6 Filmes Que Tem de Ver Sobre os Jogos Olímpicos de Verão

 


Curiosamente, os Jogos Olímpicos de Inverno já renderam mais filmes populares do que os Jogos Olímpicos de Verão que são, afinal de contas, os Jogos originais. É claro que as poderosas histórias verídicas em modalidades como hóquei no gelo (“The Miracle”) ou patinagem artística (“I, Tonya”) ajudam a explicar este maior foco do Cinema nos Jogos de Inverno. Mas há, ainda assim, vários filmes que se ambientam nos Jogos de Verão e que fizeram sucesso no passado. É certo que uns mais focado no desporto, outros mais centrados em polémicas e/ou tragédias mas certo é que todos têm os seus méritos.

Chariots of Fire (1981)


Este é, provavelmente, o filme mais conhecido sobre os Jogos Olímpicos de Verão. Lançado em 1981, ”Chariots of Fire” ficou para a história por várias razões, mas ainda hoje a sua popularidade advém sobretudo do seu icónico tema musical criado por Vangelis. Este tema é realmente icónico, mas há mais motivos de interesse nesta obra, embora todos eles sejam bem menos mediáticos que a parte musical. A sua história acompanha a inspiradora saga de dois atléticas britânicos (um judeu e um cristão) nos Jogos Olímpicos de 1924!

Foxcatcher (2014)


Este é um drama criminal inspirada numa história real que tem a competição olímpica como pano de fundo. O filme mostra-nos como, após os Jogos Olímpicos de 1984, um investidor americano apaixonado por luta greco-romana tentou montar uma grande equipa para competir nos Jogos Olímpicos de 1988, sendo que esta missão acabou em tragédia. 

Race (2016)


Esta é uma história inspirada na vida de um dos maiores atletas da história: James "Jesse" Owens. A sua história é, hoje, uma das mais icónicas do desporto e “Race” expõem como Owens, durante os Jogos Olímpicos de 1936 na Alemanha e com o mundo inteiro a assistir, põem em relevo a história do racismo no seu próprio país, assim como a opressão do regime nazi de Hitler. 


Tokyo Olympiad (1965)

Os Jogos Olímpicos de 2020 (2021) realizam-se em Tóquio, mas em 1964 esta mesma cidade acolheu os Jogos de Verão, isto após não ter recebido os Jogos em 1940 devido à Segunda Guerra Mundial. Este foi o primeiro grande evento mundial celebrado pelo Japão após a Segunda Grande Guerra e, este documentário de Kon Ichikawa, mostra o impacto deste evento no país e na imagem do mesmo junto do mundo, bem como este evento ajudou na cura do estado de espírito do país. 


Munich (2005) & Unbroken (2014)


“Munich” e “Unbroken são dois filmes que exploram histórias reais que têm os Jogos Olímpicos como pano de fundo, mas que não se focam tanto na parte desportiva, mas sim na parte inspiracional.  Steven Spielberg lançou em 2005 o drama “Munich” que mostra como Israel reagiu após o atentado contra a delegação israelita, na aldeia olímpica dos Jogos Olímpicos de 1972, em Munique (Alemanha). Já “Unbroken”, de Angelina Jolie, é um drama inspirado na incrível vida do atleta olímpico e herói de guerra Louis "Louie" Zamperini que, juntamente com outros dois tripulantes, sobreviveu à queda de um avião e, posteriormente, à captura pelo Exército Japonês. 

Enviar um comentário

2 Comentários

  1. A data de estreia mundial não está errada?

    http://www.imdb.com/title/tt3499096/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, claro, o ano estava obviamente mal. Obrigado pela correção. Já foi alterada.

      Eliminar

//]]>