Crítica - A Serbian Film (2011)


Realizador Srdjan Spasojevic
Com Sergej Trifunovic, Srdjan Todorovic, Ana Sakic, Katarina Zutic

Sinopse - Milos é um popular actor pornográfico que se reformou para passar mais tempo com a sua mulher e com o seu filho, no entanto, o seu sonho de levar uma vida tranquila é constantemente assombrado pelas dificuldades financeiras. Para as resolver decide sair da reforma e entrar em mais um filme para adultos, filme esse que deveria acabar com todos os seus problemas, mas que acaba por levá-lo ao limite da sanidade.

Crítica - Banido em vários mercados, mas exibido em Portugal pelo FantasPorto, "A Serbian Film" é um daqueles filmes que não se esquece. E não digo isto por ser um bom filme, mas sim por ser tão perverso e  áspero que acaba por se tornar memorável.
É perfeitamente compreensível que "A Serbian Film" tenha sido banido das salas de cinema de vários países, porque esta obra é realmente deplorável do ponto de vista moral, sendo até bem pior que o também perverso "The Human Centipede", só para citar um dos produtos semelhantes mais populares. O problema é que é precisamente esta sua vertente de perversidade desumana que o torna tão popular e apelativo.   
A sua trama é básica e nem sequer é desenvolvida de uma forma criativa. Os lapsos de lógica são, aliás, constantes ao longo da fraca jornada de Milos que, se não fosse pelo seu teor violento e sexual, passaria completamente despercebida ao mundo. Embora seja desarranjado e completamente desajustado, "A Serbian Film" foi e ainda é um sucesso na internet. E isto não se deve a nenhum elemento de calibre elevado, mas sim à sua impressionante capacidade para chocar e romper barreiras morais.
Há um pouco de tudo o que é repulsivo nesta obra. E quando me refiro a tudo quero mesmo dizer quase tudo o que seja considerado moralmente repreensível e explícito. E dito isto, por aqui me fico nesta parca mas objetiva descrição. É porque mais não posso dizer, já que assim estragaria o pouco interesse que este filme poderá ter para quem tenha um estômago forte e, sobretudo, para quem não se deixe impressionar, chocar ou enojar facilmente. 

Classificação - 1,5 Estrelas em 5

Enviar um comentário

0 Comentários

//]]>