Still Alice" poderá ser um dos filmes vencedores dos Óscares. 

The Homesman
Realizado por Tommy Lee Jones
Com Tommy Lee Jones, Hilary Swank, Grace Gummer
Género - Western

A presença de "The Homesman" junto dos potenciais candidatos aos Óscares não é propriamente uma aposta segura, mas dentro de categorias mais técnicas este projeto poderá conquistar um certo espaço. A performance de Hillary Swank também poderá ter algum impacto junto da categoria de Melhor Atriz , mas claro que junto dos Óscares de Melhor Filme, Argumento ou Realizador, "The Homesman" não terá grandes hipóteses. 

Whiplash 
Realizado por Damien Chazelle 
Com Miles Teller, J.K. Simmons, Melissa Benoist 
Género - Drama
Crítica - AQUI

A performance de J.K.Simmons em "Whiplash" poderá valer-lhe o Óscar de Melhor Ator Secundário. A sua nomeação parece, pelo menos para já, estar assegurada e esta será, porventura, a principal aposta deste projeto indie para os Óscares, no entanto, há espaço para dúvidas em outras categorias centrais, como por exemplo Melhor Realizador. 

Big Eyes
Realizado por Tim Burton
Com Amy Adams, Krysten Ritter, Christoph Waltz
Género - Drama
Crítica - AQUI

Já se sabe que Tim Burton e a Academia têm uma relação complicada. A presença de "Big Eyes" no lote de nomeados aos Óscares já pareceu mais provável, mas nunca se pode duvidar do poder das performances de Amy Adams ou Christoph Waltz, nem nunca se pode ignorar o poder que os filmes de Burton costumam ter junto das categorias de Edição, Fotografia ou Som.

Enviar um comentário

0 Comentários

//]]>