Lisbon & Estoril Film Festival 2016 - Apresentação

A 10ª Edição do Lisbon & Estoril Film Festival vai-se realizar de 4 a 13 de Novembro em vários espaços de Lisboa, Cascais e Estoril, como o Centro Cultural de Belém, o Espaço Nimas, o Cascais Shopping, a Cinemateca Portuguesa e o Cinema Monumental, entre outros. O drama “Hacksaw Ridge”, de Mel Gibson, será o Filme de Abertura desta edição do LEFF, já o thriller "Nocturnal Animals", de Tom Ford, será o Filme de Encerramento. Estas duas longas metragens, já muito elogiadas nos Estados Unidos, serão distribuídas em Portugal pela NOS, tal como dois outros filmes que serão exibidos neste festival, “Hell or High Water”, de David Mackenzie e "American Honey", de de Andrea Arnold, este último estará aliás presente na Competição Oficial do festival. Nesta secção estarão também outras obras de relevo, como o thriller "Elle", de Paul Verhoeven, o candidato de França ao Óscar de Melhor Filme Estrangeiro e um dos filmes mais curiosos do LEFF 2016. Também "Christine", de Antonio Campos; "Little Men", de Ira Sachs e "Nocturama", de Bertrand Bonelloé são pesos pesados desta Competição Oficial que conta a presença de mais oito títulos. 
À margem da competição serão exibidos, em antestreia nacional, várias obras de relevo internacional, sendo que várias delas terão uma forte preponderância na presente época de prémios, como é o caso do já citado "Nocturnal Animals", mas também o thriller "American Pastoral", de Ewan McGregor; "The Salesman", de Asghar Farhadi; "The Unknown Girl", de Jean-Pierre & Luc Dardenne; "Paterson", de Jim Jarmusch ou "Lion", de Garth Davis. A biografia do ditador soviético Joseph Estaline, "Le Divan de Staline", de Fanny Ardant, que foi apoiada por fundos portugueses. Também "Certain Woman", o novo projeto Kelly Reichardt e "Graduation", a nova produção do romeno Cristian Mungiu serão apresentados no LEFF 2016. A nível de convidados, o LEFF 2016 contará com as ilustres presenças de Emir Kusturica, Jim Jarmusch, Teresa Vilaverde e Jerzy Skolimowski, que apresentarão no LEFF os seus respetivos filmes e serão também alvo de homenagens e retrospetivas das suas filmografias. Haverá espaço também para muitas outras retrospetivas e outros eventos paralelos, como masterclasses e eventos musicais, cuja programação completa e o respetivo preçario poderão ser consultados em http://www.leffest.com/en

Enviar um comentário

2 Comentários

  1. O João irá ao festival? Gostaria de ler as suas críticas. Eu já comprei os meus bilhetes e vou ver o Paterson, American Honey, Noctural Animals e Hell or High Water. Estou bastante entusiasmado!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa Noite Tiago! O Portal Cinema é um dos parceiros oficiais do LEFF 2016, mas este ano não teremos representação na cobertura do festival. Mas desejo que aprecie o festival e esses grandes filmes que vai ver!

      Eliminar

//]]>